A CARREGAR

Type to search

O limoeiro (Citrus x limon L.) é uma árvore de folha persistente que é originária da Asia. Desde há séculos que é cultivada e utilizada, principalmente para aproveitamento dos seus frutos e nomeadamente pelas maravilhosas propriedades do sumo que os seus frutos possuem. No entanto, também a casca e as próprias folhas são muito utilizadas na preparação de bebidas e tisanas. É dos frutos com maior quantidade de vitamina C (açido ascorbico), mas possui também vitamina A, B1, B2 e B3, é rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio. Tem também uma rica concentração de açido citrico que lhe dá o seu gosto extremamente forte. O pH chega a estar compreendido entre 2 e 3.

As utilizações a que este fruto se presta são inúmeras, desde receitas de culinária, a bolos, sumos, refrigerantes, sorvetes, medicamentos, produtos de limpeza, perfumaria e cosmética entre outros. O interesse comercial surgiu mais intensamente quando se descobriu que o limão continha grandes quantidades de Vitamina C e se conservava durante muito tempo, tendo então sido utilizado pela marinha de diversos países no combate ao escorbuto, durante as longas viagens.

Os limoeiros são árvores relativamente pequenas, o que os torna particularmente apetecíveis em jardins de pequena dimensão. Aliás, até há bem pouco tempo, em quase todos os jardins existia um limoeiro, sinal de bom agoiro. Posso dizer-vos que aqui há uns anos atrás (talvez 2), fui solicitado para fazer um pequeno jardim, apenas com uma zona de relva e uma árvore (Limoeiro), quando perguntei o porquê, o cliente respondeu: “porque em casa dos meus pais sempre existiu um limoeiro e quero que essa tradição se mantenha”. Se formos visitar jardins mais antigos encontramos quase sempre um exemplar, mais ou menos cuidado, de limoeiro. É portanto uma árvore importante e emblemática no jardim português (mediterrâneo).

Em relação aos cuidados a ter, o limoeiro não é muito exigente. Deve deixar-se crescer livremente sem grandes podas, eventualmente fazendo algumas correcções em ramos que estejam cruzados, doentes e/ou debilitados, de resto é deixar que ele cresça e se desenvolva.

No entanto o limoeiro cria nas pessoas atitudes diferentes e caricatas que se prendem com a sua produção. O que acontece e é muito comum, é as pessoas ligarem a perguntar: “O limoeiro do meu vizinho está cheio de limões e o meu nem um único tem, será que ele nunca virá a dar fruto, não é melhor cortar este e colocar outro?”

Mesmo em árvores com a mesma idade é comum isso acontecer e claro que as pessoas perguntam mas porquê, porquê a mim…..

Na realidade quando compramos um limoeiro, ele até poderá vir já com alguns limões e no entanto quando o plantamos em nossa casa ele deixa de dar limões.

Causas: é simples, quando plantamos um limoeiro, existe um periodo de adaptação ao novo solo, é necessário que ele enraíze bem para começar a crescer. Uma vez que o terreno de onde proveio o limoeiro é diferente do novo local, o tempo desta nova adaptação depende muito de caso para caso e pode levar um ano ou mais. De qualquer maneira o limoeiro após este periodo de adaptação pode ser teimoso e continuar a não dar frutos, é perfeitamente normal, não desespere. O limoeiro pode ser mesmo bem teimoso. A solução ou truque é fácil. Quando temos alguém teimoso, o que fazemos:

– Ou deixamos andar

– Ou debatemo-nos com ele

Se optar pela primeira solução o seu limoeiro não virá a dar limões nos tempos mais próximos. Se por outro lado decidir enfrenta-lo então eis o que tem a fazer:

Coloque qualquer tipo de peso sobre as suas costas (ramos), pode utilizar pedras, tijolos, ou qualquer outra coisa que o obrigue a vergar. Poderá pendurar nos seus ramos pedras para que fiquem dobrados, mas sem partir. Poderá também dar-lhe uma “coça”, “tareia” recorrendo a um pau ou uma corda (chicote). Procedimento: Pegue no pau e começe a bater no seu limoeiro mas apenas no tronco principal, ele vai ficar com algumas feridas, eventualmente vai até chorar, mas não se preocupe pois no final da tareia ele vai perceber que você é mais teimoso do que ele e passado algum tempo ele irá começar a frutificar.

Atenção deve-se bater e ferir ligeiramente sem nunca chegar ao ponto de o partir, aí sim teríamos de o substituir.

Explicação: O facto prende-se com a circulação das seivas, que são a maneira de a planta se alimentar. Ao darmos uma tareia no tronco vamos provocar um stress na planta e vamos provocar e activar uma maior e mais rápida circulação das seivas, tanto bruta (ascendente), como elaborada (descendente). Isso vai fazer com que a árvore “pense” que pode estar em risco e então, automaticamente entre na fase de produção para garantir a eventual propagação da sua existência criando descendentes (sementes).

Espero ter contribuido para o esclarecimento de algumas dúvidas que por vezes surgem, nos nossos leitores.

Nota: Alguns factos poderão estar ligeiramente fantasiados.

 

Tags:

372 Comments

  1. Hugo Santos 21 de Março de 2013

    Boa noite, eu tenho um limoeiro (muito bom, dá limões todo o ana e está quase sempre carregado de limões, é um orgulho hahahaha), ja grande e ja tem uns aninhos, mas como não sei ao certo quantos anos tem e tenho medo que ele mora, e que depois tenha de ir comprar outro, para prevenir fiz 2 aplolices, uma para mim e outra para oferecer, a minha ja coloquei na terra, mas a minha grande duvida, é: coloquei a 50/100 centímetros de uns pés de kiwis (que compre este ano) e disseram me hoje, que os limoeiros devem estar próximos de muros e afastados de outras árvores, devido ás suas raízes serem muitos grandes e “roubarem os alimentos ás outras árvores” em redor, e gostaria de saber se isto é verdade, gostaria que me respondesse se possível para o meu e-mail, muito obrigado, aguardo a sua resposta.

    Parabéns pelo portal, está muito bom.
    Hugo Santos

    Responder
  2. Hugo Santos 25 de Março de 2013

    Realmente este site tem muita informação interessante, mas se os seus vistantes tiverem alguma dúvida, pode ficar deitados, como eu, porque a sua questão não vai obter resposta, desde o dia 21 de Março que estou á espera de uma resposta para a minha questão, e nunca mais a recebo…

    Responder
  3. Kevin Oliveira 26 de Março de 2013

    Boa noite,
    Possuo um pomar de limoeiros e gostaria se saber quais os cuidados a ter e quando deve ser feita uma adubação, se existe algum tipo de pragas e o que posso fazer para previni-las, devo ou não fazer poda. Basicamente pretendo saber o que devemos de fazer ao longo do ano isto é se existe algum mês específico para fazer determinadas coisas ao limoeiro!

    Obrigado
    Kevin Oliveira

    Responder
  4. tatiane santos de jesus 29 de Março de 2013

    Tenho uma laranjeira a quase 4 anos e ela nunca deu frutos,o que será,as folhas a alguns meses estão cheias de bichinhos pretinhos bem pequenos .

    Responder
  5. Manuel Ferreira 22 de Abril de 2013

    Gostaria de saber que devo deitar num limoeiro que, apesar de ter muito fruto e muita flor, tem também muito piolho junto da flor! é suposto estar a prejudicar a arvore?
    Podem ajudar-me qual o tratamento?

    Responder
  6. Maria Leonor Fernandes 23 de Abril de 2013

    Tenho um Limoeiro com quasi 9 anos fui obrigada a dar-lhe uns grandes cortes porque se encheu de bichos pretos e brancos. Pensei que ia secar mas enganei-me está a nascer muitas folhas e já tem algumas flores o que poderei fazer para o manter saudável? Agrdeço a vossa colaboraçâo

    Responder
  7. Manuelle 11 de Maio de 2013

    No pé de limão pode dar flor?

    Responder
  8. Alice Magro 19 de Maio de 2013

    Tenho uma grande paixão pelos limoeiros laranjeiras ! Mas estou em terra muito fria Miranda do Douro , e alem de tudo faço tudo para poder manter essas lindas e agradáveis plantas em minha volta , alem do trabalho de as ter em vasos entrar-las no inverno e tirar fora na primavera ! para evitar tanto trabalho porque tenho 15 entao decidimos fazer uma estufa em vidro duplo tudo de portas de correr ou abrir de 5 m x 3 m , e uma tela para fazer sombra em caso de muita calor , entao este ano plantemos todos os limoeiros e laranjeiras no solo , e abro ou fecho segundo o tempo , a plantação foi feita em março e tudo começou bem os rebentos novos carregados de flores que sao umas bolas brancas um cheiro maravilhoso !!! e desde 15 dias começaram a cair folhas ainda bem verdes e muita flor , que a flor vá caindo que e muita demais compreendo mas as folhas não sei o que fazer não tem piolho nem aparente nada de doença mas as folhas e flores a cair e a ponta dos ramos ficam pelados e depois parece que começa a secar , hoje pus calda bordalesa fraquinha com medo de os queimar …. ficaria muito grata se me pudesse dar uma ideia ao que devo fazer …. muito obrigada Alice

    Responder
  9. JoaoCarvalho 2 de Junho de 2013

    tenho um limoeiro anão numa varanda fechada com baste luz..
    Gostaria de saber, se pode dar limões

    Responder
  10. MONICA R 4 de Junho de 2013

    PLANTEI UM PE DE LARANJA SERRA D’AGUA E ESTÁ ENROLANDO AS FOLHAS, PQ? APARENTEMENTE NÃO TEM PULGÕES. GRATA

    Responder
  11. Renato Bessa 11 de Junho de 2013

    Gostei mutio da matéria, vou tentar com os meus, tenho dois limoeiros, grandes, vistosos e aparentemente sem nenhuma incidência de praga, entratanto nuca deram frutos e nem sei se um dia darão, vou preparar uma boa corça para esses preguiçalimões (sem colocara arvore em risco). Obrigado, e sem vc tiver outras dicas por favor mande-me.

    Responder
  12. eulo 12 de Junho de 2013

    ola, gostaria de saber se o limão taiti aguenta local que possui geada e baixa altitude

    obrigado

    Responder
  13. Diego 18 de Junho de 2013

    estou com uma muda de limão e de laranja e me falaram que para o pé nao crescer muito eu posso cortar a ponta dele que ele fica sempre pequeno nunca mais cresce vertical so horizontal isso é mesmo verdade?
    obrigado

    Responder
  14. niraldo angelo 18 de Junho de 2013

    tenho no meu quintal um pé de mexerica pocam,esta saindo folhas novas e pequenas o que devo fazer.a mesma esta com + ou – 40 mexericas grato.

    Responder
  15. Milena Costa 21 de Junho de 2013

    Boa tarde, tenho no meu quintal um limoeiro que com o passar dos anos os limões começaram a (brocar), as folhas em carunchar e com umas manchas preta na folha, e aqueda das folhas tbm estao constantes;
    Me diga uma solução fico no aguardo.
    Grata
    Milena e Almira(Mãe)

    Responder
  16. joao morais ermeiro 22 de Junho de 2013

    ola tenho um limoiro que comprei e plantei no meu quintal já vinha com limoes e já a 2 anos que me acontece a mesma coisa da flor depois aparece o limão e depois aparece no chao o fruto cortado pelo pe redondinho ficando sem limoes gostaria se possível imformarem se posso fazer alguma coisa obrigado

    Responder
  17. Ricardo Freire 23 de Junho de 2013

    Olá!
    Se possível, podia dizer em que alturas e com que frequência devo aplicar calda bordalesa em laranjeiras e limoeiros?
    Agradeço a informação.

    Responder
  18. soares coelho 9 de Julho de 2013

    Olá a todos, sou topógrafo e de agricultura percebo muito pouco infelizmente, mas li quase todas as dúvidas e opiniões aqui postadas, inclusivé de um coment, que diz que bater no pé do limoeiro é uma atitude bárbara, (sic) Pois eu tenho um limoeiro com cerca de 3 anos, e farta-se de dar limões enormes ( cerca de 10 centimetros de comprido por 5 de diametro ), pois contrariamente ao comentador (que respeito) o meu limoeiro começou a dar muitos e bons limões, nunca o adubei, só tem água com fartura da rega do gramado…. bjs a todos

    Responder
  19. fernanda reis 6 de Agosto de 2013

    tenho um limoeiro num vaso médio, está muito vigoroso, com muitos frutos pequeninos, desenvolvem-se pouco e nao amadurecem (nunca ficam maduros) acabando por cair. o que devo fazer? podá-lo? quando? obrigado pela ajuda

    Responder
  20. Adriano Loredano 15 de Agosto de 2013

    Lendo os post do blog, resolvi compartilhar minha curta/longa vivência com cítricos. Meus cítricos até hoje só deram folha talvez por serem originários de sementes. Percebi que a maioria cita problemas com pulgões, cochonilhas, ácaros, mosca negra, fungos etc. Para essas pragas utilizo defensivos naturas calda de fumo de rolo, óleo de neem, chá de casca de alho e cebola e alho e cebola batidos no liquidificar com água. Depois basta pulverizar nas folhas ( frente everso) , troco e terra.Busca na internet essa receitas e defensivos naturaias. Um GrandeAbraço

    Responder
  21. joao Carvalho 22 de Agosto de 2013

    tenho um limoeiro anão (lima) em varanda fechada, que tem limões e está a dar bastantes rebentos, com folhas vistosas.
    Gostaria de alguma informação como devo trata-lo.

    Responder
  22. Maria Jose 25 de Agosto de 2013

    Tenho um limoeiro em vaso na varanda que dá flor e aparecem uns frutos pequeninos que não se desenvolvem e acabam por cair. O que devo fazer?

    Responder
  23. antonio Carlos 29 de Agosto de 2013

    Tenho um pé de limão galego de um ano e meio de idade e que esta florido, mas quando despontam os frutos, logo eles caiem. Qual o problema e como poderei resolver.

    Responder
  24. Alfredo Marques 3 de Setembro de 2013

    Tenho um limoeiro que está cheio de uma espécie de algodão pegajoso. Já fiz curas com Garbol mas não surtiu qualquer efeito. Qual seria o remédio mais indicado e como posso fazer a respectiva calda e quantas aplicações seriam recomendadas?

    Obrigado

    Responder
  25. selma 11 de Setembro de 2013

    obrigada amanha mesmo vou dar uma cosa no meu pe de limao

    Responder
  26. adriane 11 de Setembro de 2013

    temos um limoeiro, limão galego como conhecemos en nossa região e as folhas estão tomadas por piolhos oque devo fazer?

    Responder
  27. joao Carvalho 13 de Setembro de 2013

    tenho dois limoeiros anões, embora tenham muitos limões, um deles tem as folhas asparas e um pouco amareladas.
    gostaria de saber se existe um óleo próprio para limpar as folhas.

    Responder
  28. felipe 19 de Setembro de 2013

    olá,
    tenho um limoeiro thaiti enxertado num vaso grande, ele dá muitas flores e limoes, só que eles caem pequenos, o que pode ser? tem agumas folhas que estavem escuras….
    obrigado!

    Responder
  29. Douglas Rafael 23 de Outubro de 2013

    Diogo, Bom dia!!
    Gostaria de saber pois plantei um limoeiro siciliano no vaso, encheu de flores, caíram e começou a nascer vários limões e as folhas caíram quase todas, isso é normal?? Obrigado pela atenção Douglas!!

    Responder
  30. maria augusta franch 31 de Outubro de 2013

    Gostei de ter alguem para tirar duvidas e fazer perguntas quando necessario.

    Responder
  31. carlos guerreiro 26 de Novembro de 2013

    olá,
    Tenho um limoeiro que dá flor, cria o fruto mas não chega a crescer.
    Não sei o que se passa.

    Responder
  32. agenor oliveira 2 de Dezembro de 2013

    tenho um pe de limoeiro no meu patio que carregava que dava mais fruta doque folhas derepente começou cair as folhar com as frutas nos galhos e secar embaicho do tronco ums 60 centimetro acima do solo colhi todas as frutas ,sera que essas frutas da para aproveitar´para suco eu coloquei calacario no solo porque a terra era muito acida aterra em volta do pe sera que foi isço que matou a arvore,.obrigado

    Responder
  33. ginaldo de souza 8 de Dezembro de 2013

    boa noite, gostaria de uma informaçao, plantei um pe de limao rosa em um grande vaso, mas as folhas estao enrrugando nas pontas quando nassem e nao esta segurando os primeiros frutos que nasseram.
    o que devo fazer.

    Responder
  34. Bruna 3 de Janeiro de 2014

    Olá tenho 4 limoeiros e todos estão com frutos, porém preciso urgentemente mudar dois de lugar, transportá-los para outro terreno, terei algum problema se o fizer agora?

    Responder
  35. Fábio Barbosa 10 de Janeiro de 2014

    Gostaria de saber o que fazer pois plantei um limoeiro e quase um ano e as fplhas estão murchando e secando, tem algum remédio?

    Responder
  36. rosy 15 de Fevereiro de 2014

    bom dia nasceu em meu quintal dois pé de limão galego já vai para 3 anos e até agora não deu nem flor nem fruto o que faço

    Responder
  37. Danielle Andrade 16 de Fevereiro de 2014

    Ola,boa noite 🙂 Minha dúvida é a seguinte : na casa onde estou morando tem um limoeiro, mas acho que que tem uns 4 a 5 anos e não dá mais limões,quando dá são feios ,secos e pequenos , mas em pouquíssima quantidade. Como posso ressuscitar esse limoeiro ??? rsrsrs Desde já obrigada !

    Responder
  38. Joao Carlos 17 de Fevereiro de 2014

    Boa tarde. Tenho um limoeiro com cerca de 15 anos sempre deu muitos limoes, agora á cerca de 2 meses para cá os limoes estão todos a apodrecer na arvore e as folhas todas a cair. Será que me pode ajudar.

    Responder
  39. Marcos 23 de Fevereiro de 2014

    Tantas perguntas sem respostas…..para que serve então esta página?

    Responder
  40. tomas pinho 23 de Fevereiro de 2014

    pode me dizer a forma e o recorte do limbo da folha do limoeiro

    Responder
  41. Vasni Belisario 23 de Fevereiro de 2014

    Tenho um Limoeiro Galego dá bastante flôr mas os frutinhos caem o que devo colocar no pé pra segurar o fruto? como obter respostas pois as perguntas anteriores não vi respostas. Ou vou ter pelo e-mail ? obrigada.

    Responder
  42. Eda Simões 25 de Fevereiro de 2014

    Bom dia!
    Moro em Buenos Aires, algum tempo atrás trouxe uma semente de limão rosa da casa da mãe, e plantei num vasinho. O pé vingou e cresceu e como onde eu morava não tinha espaço, plantei num vaso grande e deixei na casa da minha vizinha. Infelizmente lá não pegava muito sol mas era o melhor lugar que tinha naquele momento. Há um ano e meio mais ou menos me mudei e trouxe o limão; ele agora está num pátio onde tem muita luz e sol – depois do meio-dia. Vejo que ele está mais encorpado mas até agora só deu umas 2 flores e ainda não deu limão… não me lembro bem quantos anos ele já tem mas acho que uns 4 anos pelo menos deve ter… o que você me recomenda? Agradeço pela resposta!

    Responder
  43. elisio carvalho 11 de Março de 2014

    amigos, aqui vai algumas dicas para conservarem o limoeiro e para dar limoes 1º se o limoeiro tiver piolho deitar-lhe remédio do pulgao 2º no inverno deitar-lhe calda bordalesa de mes a mes, isto protege a arvore da geada e os frutos 3º rega só se deve regar de semana a semana, nao habituar a muita rega 4º para dar fruto deve-se dar pancada no tronco ate se ferir tambem espetar um prego ferrugento no tronco 5º tambem gostam muito de ferrugem ao toro 6º adubo deve ser um adubo proprio para citrinos que é o azul granulado, mas pouco podendo ser no mes de fevereiro, boa sorte a todos,

    Responder
  44. juditefreitas 7 de Maio de 2014

    gostei de saber várias opiniões, por isso espero tirar proveito destes conselhos.

    Responder
  45. juditefreitas 7 de Maio de 2014

    Gostei dos conselhos e das opiniões mas, gostaria que fosse o eng. a dizer ou a ensinar como se deve fazer.

    Responder
  46. eduardo 21 de Maio de 2014

    Bom dia!
    Ganhei um limoeiro e gostaria de saber como faço pra descobrir a idade dele.

    Responder
  47. EDSON CASARIN 26 de Maio de 2014

    Tenho um pe de limão rosa ele dava boa safra, mas faz um ano que não da mais nada, oque faço? Será que é ferrugem? Preciso de uma orientação.

    Responder
  48. Daniel 17 de Junho de 2014

    acho bonito tanta gente interessada nas plantas! pena que o especialista parou de responder! Também, haja tempo né.. Maldita indústria farmacêutica e esse sistema capitalista distorcido e cruel, que mina nossa cultura e nos embrutece!

    Responder
  49. ANTÓNIO GONÇALVES 17 de Junho de 2014

    Bom Dia
    Qual a data mais apropriada para podar os limoeiros, ou poderá podar durante todo o ano?

    Tenho uma produção de limoeiros que comprei e plantei no meu terreno na Ponta de Pargo, Madeira. Na altura que os comprei, um Senhor que se encontrava ao meu lado perguntou-me se eu ia vender limões. O que é certo é que os limoeiros, plantados há 3 anos e estão a começar a dar flor. Poderá informar-me se quando é que começará a dar limões. Porque é um fruto que consumo bastante em casa e tenho pena que dos 2 nenhum dê limões maduros e com sumo. Obg

    Agradecia que me envia-se resposta para o email indicado em cima. Muito obrigasdo

    Responder
  50. tarssila 18 de Junho de 2014

    bom dia minha mãe tem um limoerio a alguns anos e de um tempo pra esta aparecendo uns fungos(são umas bolinhas pretas do tamanho do grão de areia,e com isso os limões estão ficando ressecados…como posso tratar desse pé e qual é o nome desse fungo?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo