A CARREGAR

Type to search

Helsínquia obtém certificado Green Destinations

Na terça-feira, 4 de março, Helsínquia recebeu o certificado Green Destinations GSTC, dando mais um passo rumo ao seu objetivo de se tornar o destino turístico mais sustentável do mundo. Helsínquia é a primeira cidade com mais de meio milhão de habitantes a obter este certificado.

Fotografia de Jussi Hellsten

Helsínquia recebeu o certificado Green Destinations GSTC, que cumpre os critérios mais exigentes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) para um destino turístico sustentável. Para o obter, é essencial cumprir integralmente os critérios estabelecidos.
Os critérios do GSTC incluem mais de 280 itens que abrangem todas as áreas da sustentabilidade. Estes critérios avaliam as operações sob as perspetivas da sustentabilidade ambiental, cultural, social e económica, bem como da governança sustentável.
Certificado demonstra o compromisso de Helsínquia com a promoção da sustentabilidade em todas as áreas
Criados em 2007, os critérios do GSTC foram desenvolvidos em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a Fundação das Nações Unidas (UN Foundation), a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO) e a Rainforest Alliance, entre outros.

Este é um feito notável. Demonstra o compromisso excecional de Helsínquia na promoção da sustentabilidade em todas as suas áreas”, afirma Nina Vesterinen, Diretora de Turismo da Cidade de Helsínquia.
A Estratégia da Cidade de Helsínquia para 2021 define o objetivo de se tornar o destino turístico mais sustentável do mundo. No outono de 2024, Helsínquia alcançou a primeira posição no Global Destination Sustainability Index, que mede a sustentabilidade dos destinos turísticos. Com esta conquista e o certificado de destino turístico mais rigoroso do mundo, Helsínquia está mais perto do que nunca de alcançar o seu objetivo.

UE prepara-se para restringir alegações ambientais enganosas
A União Europeia está a trabalhar para reforçar a sua legislação sobre alegações ambientais, com o objetivo de prevenir o greenwashing enganoso e garantir que as declarações ambientais feitas aos consumidores são baseadas em informações fiáveis e verificadas. As novas regras irão exigir que as empresas apresentem justificações mais detalhadas sobre a sua sustentabilidade, aumentando assim a transparência e ajudando os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis.

Por essa mesma razão, Helsínquia faz todos os esforços para demonstrar a veracidade do seu trabalho em sustentabilidade. É por isso que o Global Destination Sustainability Index e o certificado Green Destinations são tão importantes”, salienta Vesterinen.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo