A CARREGAR

Type to search

Tags:

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE – 21 DE MARÇO

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias210307/abertura.jpg][img align=right]https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias210307/thumbs/abertura.jpg[/img][/url]

Hoje o mundo celebra a importância das árvores no nosso planeta. Acima de tudo, a árvore como símbolo do mundo vegetal, e do seu papel vital no equilíbrio do nosso ecossistema, e sem o qual a vida, tal como a conhecemos, não poderia ter continuidade no planeta Terra.

Devemos dar muita importância a este dia, mas é fundamental que nos lembremos e actuemos todos os dias com consciência de que o mundo vegetal está a ser maltratado, e que temos que começar a respeitá-lo e a promovê-lo nos espaços à nossa volta.
Como prioridade, temos que proteger todas as zonas naturais que ainda se encontram virgens, pois são uma preciosidade insubstituível. Hoje já só nos restam 20% da cobertura original das florestas tropicais – são um pulmão essencial para a nossa atmosfera. A sua respiração absorve dióxido carbono (que existe em excesso pela a queima de combustíveis) e expulsa oxigénio, o que resulta numa limpeza da atmosfera.

A comemoração deste dia começou em 1872 nos Estados Unidos para alertar a população da falta de lenha. Esta festa rapidamente se expandiu mundialmente, em Portugal tendo lugar a primeira vez a 3 de Março de 1913. Hoje já não nos alerta para a falta de lenha, mas sim para a exploração descontrolada das nossas florestas. É fundamental proteger e aumentar a cobertura vegetal. Celebre o Dia Mundial da Árvore – plante uma árvore onde puder, limpe as florestas e bosques para os proteger dos incêndios.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo