A Green Week Guimarães está de regresso, de 6 a 8 de junho, e traz consigo um programa repleto de iniciativas para todas as idades, com concertos, um espetáculo de pirotecnia ecológica, oficinas, conferências, experiências imersivas e muitas novidades. Sob o mote “A Caminho da Capital Verde Europeia 2026”, a edição de 2025 sublinha o compromisso de Guimarães com a sustentabilidade ambiental e a mobilização da comunidade para este desígnio.
A cerimónia de abertura, marcada para a tarde de sexta-feira, dia 6, contará com a presença de Patrick Child, diretor-geral para o Ambiente da Comissão Europeia e mission manager da Missão 100 Cidades, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que assinarão a Carta de Intenções da Capital Verde Europeia 2026, reforçando publicamente o empenho da cidade neste caminho.
Outro dos grandes destaques da programação será a experiência imersiva “Bairro C”, que convida o público a refletir sobre o ambiente urbano e a sustentabilidade através de uma instalação envolvente e sensorial.
Na sexta-feira, a noite ficará marcada por um “Momento de Celebração”, um espetáculo pirotécnico ecológico que promete surpreender o público com uma abordagem inovadora e ambientalmente consciente. Segue-se o concerto do vencedor do The Voice Portugal, Luís Trigacheiro, que promete animar a noite com a sua voz única.
No sábado, a música volta a estar em destaque com um dos nomes mais carismáticos da pop nacional, Marisa Liz, a atuar às 22h00 no palco Green Week, antecedendo a aguardada “Silent Party” no Largo do Toural.
A Green Week Guimarães 2025 contará ainda com dezenas de oficinas de educação ambiental, atividades para famílias e crianças, performances artísticas, showcookings, mercados eco e biológico, zona de restauração, workshops e conferências. Tudo isto num ambiente vibrante, festivo e pedagógico, que mobiliza instituições, escolas, associações, empresas e a comunidade em geral para a construção de um futuro mais verde.
Promovida pelo município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, a Green Week reafirma assim o papel de Guimarães como cidade-piloto europeia nas políticas ambientais e convida todos os cidadãos a fazer parte deste percurso, a caminho da Capital Verde Europeia 2026.
Guimarães acolhe Planetiers Day no arranque da Green Week
No próximo dia 5 de junho, Guimarães será palco do Planetiers Day 2025, evento internacional que marca o arranque da Green Week Guimarães. Promovido pela Planetiers, o programa do evento inclui conferências inspiradoras, debates com impacto social e atividades em palco, focadas em temas como inovação climática, justiça ambiental, economia circular e inclusão.
Entre os oradores já confirmados encontram-se nomes como Domingos Bragança e o professor Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da Paz 2007 pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC). A diversidade cultural e a conexão com a Natureza também estarão presentes com a participação de We’e’ena Tikuna, ativista brasileira da Amazónia, e Ermi van Oers, fundadora da Nova Innova e criadora de soluções que unem biotecnologia e design regenerativo.
A iniciativa tem entrada gratuita e é aberta a toda a comunidade, mediante inscrição, disponível aqui: http://bit.ly/3SA0vl0.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.