A CARREGAR

Type to search

A importância das Aves e Insetos – Polinizadores na Natureza

Data: 31 de janeiro de 2026
Data limite de inscrição: 30 de janeiro de 2026
Horário: Das 10h00 às 13h00

Celebrando o Dia Mundial das Zonas Húmidas, esta ação de formação pretende dar a conhecer a importância das aves e dos insetos polinizadores nos ecossistemas naturais e humanizados, destacando o seu papel fundamental na manutenção da biodiversidade, no equilíbrio ecológico e no funcionamento dos habitats.

Ao longo da formação serão abordados conceitos-chave sobre ecologia, identificação dos principais grupos de polinizadores, interações entre fauna e flora, bem como a relevância destes grupos como indicadores do estado de conservação da natureza.

Formador: Helder Cardoso
Naturalista, entomólogo e ornitólogo, com mais de 20 anos de experiência no estudo da biodiversidade. Desenvolve trabalho contínuo de campo em Portugal, com especial foco nas borboletas noturnas e aves. Tem colaborado em diversos projetos de inventariação, monitorização e conservação da natureza, aliando uma sólida base científica a uma forte componente prática e pedagógica na divulgação do conhecimento naturalista. É co-autor do Guia dos Polinizadores de Portugal.

Público-alvo: Público em geral, educadores e professores, técnicos de autarquias locais, estudantes.

Inscrição (inclui seguro, coffee break e empréstimo de binóculos):
Público em geral: 4,00€
Associados GEOTA ou Associação PATO (com cotas em dia): 2,00€

Acreditação (docentes): Esta ação está acreditada como Ação de Formação de Curta Duração (3 horas) pelo CFAE OESTE para todos os docentes de todos os grupos disciplinares (GRATUITA).

Informações e organização: GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente

Parceiros: Associação PATO, Município das Caldas da Rainha, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, Geoparque Oeste

Este evento conta com a colaboração de uma professora destacada em Mobilidade Estatutária no GEOTA, ao abrigo de um protocolo entre os Ministérios do Ambiente e da Educação.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.