A CARREGAR

Type to search

Jardim Vertical: A Gestão Inteligente dos Espaços Verdes

A gestão do espaço é cada vez mais importante nos dias que correm. Esta passa pelo correcto planeamento a todos os níveis nas diversas especialidades, desde o projecto de paisagismo até a conclusão final da obra; todas as etapas devem ser escrupulosamente respeitadas, só assim os resultados tendem a aparecer a curto e médio prazo e normalmente são bastante satisfatórios

Então se o espaço físico é reduzido porque não criar na vertical?

Desde há décadas que se constrói na vertical com os mais diversos fins, então porque não aplicar essa técnica também aos espaços verdes? Respondendo a esta necessidade diversas pessoas, entendidos e empresas têm dedicado parte da sua vida a tentar solucionar o problema da manifesta falta de espaço existente nas nossas cidades. Surge então o conceito de jardim vertical.

Muitos são os sistemas existentes e os seus nomes. Variam sobretudo na  sua complexidade mas têm um elemento em comum, o culto do verde.

A ideia inicial partiu do mestre Patrick Blanc, que neste momento tem já implantadas inúmeras obras de referência, como o museu de Quai Branly em Paris e o Caixa Forum em Madrid (ver foto de abertura).

As utilizações deste tipo de sistema são inúmeras e podem funcionar tanto em espaços interiores como no exterior; alguns exemplos disso são: as fachadas de edifícios, cobertura de muros, paredes, labirintos, divisão de espaços, solução para decoração, eventos, etc.

As vantagens centram-se sobretudo  na  naturalização do espaço urbano, ou seja tornar vivo e verde o que normalmente é “cinzento” e sem vida.

Os jardins verticais apresentam também características que actuam ao nível da acústica e funcionam como uma barreira contra os raios solares (conforto térmico).

Esta gestão do espaço é adaptável a praticamente qualquer tipo de situação da qual deriva um produto com uma enorme mais-valia .

Veja também este vídeo com entrevista a Patrick Blanc:

Tags:

14 Comments

  1. Maria José B. Magalhães 5 de Dezembro de 2008

    Óptima ajuda para recuperar o planeta repondo o verde que deixou de existir nas cidades, inspirando tranquilidade a quem o vê.

    Responder
  2. Aramita Barbosa 6 de Dezembro de 2008

    Humaniza e ameniza os espaços, óptimo para o meio ambiente (+ verde) e que bom “lavar os olhos” em tanta beleza…

    Responder
  3. mariacosta 6 de Dezembro de 2008

    Os jardins verticais são boas soluções para revestir paredes, dando um ar mais natural às estruturas tapando o cinzento do cimento. Transformam os espaços em lugares muito mais acolhedores. Só tenho pena que, por cá não sejam um solução, por exemplo, para centros comerciais, hoteis, grandes edifícios, etc. Pelo menos a ideia que tenho, é que são pouco utilizados.

    Responder
  4. Nuno 7 de Dezembro de 2008

    Sigo este interessante modo de criar jardins há anos, sobretudo após conhecimento da obra de P.Blanc e do arq. Edouard François, recentemente deparei-me com um exemplo “auto-construído” por um condomínio em Milão, com os vasos pousados num andaime reaproveitado e alimentados por contagotas de um depósito de água da chuva na cobertura:

    http://www.flickr.com/photos/noussnouss/2714364609/in/set-72157608207405746/

    Cumprimentos!

    Responder
  5. Leonor Figueiroa 7 de Dezembro de 2008

    Parabens aos autores!
    Boas ideias para ajudar o nosso fragil planeta Terra!
    Força
    Leonor

    Responder
  6. mcastro 8 de Dezembro de 2008

    Óptima ideia para valorizar fachadas de prédios sem janelas e encostas sem qualquer utilização.

    Responder
  7. fduarte 9 de Dezembro de 2008

    O paisagismo nas suas diferentes vertentes deve ser visto de forma tridimensional, nomeadamente a sua integração na vertical. Este tipo de projectos é sem duvida um exemplo do modo como os espaços verdes se podem integrar de diferentes formas no ambiente urbano, valorizando-os visualmente e ambientalmente.

    Um dos exemplos mais comuns de jardinagem vertical é o uso de plantas em varandas. Contudo esta prática foi substituída pela marquise, ilegal e com valor paisagístico muito discutível. Na minha opinião dever-se-ia promover a utilização de plantas nestes espaços, nomeadamente através da disponibilização de plantas pelas autarquias e concursos municipais de ruas mais floridas/verdes.

    Seria bastante interessante utilizar estas técnicas de paisagismo vertical, não só em projectos de raiz, mas tão ou mais importante em zonas degradadas das nossas cidades.

    Boa jardinagem!

    Responder
  8. maria josé 12 de Março de 2009

    E por cá já existem experts que apliquem esta técnica de paisagismo? O efeito é de grande harmonia e leveza.
    Tenho um espaço exterior (quintal), que gostaria de reformular, a ideia transmite um sensação de maior amplitude ao espaço circundante e disponibiliza no meu caso mais área para o lazer.

    Responder
  9. Diogo Ricou 12 de Março de 2009

    Olá sim em Portugal já se faz este tipo de jardins verticais. Se quiser mais informação poderá ligar-se ao website acima indicado ou mandar um email para geral@monteiroricou.pt.
    Teremos todo o gosto em arranjar uma solução para o seu espaço.
    Diogo Ricou

    Responder
  10. mhelenaduarte 20 de Maio de 2009

    boa noite… tenho procurado por este tipo de informação – já vi isto nalguns sitios ao natural (paris, madrid, bilbao…) – fiquei tão interessada/impressionada/apaixonada pela solução que “sonho” com uma “miniatura” destas no muro (alto) ao fundo do meu pequeno jardim… tirei fotografias e trouxe para mostrar ao jardineiro.. alguém sabe se os custos de instalação da estrutura de suporte são aceitáveis para areas relativamente pequenas?? só se vê isto em areas enormes e junto de entidades que podem pagar fortunas pela graça – há experiencias de aplicação “doméstica” em casas de gente “normal”?? obrigada, H

    Responder
  11. Suzana Irina Borges Gomes 12 de Julho de 2009

    Boa tarde.
    Venho por este meio,tentar obter mais informações quanto a formação em relação á jardins verticais. Na zona da grande lisboa.
    Aproveito agora para agradecer o portal que está bem concebido com informações bem abrangentes na area da jardinagem
    Espero por resposta no meu email suibgomes@hotmail.com

    Responder
  12. procurador 6 de Outubro de 2009

    gostava de saber o que e preciso (que tipo de plantas, materiais a utilizar, que tipo de cuidado que se deve ter) para fazer um jardim vertical

    Responder
  13. UrbanGrow 7 de Março de 2010

    Boa Tarde

    Somos uma empresa de Design&Sustentabilidade e dentro dos nosso serviços e produto temos várias possibilidades de aplicação de Jardins Verticais, Desde um muro exterior ou um armário/frigorifico completamente verde por dentro.
    A maior parte dos nossos sistemas são Aquapónicos, ou seja, usamos peixes no tanque para alimentar as plantas, mas quando se procura os melhores resultados temos todos os produto da GHE indicados para alimentar jardins verticais.
    Temos no nosso site um dossier de conteúdos sobre jardins verticais na secção de I&D. Apareçam e dêem a vossa opinião.
    Muito Obrigado
    João Henriques

    Responder
  14. Philippe Jean Henri Mayer 4 de Julho de 2010

    Não é propaganda, mas informação.

    Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

    Telhado Verde
    http://www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm

    Painéis Verticais
    http://www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

    Recuperação de Áreas Degradadas
    http://www.cocoverderj.com.br/concha.htm

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo