A CARREGAR

Type to search

Chelsea Physic Garden: O Jardim Secreto de Londres

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/chelseaphysic181106/abertura.jpg[/img] 

[i]Texto: Mariana Inverno
Fotos: Chelsea Physic Garden[/i]

Visitei este jardim em Setembro passado, quando o tempo quente ainda se fazia sentir em força. O director do jardim, que também cobrava os bilhetes à entrada, recebeu-me com um sorriso amplo e grato e o visível e legítimo orgulho de quem dedica a sua energia a uma causa com coração. Lembro-me que ao percorrer o espaço pela primeira vez, tive aquela sensação inconfundível que experimentamos quando tocamos as coisas algo secretas.

O jardim no Outono

O jardim no Outono

Fundado em 1673 pela [i]Society of Apothecaries[/i] (Sociedade dos Boticários), o [i]Chelsea Physic Garden[/i] fica situado junto ao rio Tamisa, no famoso bairro de Chelsea e é o segundo mais antigo jardim botânico da Grã-Bretanha (logo a seguir ao Jardim Botânico da Universidade de Oxford, criado em 1621).
No centro deste pequeno jardim retirado – apenas dois hectares – a estátua do Dr Hans Sloane que em 1722 comprou o jardim à Sociedade dos Boticários continua a supervisar diligentemente o espaço que, através dos séculos, conseguiu preservar o espírito inicial do projecto e que constitui, ainda hoje, um dos mais acabados exemplos do cultivo amoroso e dedicado de espécies raras, ordeiramente plantadas e divididas em grupos e canteiros classificados. Ao tempo da fundação do Jardim, a medicina e a botânica andavam de mãos dadas – o próprio termo [i]Physic[/i] é usado no sentido medicinal, a sua acepção mais antiga. O local foi estabelecido com o propósito de cultivar e estudar plantas que pudessem ser utilizadas para fins científicos e medicinais e como uma espécie de laboratório para os estudantes de medicina.
 

Cinchona calisaya Wedd.

Cinchona calisaya Wedd.

São múltiplas as histórias de sucesso deste jardim.
Sementes de algodão foram enviadas daqui para a Georgia, dando origem à famosa indústria algodoeira americana.
A lendária árvore [i]Cinchona[/i], oriunda do Perú, extremamente difícil de cultivar, desenvolveu-se no Jardim. A [i]Cinchona[/i], árvore de folha não caduca, é de grande porte (5 a 15 metros) e tem a particularidade de a sua casca, uma vez reduzida a pó, ser rica em alcalóides, em especial a quinina, muito usada no tratamento de febres, nomeadamente a malária.
Neste precioso jardim foi mesmo possível culitvar os famosos cedros do Líbano, importados em 1683 e que foram os primeiros a sobreviver em solo inglês.
Também de notar a presença de uma enorme oliveira que continua a dar frutos e da árvore de toranjas localizada mais ao norte no nosso hemisfério.
 

Estátua do Dr. Hans Sloane

Estátua do Dr. Hans Sloane

Embelezado com um antigo jardim de pedras de lava da Islândia, dois tanques e estufas (onde são cultivadas por vezes algumas das espécies do exterior, no caso de estas não sobreviverem) o [i]Chelsea Physic Garden[/i] oferece-nos ainda uma profusão imensa de plantas raras e espécies delicadas, especialmente da região mediterrânica e das Ilhas Canárias. No seu conjunto, o Jardim exibe mais de 5000 plantas diferentes – basicamente plantas medicinais, espécies em perigo ou de interesse etno-botânico, pois o local integra igualmente o [i]World Medicine Garden[/i] onde se podem apreciar plantas usadas por certas tribos para fins medicinais.

Rosas, girassóis, anémonas, lírios e plantas medicinais (algumas delas tóxicas) de indescritíveis designações latinas, bem como topo o tipo de àrvores inesperadas sob o céu londrino, representam neste local mágico parte do fabuloso legado natural do Planeta que habitamos e que urge preservar com o amor e cuidado com que este secular jardim é conservado.

[b]Mais Informações:[/b]

CHELSEA PHYSIC GRADEN
66 Royal Hospital Road
London SW3 4HS
Tel: 44.207.3525646
Fax: 44.207.3763910

Aberto de Abril a Outubro, às quartas e domingos da parte da tarde.
Entrada paga (£ 6.50 adultos, £3.50 crianças)
Dispõe de restaurante, esplanada e loja.
www.chelseaphysicgarden.co.uk

[i]NOTA: Este artigo foi-nos enviado por uma leitora. Artigos não comerciais podem ser enviados para o Portal do Jardim e poderão ser publicados, após verificação editorial.[/i]

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Maria do Horto Tarragô Coimbra 21 de Abril de 2016

    Considerei este texto admirável e precioso, por informar às pessoas sobre a existência de um lugar como este, encantador. Considerei que este jardim é como uma área realmente de apreciação e aprendizagem, tanto quanto uma biblioteca. Sua distinção está na possibilidade ímpar de se ter na prática, contato com a riqueza da natureza, deparando-se com a suntuosidade da presença e volume dos vegetais ali existentes! E os aromas… ah, os cheiros, muitas vezes indescritíveis!
    Quisera eu poder ter escrito tal conteúdo. Obrigada por todas essas percepções traduzidas em suas palavras ! Basta ver, que sou verdadeiramente admiradora da natureza vegetal.
    Com apreço,
    Da cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, BRASIL.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo