A CARREGAR

Type to search

A Geada: Como Prevenir e Combater

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/geada100107/abertura.jpg[/img] 

O frio, mais conhecido pela geada, pode afectar as plantas e o cultivo. O tecido vegetal pode aguentar as temperaturas baixas geralmente até aos 0ºC, variando este limite com as espécies e outros factores como a pluviosidade e o vento. Ao ultrapassar este limite, a água nas plantas congela que por sua vez destroi as suas células. Em casos mais graves, pode inclusivamente matar a planta.

Existem várias técnicas possiveis de aplicar no combate, e particularmente na prevenção da geada no cultivo agrícola.

Aqui ficam algumas sugestões gerais para a [b]prevenção da geada[/b]:

– Fazer o cultivo em terrenos drenados, que não permitam a acumulação de ar frio.

– Evitar terrenos côncavos, em bacias fluviais ou encostas baixas onde o ar frio facilmente se acumula.

– Remova qualquer vegetação alta/densa logo abaixo do terreno. Se possivel, deixe pelo menos 100 metros limpos de vegetação mais alta para que ar frio posso escoar.

– Deixar que a vegetação alta/densa se desenvolva acima da area de cultivo – serve de barreira natural ao ar frio.

Há também alguns truques para [b]combater a geada[/b] directamente:

– A água pode ajudar a isolar as plantas do frio. Ao pulverizar o ar à volta das plantas, este enche-se de partículas de água que por sua vez podem manter a temperatura ligeiramente mais elevada. Muitos cultivos comerciais utilizam esta técnica.

– Encha jarros de plástico com água e distribua-os na zona que quer proteger do frio. Durante o dia a água irá absorver o calor do sol, e durante a noite, este mesmo calor será liberto mantendo a temperatura mais elevada à volta das plantas.

A terapeuta floral Maria Aparecida das Neves indica Florais de Bach como uma boa solução para o tratamento de plantas. Plantas já afectadas pela geada podem ser lavadas com uma solução de Rescue Remedy e água.

Finalmente, é também importante manter o solo o mais limpo possível para que o sol de Inverno o possa aquecer durante o dia, e assim não deixar que o mesmo esfrie tanto durante a noite. Se as plantas estiverem bem tratadas e adubadas, poderão resistir mais facilmente à geada. Verifique que o adubo é especialmente rico em potássio.

Sites consultados:
https://www.tecnigran.com.br/html/manual_de_geada_2002.doc
https://www.dtguide.com/tr/pt/?q=/gardening/
https://www.imprensalivre.com/natureza/materia016.htm

[i]Os links externos são da responsabilidade dos seus respectivos autores/produtores. O Portal do Jardim não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o seu conteúdo.[/i]

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo