A CARREGAR

Type to search

A Poda da Roseira

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]
Corte Correcto: Oblíquo e no sentido que brotará a gema, a poucos milímetros de distância.

Corte Correcto: Oblíquo e no sentido que brotará a gema, a poucos milímetros de distância.

Geralmente, nos meses mais frios do ano, e quando as roseiras se encontram num estado “dormente”, devem ser podadas de forma a permitir que a planta se desenvolva com a sua força dirigida a um crescimento correcto e que a ajude a produzir flores de qualidade. A maioria das plantas precisam de ser podadas, mas no caso das roseiras, a poda torna-se muito importante para o correcto desenvolvimento das mesmas. Em termos gerais, a época da poda da roseira será no início da estação de crescimento, a Primavera. No entanto, e se a sua zona for muito fria e ventosa, é aconselhável também podar no Outono, para que as roseiras não sofram danos fortes durante o Inverno.

Normalmente a primeira poda deverá ser feita um ano após ter sido plantada – a dita poda de formação, que vai orientar a estrutura da roseira. Após esta primeira modelagem da planta, deverá ser feita a limpeza anual da roseira onde a poda vai eliminar os ramos danificados, quebrados, ou com pragas que, se deixados permanecer, enfraqueceriam a planta, retirando força aos ramos saudáveis que têm o potencial de dar flores com mais qualidade.

Corte Errado: Horizontal e demasiado longe do local onde a gema brotará.

Corte Errado: Horizontal e demasiado longe do local onde a gema brotará.

Deve-se no entanto ter atenção à altura em que a poda da roseira é feita. É aconselhável aproveitar a época quando a temperatura for no máximo 10ºC, dado o estado de dormência da planta. A fase da Lua deverá ser minguante pois, embora não esteja provado, diz-se que é mais favorável para as plantas fazer a poda nesta fase lunar.

A poda das roseiras vai sempre depender da espécie em questão (será diferente se se tratar de um arbusto ou de uma trepadeira) e terá duas funções: modelar e revitalizar a planta.

Existem três tipos de poda a ter em consideração com respeito às roseiras:

[b]Poda Baixa[/b]: Faça primeiro uma limpeza da roseira, retirando os ramos secos, fracos e mal formados. De seguida corte todas os ramos, deixando-os a uma altura de 20 a 25cm (a partir do ponto de enxerto). Corte sempre em diagonal aproximadamente 1cm acima da gema mais próxima. Isto ajudará o brotamento. Ideal para rosas-rasteiras, rosas “Santa Teresinha” ou miniaturas.

Corte Errado: No sentido contrário ao crescimento da gema.

Corte Errado: No sentido contrário ao crescimento da gema.

 

[b]Poda Alta[/b]: Faça uma limpeza à planta da mesma forma que na poda baixa e corte os ramos a uma altura de 80cm a 1 metro. As hastes mais fortes podem ficar um pouco mais longas, mas procure que a roseira fique a uma altura adequada ao lugar onde está situada. Este tipo de poda é dirigida a roseiras em arbusto e trepadeiras, embora não precise de ser tão drástico no último caso.

 

[b]Poda Parcial[/b]: Faça a mesma limpeza como nos casos anteriores e em seguida pode as hastes para um terço do seu comprimento total. Esta poda é mais adequada a roseiras silvestres e trepadeiras cujas hastes alcancem 3 metros de comprimento ou mais. É muito importante que deixe as hastes presas ao tutor de modo a que haja um brotamento das gemas.

É sempre importante fertilizar uma planta depois da poda, para permitir que se alimente de forma a alcançar o seu potencial nas condições em que se encontra.

Fruto da Roseira: Adie a poda do Outono para usufruir destes elementos decorativos.

Fruto da Roseira: Adie a poda do Outono para usufruir destes elementos decorativos.

 

[b]O Corte Correcto[/b]

Deve podar as hastes sempre na diagonal e a poucos milímetros da gema mais próxima. Nas imagens poderá ver o corte correcto (e os incorrectos), que deve ser aplicado para permitir que a planta cresça com mais força, que no fundo é a função da poda.

Nota: se quiser que a roseira dê frutos (algumas roseiras premeiam o seu jardim com frutos de várias cores) atrase a poda de Outono. A poda correcta varia de espécie para espécie, tendo sido aqui dadas as regras gerais. Consulte o local onde comprou a sua roseira para informações mais específicas.

Sites Consultados:
https://www.botanical-online.com/rosesjardineriacastella.htm
https://www.tusplantas.com/jardin/flores/flor/?pagina=jardin_flores_flor_001_001
https://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/ao1rosas1.html

 

[i]Os links externos são da responsabilidade dos seus respectivos autores/produtores. O Portal do Jardim não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o seu conteúdo.[/i]

ASTRID INVERNO BISHOP é licenciada em Geografia Humana e Física pela Universidade de Reading (Reino Unido), viajou pelo Mundo, viveu na Bolívia e nutre um enorme fascínio pelo mundo natural. Há muito que é uma entusiasta pelo Jardim e é co-criadora do Portal do Jardim.com.

Tags:

Talvez goste deste artigo

89 Comments

  1. manuel oliveira 23 de Junho de 2013

    ola bom dia,gostava de saber se quando se podam as roseiras se podem aproveitar os ramos para plantar outra vez e assim obter mais roseiras sem serem compradas e qual o mes certo.
    sem mais obrigado
    atensiosamente
    MANUEL OLIVEIRA (ilha de jersey)

    Responder
  2. guinex 24 de Junho de 2013

    @manuel oliveira – eu aproveito os ramos das minhas roseiras para fazer novas plantas. Escolho sempre os caules maiores, e com rebentos e poucas folhas. Corto a parte de cima e de baixo e coloco na terra. A altura em que faço isto, é na altura da poda, em que a planta está a “hibernar” – ou seja, no Inverno. Espero que ajude…

    Responder
  3. Walderez Nosé Hassenpflug 4 de Julho de 2013

    Gostaria de saber o que é o “ponto de enxerto” mencionado nos textos sobre poda de roseiras.
    Obrigada

    Responder
  4. Ester Moraes Gomes 14 de Julho de 2013

    QUE ROSA LINDA.

    Responder
  5. michelina paternostro 29 de Agosto de 2013

    podei minha roseira ela tipo trepadeira e não tem espinhos e depois da poda está soltando uma gosma dos troncos é normal eu podei bem baixa tem problema.obrigado

    Responder
  6. Neuzani 9 de Setembro de 2013

    Minha roseira ta com uns calombos (nós) tentei achar algo a respeito para mim, mais não consegui nada a respeito.
    Gostaria de saber se estes nós (calombos) prejudicam o crescimento, pois a roseira deve ter uns 8 anos porai e pelo aspecto parece que ta enforcando os talos apos o nó (calombo).

    Responder
  7. Irene 25 de Novembro de 2013

    Olá, muito boa sua matéria.
    Tenho algumas roseiras, uma da vermelha, ela vinha dando flores direto, mas depois parou em julho, e eu podei em agosto. Depois da poda ela deu uma florada e parou, onde nasceram as flores deu fruto e eu cortei as ponta do galho, mas não nasceu mais flor. O que devo fazer para que ela volta a florar?

    Responder
  8. Telma 11 de Fevereiro de 2014

    Adorei a matéria. Mas tenho uma duvida estamos agora em fevereiro/2014 e em março/2014, (época de calor e está muito forte) estrei mudando de casa para apartamento, lá tem uma área que pretendo coloca-la.
    Porem vou ter que pode-la nesta época q está muito quente ela vai reagir com está poda?. Qual seria a melhor, radical, média, parcial? Poderei tirar seus espinhos para mudança?! Bom ela é a mini branca de cachos, tem 2 anos. Obrigado e aguardo sua resposta. Até lá…

    Responder
  9. Arthur 27 de Março de 2014

    Olá ótima matéria. Atualmente minha mãe tem uma roseira vermelha não sei de que especie é, porem ela ficou com as folhas,os botões e os espinhos alaranjados de um dia para o outro como se estivesse secando, gostaria de saber se ainda podemos fazer alguma coisa para salva-la.
    Aguardo sua resposta! Muito obrigado.

    Responder
  10. Luciana 27 de Abril de 2014

    plantei minhas mudas de roseiras onde não pega muito sol e elas não estão florecendo e as folhas ficam com manchas e caem. gostaria de saber se posso trocalas para outro local onde peguem mais sol, e como devo fazer? obrigada.

    Responder
  11. AMPARO SILVA 14 de Maio de 2014

    OLÁ TUDO BEM .
    ACHO QUE FIZ LOUCURA PODEI MINHAS ROSEIRAS ESTE MÊS DE MAIO E AGORA ME AJUDE TENHO DE QUE ELAS NÃO BROTE SOU APAIXONADA POR ROSAS CUIDO DELAS COM MUITO CARINHO A GORA MOLHO DUAS VEZES AO DIA
    FALA QUE O MÊS E JUNHO !!
    ABRAÇO AMPARO SILVA

    Responder
  12. AMPARO SILVA 17 de Maio de 2014

    plantei ontem uma muda de rosas branca como cultivar ganhei flores no dia das mães como cuidar para não morrer

    Responder
  13. AMPARO SILVA 17 de Maio de 2014

    O seu comentário aguarda aprovação.
    plantei ontem uma muda de rosas branca como cultivar ganhei flores no dia das mães como cuidar para não morrer

    Responder
  14. alcides valeriano silva 15 de Setembro de 2014

    boa tarde, eu coloquei alguns galhos de rosas no jarro com água já brotou mais ainda não criou raiz, tenho que esperar mais um pouco? a água deve ser rocada? fazem +- uns 10 dias e eu percebi que ainda têm nos galhos botos pequenos para serem crescidos alguns já estão com folhas, já está na hora de fazer o plantio?

    Responder
  15. Dalila Rosado 25 de Setembro de 2014

    Está muito bom… Apesar de ter um curso de jardinajem, não me recordava das datas da podas das roseiras, foi muito util a consulta, Obrigado.

    Responder
  16. Deisi 2 de Fevereiro de 2015

    Eu lasco um galho que tenha dado flor em tempo ameno e enterro com 3 graos de milho.enraiza fácil numa mistura de humus areia e casca de ovo.NO BRASIL, CLARO…

    Responder
  17. ANA 19 de Março de 2015

    Meu vizinho me deu muda da roseira dele (cortou o galho e me deu). Em qual lua devo plantá-la? Tem profundidade certa?

    Responder
  18. neide 19 de Março de 2015

    gostei muito do comentário sobre as podas das roseiras,muito obrigada!!!

    Responder
  19. sandra mara 26 de Março de 2015

    lindas rosas,gostei das dicas de podas.

    Responder
  20. erinete macedo tavares 12 de Maio de 2015

    plantei um pé de rosa menina queria saber, como fazer para ela ficar bem cheinha no vaso, pois o vaso que plantei é redondinho.

    Responder
  21. Albanita Amaral 17 de Maio de 2015

    Oi, tenho uma roseira que gosto muito. Ela é de uma cor entre o vermelho e o laranja, bem formada e muito linda.tive que transplanta-la de um lugar para outro no inicio do ano passado e por isso tive medo de poda-la. agora ela está com os galhos finos e alguns secos. Moro no centro oeste mineiro, mas agora em maio já está muito frio, pensei em poda-a agora. Gostaria que me orientassem, por favor e dede já agradeço e fico esperando a resposta. Devo fazer uma poda radica? E se for assim como faze-la? muito obrigada.

    Responder
  22. cleuza fernandes costa 2 de Agosto de 2015

    sto muito de tirar minhas duvidas com vocês, minhas rosas são podadas na época certa mais elas estão crescendo muito e com poucas rosas . O que devo fazer?
    obrigado .

    Responder
  23. lazaro laba 19 de Agosto de 2015

    Ótimo, gostei muito , gostei mesmo. Obrigado pelas informações. lazaro

    Responder
  24. Elenice Ap. Oliveira 2 de Setembro de 2015

    Ganhei uma roseira mini num vaso pequeno, estava toda linda e florida com mais de 10 flores e outros muitos botões para abrir, mas de um dia para o outro eles foram murchando e secando ,como posso fazer com que ela não morra e volte a dar lindas flores, o que devo fazer ?

    Responder
  25. Luiz 22 de Setembro de 2015

    Achei interessante a explicação de como podar; pretendo por em prática prá ver se vai dar bom resultado.

    Responder
  26. Rosangela 23 de Setembro de 2015

    Olá
    Gostei bastante do q li sobre rosas aqui n site. Adequado para leigos.
    Me oriente o q devo fazer com minhas roseiras. Moro em Salvafor- Bahia, aqui é muito quente e o sol é muito forte, mas ao mesmo tempo tem chuvas pesadas e as vezes passa alguns dias chovendo.
    Como devo cuidar das riseiras (são mini roseiras plantadas no chão com país de sustentacao).Obrigada.
    Responde por e-mail ????

    Responder
  27. vera salvian 1 de Outubro de 2015

    Boa noite, gostaria de receber informações sobre como fazer mudas de roseiras. Grata. Vera Salvian.

    Responder
  28. Núbia 9 de Janeiro de 2016

    Obrigada por compartilhar com meu site, mas gostaria de saber se o broto da roseira interfere no crescimento da planta? att: brisadeluar

    Responder
  29. Getulio 17 de Fevereiro de 2016

    Bom dia….tenho algumas rosas trepadeiras….elas já tem quase 2 anos porém nunca floresceram….estão com muitas folhas mas não dão flores. Alguém sabe me dizer o que fazer? Eu plantei através de estacas…pois trouxe do chile. Obrigado.

    Responder
  30. REGINA LOPES SIQUEIRA SOARES 15 de Junho de 2016

    GOSTARIA DE SABER QUAL MÊS CORRETO PARA PODA DE BULGAVILHE?

    Responder
  31. André Luiz ferraz 26 de Agosto de 2016

    Porque minhas estacas de roseiras saem folhas depois secam

    Responder
  32. David Santos Andre 13 de Outubro de 2016

    BOA NOITE TENHO UM JARDIM COM ROSEIRAS DE VARIAS CORES EU FAÇO A PODA AS MINHAS NO FIM DE JANEIRO MEIO DE FEVEREIRO

    Responder
  33. vanderlei fortunato fernandes 26 de Janeiro de 2017

    amo rosas

    Responder
  34. catari viana 29 de Abril de 2017

    Olá…
    Tenho no meu jardim mini rosas, elas enchem de botões, porem eles abrem só um pouquinho… Duram bastante, mas não abrem totalmente… O quê preciso fazer? Desde já agradeço a atenção dispensada!!

    Responder
  35. vera lucia 17 de Junho de 2017

    obrigada pelas dicas, muito bom mesmo. espero que continue nos orientando. valeu..

    Responder
  36. Maria do Carmo Silva 13 de Setembro de 2017

    Gostei muito do artigo. Pena não haver resposta às questões colocadas pelos comentadores. Tenho os mesmos problemas. Pragas: ferrugem e lagartinha pequena que destrói uma roseira pequena inteira num dia. Tenho removido à mão as que encontro. Relativamente à poda não sei o que fazer , pois queria algumas roseiras mais altinhas e outras mais baixas. Mas as altas deitam hastes enormes com força mas sem ramos laterais. Que poda devo fazer agora no outono quando ele finalmente chegar? Ou devo esperar pelo final do inverno. As minhas roseiras neste momento estão feias apetece podar tudo drasticamente 🙁 . Tenho duas altas que deram muita flor e por isso tenho medo de fazer poda drástica. Devo podar e adubar no outono? Ou só no fim do inverno? Que tipo de adubo utilizar?
    Obrigada

    Responder
  37. Terezinha Sueli de Oliveira 1 de Junho de 2018

    gostaria de saber gual o mês serto para fasser poda de Rosera moro joinville sc

    Responder
  38. Izabel Gomes de souza 10 de Junho de 2018

    Estamos no inverno devo podar minha rosas agora no inverno?

    Responder
  39. luciomartins 10 de Junho de 2018

    boa noite dona maria silva vou dar-lhe a minha opiniao como jardineiro com muitos anos de experiencia digo-lhe que se pode podar as roseiras em todo ano pois as roseiras de corte para o mercado tambem sao podadas todo ano cada vez que lhe cortam as flores quanto as pragas use cha de tabaco ou cha de hortigas que elemina parte das pragas jose martins

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo