Separar ou vedar o jardim pode ser útil e necessário, dividir diferentes espaços é o passo ideal para criar diferentes áreas dentro de um mesmo espaço, ou vedar uma zona indesejável, caixotes do lixo por exemplo.
Mas porque não pensar nestes elementos do jardim não só pela sua utilidade mas também pelo seu valor estético e o quanto podem enriquecer e reforçar o carácter do seu espaço?
Existem diferentes graus de permeabilidade visual que devem ser tidos em consideração. Daí que o material que escolhemos tem que ser um complemento ao resto dos materiais usados no jardim, mas também criar o ambiente que se pretende. Acrílico, vidro ou uma estrutura com orifícios largos não são a escolha ideal para bloquear vistas indesejáveis. Por sua vez cimentos, verga, bambu, salgueiro ou madeira podem ser opções mais viáveis.
Quando a opção é um material opaco, contrastes com plantas ou outros materiais podem ser criados, suavizando a presença deste elemento no jardim.
Qualquer material como madeira, salgueiro ou bambu dão um ar mais natural ao jardim, materiais mais sofisticados tendem em despertar mais atenção, a visualização do que acontece para além desta barreira opaca pode despertar mais interesse, como por exemplo a criação de janelas com objectivos focais concretos.
Não esquecer a importância da altura da vedação se o objectivo é que tenha uma altura considerável. A escolha dever ser uma estrutura com orifícios, um material muito opaco é mais difícil de ser suavizado e de interagir de forma harmoniosa com o resto do jardim.
Cores e texturas são mais duas escolhas a fazer quando se pensa numa vedação, as opções parecem infinitas por isso é importante tentar visualizar a estrutura no espaço existente, consultar um profissional é a melhor opção se precisar de ajuda.
Parceria:
Licenciada em Garden Design BA (Hons) pela Universidade de Greenwich. Viveu em Inglaterra durante 6 anos em Tonbridge, Kent e voltou para Portugal em 2007, em Setembro desse ano foi publicado o primeiro número da revista Tudo Sobre Jardins, revista Portuguesa dedicada ao garden design e paisagismo. Em 2008 começou o seu próprio atelier de Garden Design, CatarinaGDesigns. O seu objectivo principal é dar a conhecer o mundo do Garden Design, uma disciplina incrível e ideal para aqueles que querem trabalhar no mercado residencial, num contacto mais próximo com o cliente e para quem gosta, para além das plantas claro, muito de decoração e complementos exteriores.
Actualmente participa regularmente neste Portal com artigos na área paisagística e é responsável editorial da revista Tudo Sobre Jardins. Website CatarinaGDesigns e Garden Design Tools.
catarina.parabens pelo trabalho.uso paletas de bambu sob areas com cobertura de poliuretano, diminuem o calor, a luminosidade e eliminam o som.o bambu inteiro ovoide uso nestas areas que falas em vedacao, com os cuidados com o sol e a chuva.abraco.sucesso.ubatuba sp.102 praias,gastrononia internacional, hospedagem,tranquilidade.
Ola!
Escrevo para lhe pedir ajuda.!
Sou aluna do 11º ano do curso Técnico de Produção Agrária e como a minha escola tem bastante espaço, decidi como projecto final do meu curso (PAP) construir um jardim aromático.
Já tenho algumas ideias mas como não muiton dentro do assunto queria pedir ajuda.
Estou um pouco desorientada quanto ao material de construção que devo utilizar.
Tendo em conta o preço, pois a minha escola, é uma escola profissional e não tem muitos apoios financeiros.
Atenciosamente
Agradeço a atenção
Aguardo resposta
Catarina Azevedo
tenho um terrasso com 60m 2 dividido ao meio , um dos lados tenho um jardim com lago e no outro terreno comum , dividi de inicio com rede normal e estacas de madeira, por ter 2 cães, mas visualmente não gosto do aspecto da rede , precisava de uma ideia para separar melhor as 2 partes mas que tambem fosse pratica ,
atenciosamente .
paulo cardoso