A CARREGAR

Type to search

Tags:

Iberflora 2007 – Inovação em Valência

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]
[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/01.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/01.JPG[/img][/url]
 

Num ambiente de crescente internacionalização, teve lugar a 36ª edição do certame Iberflora em Valência, Espanha. Ocupando 2 pisos de 4 pavilhões da Feira de Valência, numa área total de 26.000 m2 foram quase 600 os expositores presentes e 23.000 os visitantes. Ainda que o nome desta feira transmita a sua importância ibérica, a verdade é que os participantes internacionais cresceram 4% desde a última edição em 2006 e, cada vez mais, este é um evento de preferência para muitas empresas europeias apresentarem os seus produtos mais recentes e reafirmarem posições nos seus mercados respectivos.

Inovação: Vaso Biotop

Inovação: Vaso Biotop

A grande novidade desta edição foi a denominação [i]Iberflora Innovación[/i], que assim destacou os produtos de empresas que apostaram na inovação e na investigação nos sectores de plantas e flores, tecnologia e jardim. Mais abaixo, conheça alguns destes artigos que estão a marcar tendências no mercado. Para além da inovação, destacámos também stands de empresas que nitidamente apostaram no design – uma preocupação cada vez maior.

 

A Iberflora não é apenas um evento comercial e existem dois mestrados directamente associados a este acontecimento. São eles o Mestrado Universitário Iberflora em Jardinagem e Paisagismo e também o Mestrado Iberflora em Desenho, Construção, Manutenção e Gestão de Campos de Golf, cujos diplomas foram entregues no âmbito desta edição.

[b]S U G E S T Ã O
Schuller: Espelhos d’água[/b]         

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/17.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/17.JPG[/img][/url]
 

Esta empresa de decoração mostrou no seu stand da Iberflora várias sugestões e tendências, porém as que mais atraíram a nossa atenção foram os «espelho de água»: superfícies de metal polido com água escorrendo, tendo como base pedras roladas. O efeito é bem conseguido e é uma boa contribuição para um ambiente calmo, contemporâneo, mas com movimento.

Banco Milénio

Banco Milénio

[b]Inovação na Iberflora[/b]
Começamos por destacar o [b]Banco Milénio[/b], da empresa valenciana [b]Arte Hispano[/b]. É feito de mármore triturado, pesa 925 kg e dirige-se à aplicação em espaços públicos tendo uma concepção “anti-vandalismo”.

 

A marca [b]Bellota[/b] apresentou uma [b]gama de ferramentas em fibra de vidro[/b] «numa tentativa de satisfazer as necessidades do utilizador quanto a durabilidade, comodidade de uso e estética».

Kit transplante bonsai

Kit transplante bonsai

Ainda no domínio das ferramentas, mas agora dirigidas aos bonsai, a [b]Mistral Bonsai[/b], representada em Portugal pela Luso Bonsai, propõe um [b]kit de transplante para bonsai e pré-bonsai[/b], que contém todo o equipamento necessário, bem como instruções, para proceder correctamente a esta operação.

 

A empresa [b]Hortisval[/b] sugere o [b]vaso Biotop para varandas[/b] que prescinde de suporte para fixação numa balaustrada devido à sua forma semelhante a um alforge. Com um design simples e disponível em várias cores, é feito de material reciclável de polietileno conferindo-lhe alta durabilidade.

Loja Online da Siro

Loja Online da Siro

A [b]Bayer Garden[/b] apresentou uma série de produtos fitossanitários com a propriedade adicional da [b]Fórmula Anti-stresse[/b], que apresenta um efeito adicional de protecção para plantas ornamentais.

 

A [b]SIRO[/b], marca da empresa portuguesa Leal & Soares, S.A. apresentou como serviço inovador a sua [b]Loja Online[/b]. Através dela o cliente tem a possibilidade de melhor conhecer os produtos da marca, bem como de usufruir de promoções ou de tirar partido de um sistema de encomenda rápida sustentado por um poderoso motor de busca interno.

Black Queen

Black Queen

Inovações verdadeiramente vegetais foram apresentadas pela empresa holandesa [b]Rijnplant BV[/b]. Trata-se de [b]quatro variedades de Anthurium andreanum[/b]. A “Black Queen” tem a particularidade de ter as flores mais escuras de todas as variedades conhecidas, aproximando-se muito do preto. As variedades “Anturio Rosa”, “Princesa Alexia Blanca” e “Alexia Verde” ostentam flores correspondentes aos seus nomes.

 

[b]S U G E S T Ã O
Grosfillex: Alpendre[/b]         

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/18.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/18.JPG[/img][/url]
 

Esta nova solução da empresa francesa líder de mercado consiste num alpendre em PVC, com estrutura de metal, à semelhança da sua gama Garden Home. Porém, como nos indicou o responsável da marca para Portugal, Jorge Blanch, este abrigo é adaptável a inúmeras situações e pode ser fixado directamente a uma parede, não sendo necessária a sua utilização em conjunto com as casas para jardim da Grosfillex. Se necessita de abrigar a lenha, ferramentas para jardim ou as suas cadeiras de exterior esta é uma solução a ter em conta – não precisa de manutenção e é de alta durabilidade.

[b]Pedra, Madeira e Design[/b]
É sempre complicado apontar com clareza as tendências de um evento com as proporções da Iberflora. Porém, aqueles que visitaram o certame em 2006 poderão ter reparado em três principais tendências entre os expositores.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/07.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/07.JPG[/img][/url]
 

A [b]pedra decorativa em grandes estruturas[/b] teve um incremento notável, nomeadamente através dos participantes italianos. As propostas variaram de fontes escavadas em rocha, com ou sem iluminação, a “menhires” ideais para jardins de tipo oriental, passando por floreiras e poços totalmente em pedra e de aspecto antigo.

As [b]construções em madeira[/b] também marcaram uma forte presença. Casas de jardim, casas para habitação, decking e pavimentos para interiores, pérgolas e estruturas para toldos denotam um maior interesse por parte do público na utilização de materiais naturais e no melhor aproveitamento de espaços exteriores.

A terceira grande tendência não diz respeito a um sector em específico, mas a uma aposta generalizada por parte dos expositores na utilização do [b]design como forma de promoção[/b]. Desde médias empresas do sector da decoração a multinacionais de fitossanitários, é crescente o reconhecimento de que a apresentação dos produtos num clima de competitividade passa muito pela imagem. Entre os stands que claramente elegeram o design como uma prioridade, destacamos o da [b]Bayer Garden[/b], Ferramentas [b]Bellota[/b] e também o stand duplo da [b]Maceflor[/b] (e da sua gama [b]MUN[/b]) e finalmente o da empresa holandesa de decoração de interiores [b]PTMD[/b], que ergueu uma autêntica loja repleta de estilo e bom-gosto:
[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/09.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/09.JPG[/img][/url] [url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/10.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/10.JPG[/img][/url]
Bayer Garden | Bellota

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/12.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/12.JPG[/img][/url] [url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/11.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/11.JPG[/img][/url]
Maceflor e a sua gama MUN

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/13.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/13.JPG[/img][/url]
PTMD

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/19.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/iberflora251007/thumbs/19.JPG[/img][/url]
 

[b]S U G E S T Ã O
Reelsmart da Hydro Industries: Recolha automática de mangueira e sem nós[/b]

Quantas vezes fica desmotivado para regar o jardim apenas por pensar na confusão que é estender a mangueira, retirar os nós e esperar que quando ligar a torneira tudo corra bem? É uma realidade para muitos. Porém, com o sistema Reelsmart da Hydro Industries, não só a mangueira é enrolada sem nós para uma bobine como também o é automaticamente através de um motor que funciona através da própria pressão da água, não necessitando assim de combustível ou ligação eléctrica.

[b]Portugueses em Valência[/b]

Arbor Lusitania, grandes viveiros da Lousã

Arbor Lusitania, grandes viveiros da Lousã

Participaram nesta edição 13 empresas portuguesas, mais uma do que em 2006. Representaram actividades diversas, desde o comércio e produção de plantas aos substratos e fitossanitários, passando por produtos para profissionais do sector e pedras decorativas. Tal como referimos, a Siro recebeu um destaque na categoria de Inovação da Iberflora, pela sua loja online.

 

[b]Elementos internacionais[/b]
Este ano estiveram presentes “embaixadas” de vários países e regiões europeias, africanas e latino-americanas. Foi forte e identificável a presença dos produtores de flores holandeses, bem como a repetição do impacto das regiões autónomas

Empresas holandesas

Empresas holandesas

espanholas e até mesmo uma empresa ucraniana. Embora tenha sido notória (e esperada) a maioria absoluta por parte das empresas do nosso país vizinho, o facto é que, devido às inúmeras marcas de expressão mundial aqui representadas, o ambiente de negócios excedeu claramente as fronteiras ibéricas e até mesmo europeias. Esteban Cuesta, director da Iberflora, afirmou «A Iberflora é agora o evento comercial principal da Europa para a indústria de plantas e flores.»

 

[b]Perspectivas e Balanço[/b]
Como qualquer evento cíclico, é óbvio que existe ainda possibilidade de crescimento e sobretudo de diversificação da participação internacional. Mas em termos gerais, poderá dizer-se que este ano foram apresentados artigos de melhor qualidade e por uma maior diversidade de empresas. Pelo que pudemos apurar junto dos expositores, esta edição foi claramente um sucesso com um ambiente favorável para firmar negócios e parcerias transfronteiriças.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo