A CARREGAR

Type to search

Faça a sua Sementeira de Plantas Anuais!

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/sementeiraanuais210508/abertura.jpg[/img] 

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]

As plantas anuais, tal como o nome indica, completam o seu ciclo de vida no período de um ano. Algumas podem reproduzir-se se tiverem condições e assim recomeçar o ciclo no ano seguinte. Geralmente, as plantas anuais iniciam o ciclo com a germinação na Primavera.

Este grupo de plantas permite ao jardineiro obter efeitos lindos no jardim sem grande esforço. As anuais resistentes são semeadas directamente no local onde vão crescer. Não exigem grandes cuidados e aguentam bem o frio mesmo durante o período de germinação e permitem jogos de cor entre as plantas e arbustos que agraciam o seu jardim durante a época em que mais pode desfrutar dele.

Um exemplo (ver foto de abertura) é a [i]Nigella damascena[/i] (conhecida como Nigelia da Pérsia). As flores variam de cor entre os lilázes, azuis, rosas e brancos. Gostam de zonas com algum sol, e tal como pode ver na foto, criam cantinhos muito bonitos pelas flores de aparência menos vulgar.

Embora o ciclo de vida desta planta seja anual, a flor pode-se reproduzir e assim deixar a semente para o próximo ano. Assim, no ano seguinte poderá ver as mesmas flores a aparecerem pelo seu jardim. Se não quiser que o ciclo se repita, lembre-se de cortar as flores a tempo das sementes não serem libertas! Aliás se secar a Nigelia da Pérsia, pode ficar com um arranjo muito bonito para a sua casa.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo