A CARREGAR

Type to search

Borragem: Sabor e Beleza Numa Só Planta

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/borragem070107/abertura.jpg[/img] 

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]

A [i]borago officinalis[/i] (nome comum: Borragem) combina em si a beleza nas suas flores de um azul profundo (e em casos raros, o branco) e uma série de utilizações culinárias e medicinais.

Acredita-se que a borragem teve origem na Síria, mas está hoje disseminada por todo Mediterrâneo e tende a florir quase todo o ano em climas quentes, preferindo uma posição bem exposta ao Sol.

Borragem fotografada à beira da estrada. (Algarve, Portugal)

Borragem fotografada à beira da estrada. (Algarve, Portugal)

Trata-se de uma planta anual ou perene, chegando a atingir entre 60 a 100 cm de altura. De fácil germinação, pode semear-se no exterior no local desejado e serve de garantia às visitas de abelhas que a ela são atraídas. Quando estabelecida, a planta autopropaga-se muito facilmente, tornando-se por vezes invasiva, algo a ter em conta quando escolher a sua localização.

Os usos desta planta são variados. Na culinária é utilizada em saladas (flores e folhas jovens) pelo seu aroma fresco. Pode ser servida em bebidas quando congelada em cubos de gelo, dando um ar exótico a qualquer refresco. Ao congelá-la desta forma, é também uma boa maneira de reter o seu sabor, podendo depois colocar-se os cubos de gelo com borragem num guisado, numa sopa ou num molho, um pouco antes de o servir. O sabor mais fresco advem das suas folhas jovens.

Diz-se também que um chá de folhas de borragem ajuda a combater o stress. A borragem tem variadíssimos outros usos medicinais, sendo reconhecidas as suas capacidades no que diz respeito a doenças pulmonares e como anti-inflamatório.

Como qualquer ingrediente, não deve ser consumido em excesso – especialmente por pessoas com problemas hepáticos. De outro modo, o seu sabor fresco, talvez semelhante ao do pepino, confere uma nova experiência aos sentidos.

Artigos Relacionados:

[url=https://www.portaldojardim.com/pdj/2008/02/a-borragem-da-coragem]A Borragem dá Coragem[/url]

Sites consultados:
https://www.maltawildplants.com/BORG/Borago_officinalis.html

[i]Os links externos são da responsabilidade dos seus respectivos autores/produtores. O Portal do Jardim não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o seu conteúdo.[/i]

Tags:

1 Comments

  1. Duarte Mariz 13 de Dezembro de 2009

    1 – A borragem é também um legume saboroso; pode-se utilizar como as nabiças em sopas, esparregado, etc.
    -2 -Tenho observado que, pelo menos na área em que resido – Paço de Arcos – se dá o seguinte fenómeno, muito curioso: Quase todos os anos, por Novembro e Dezembro, aparece a borragem nas pequenas parcelas de terreno intra-urbanas ao lado das ervas e arbustos comuns – avista-se fácilmente pela sua característica flor azul. Mas o que é espantoso é que de de vez em quando , cada 3 ou 4 anos, a aparição é exígua ou, como está a suceder este ano, absolutamente nula! haverá algum período associado ao ciclo vegetativo da planta? Condições metereológicas determinantes não as pude verificar. só se forem muito críticas ou subtis…

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo