A CARREGAR

Type to search

Plantar Bolbos no Outono – Nunca são de Mais

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/bolbos301007/abertura.jpg[/img]

[i]Texto: Henriqueta Carvalho
Fotos: Portal do Jardim[/i]

 

Jacintos em vaso de madeira

Jacintos em vaso de madeira

Durante o Outono é a altura apropriada para plantar bolbos que irão dar cor ao jardim no fim do Inverno. Às vezes até já nem nos lembrávamos de os ter plantado e são assim uma dupla alegria.

 

Para tirar partido das fragrâncias de alguns destes bolbos de Inverno, devem ser plantados em maciço e em locais elevados como por exemplo em vasos colocados em locais de passagem. Mas atenção que não se devem misturar cheiros diferentes pois o resultado pode ser diferente do esperado.

Mas a versatilidade dos bolbos é tão grande que não é preciso ter jardim para os cultivar. Dão-se bem em terraços, floreiras de janela ou mesmo dentro de casa. Podem-se obter belos vasos com as túlipas, narcisos, jacintos, íris, muscari e outros pequenos bolbos.
 

Narcisos

Narcisos

Quanto mais original for o vaso escolhido mais espectacular será o resultado. É importante no entanto que o vaso seja furado para uma conveniente drenagem do excesso de água. Os vasos não precisam de serem muito fundos, basta que apresentem uma altura correspondente a pelo menos duas vezes a altura do bolbo a plantar.

 

A ponta superior dos bolbos deve ficar ao nível do rebordo do vaso. Os bolbos devem ser plantados em número ímpar e muito juntos para criar um melhor efeito visual. Não devem no entanto tocar-se entre si ou nos bordos do vaso.

O composto a utilizar deverá possuir uma boa retenção de água mas é preciso ter cuidado para não encharcar pois pode provocar o apodrecimento dos bolbos.

Para todas as espécies é essencial utilizar bolbos de maior calibre e saudáveis (firmes ao toque e sem manchas). Bolbos pequenos podem não florir.

Dentro de casa poderá antecipar a floração. Para isso é necessário fazer passar os bolbos por algumas fases:
 

Muscari

Muscari

Após a plantação dos bolbos é conveniente colocar os vasos num local onde as temperaturas sejam baixas (5-10ºC) durante pelo menos dois meses (fase de enraizamento). Este local deverá ter também alguma obscuridade e imperativamente um bom arejamento. Uma cave ou uma garagem são exemplos de locais onde se podem obter bons resultados. Durante este período os únicos cuidados necessários consistem na rega para manter a terra sempre húmida.

 

Passado esse tempo os vasos podem ser então transferidos progressivamente para condições de plena luz e temperaturas de 18/20ºC (fase de floração). Nestas condições a floração surgirá cerca de um mês depois.

A floração será tanto mais prolongada quanto mais baixa for a temperatura ambiente pelo que é de evitar colocar os vasos perto de aparelhos de aquecimento ou zonas de corrente de ar.
 

Jacinto em flor

Jacinto em flor

[b]Cultura em água[/b]

 

Os jacintos podem mesmo ser forçados a florir só em água. Existem no mercado alguns modelos de vasos, geralmente de vidro, especiais para a cultura dos jacintos, que se enchem de água e onde se coloca um único bolbo. Nestes, a água deve apenas tocar a base do bolbo.

Também os narcisos podem ser cultivados em vasos estanques e cheios de gravilha ou pequenas pedras roladas. Os bolbos são colocados sobre uma camada deste material inerte e o recipiente cheio de água até à base dos bolbos. Este tipo de cultura muito comum na China é particularmente indicada para os narcisos mas pode aplicar-se a todas as espécies.

As fases de enraizamento e floração devem ser seguidas de modo idêntico à cultura em terra.

Se este tipo de cultura for iniciado em meados de Setembro é possível ter no fim de Dezembro a casa cheia de cor e agradavelmente perfumada. É também uma sugestão para algumas prendas originais, económicas e personalizadas
[url=https://www.jardimbotanicodajuda.com][img]https://www.portaldojardim.com/images/colaboracao_AJUDA.gif[/img][/url]

 

 

 

 

 


As imagens neste artigo foram possíveis devido à cooperação com a [url=https://directorio.portaldojardim.com/?p=1153]Quinta da Eira – Centro de Jardinagem[/url].

Tags:

Talvez goste deste artigo

6 Comments

  1. jomanuel 17 de Setembro de 2010

    Muito útil

    Responder
  2. joao 19 de Janeiro de 2012

    tenho um bolbo de amarilis, gostaria de ver as suas raizes, pode ser plantado em água como o jacinto?

    Responder
  3. Odete 14 de Março de 2012

    Tenho um vaso de jacintos e um vaso com amarilis. Gostava de saber quantas vezes dão flor?
    Os jacintos estão floridos a amarilis teve um pé com 3 flores e já murcharam, será que já não dá mais nenhuma?
    Agora só para o ano é que tornam a dar? Gostava de saber.
    Obrigada.

    Responder
  4. vera luca colombo 21 de Maio de 2012

    quais bulbos de flores sao plantados nesta época

    moro em santa catarina e no inverno faz muito frio.

    obrigada

    vera

    Responder
  5. Henrique 26 de Agosto de 2013

    ESTA PLANTA TAMBÉM É CULTIVADA NO BRASIL… AQUI NO HEMISFÉRIO SUL, A PRIMAVERA COMEÇA EM 21 DE SETEMBRO… RECOMENDA-SE PLANTAR NO HUMUS (TERRA PRETA) PURA, SEM MISTURA, REGAR TODOS OS DIAS E ADUBAR COM ADUBO 10-10-10 OU 15-15-20!!!

    Responder
  6. Claudete 26 de Maio de 2014

    Onde posso encontrar bulbos de jacinto para comprar?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo