Foi num dia de Maio na Praia da Fonte da Telha – Caparica, que testemunhei a beleza das dunas.
Nesse dia encontravam-se repletas de flores, insetos e pássaros.
Perguntei-me como é possível brotar das areias, flores tão encantadoras.
Depois desse dia doí-me o coração, sempre que encontro dunas pisadas com plantas destruídas, que mesmo assim, ainda dão um ar da sua graça.
Realmente as dunas tem sido desvalorizadas e a sua proteção é fundamental.
Armeria Pungens Hoffmanns
Espécie: Armeria Pungens, Hoffmanns
Género: Armeria
Família: Plumbaginaceae
Ordem: Caryophyllidae
Nome comum: Cravo-Das-Areias
Floração: Março a Maio
Distribuição: SW Península Ibérica, Córsega e Sardenha
Habitat: Areias Marítimas
Fotos Recolhidas na Dunas da Praia da Fonte da Telha – Caparica
Descrição:
O Cravo-Das-Areias nome cientifico Armeria Pungens, distribui-se em Portugal, principalmente a Sul do Rio Tejo. É uma planta autóctone que ajuda a fixar as areias no ecossistema da duna, através das suas raízes profundas e da toiça lenhosa. É uma planta robusta, resistente ao sol intenso, ao sal, ao vento, à falta de agua doce e nutrientes. Ao observa-lo verifico que atraem uma variedade de insetos: abelhas, borboletas, escaravelho-de-pescoço-vermelho, etc.
As folhas são basilares, simples e lineares. As inflorescências formam-se no topo dos escapo, formando um capitulo, com múltiplas flores, envolvidas por brácteas. Cada uma das pequenas flores é completa com cinco pétalas rosadas.
Fonte: Wikipedia, Flora on e UTAD

Manuela Rocha é natural de Almada, formada em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações, especializou-se na área da electrónica marítima.
Nos seus tempos livres gosta de passear e fotografar a Natureza em todas as suas dimensões, mas o que a cativou foram as flores silvestres que de forma espontânea estão aí a surpreender com a sua beleza.
Com um levantamento de imagens feito ao longo de vários anos o Portal do Jardim vai contar com a sua preciosa colaboração partilhando connosco as suas descobertas.