A CARREGAR

Type to search

O cebolinho está para mim associado ao Verão, às abelhas, às refeições frias no jardim. É uma planta mais utilizada como erva condimentar do que medicinal. Como planta condimentar não tem grande tradição na cozinha portuguesa, apesar de ser uma planta excepcional para adicionar a molhos, queijos, sopas quentes ou frias, saladas, omeletas, scones, etc.

É uma planta originária da Europa do norte e Ásia, prefere climas temperados e frios, em tempos crescia espontânea em muitos lugares da Europa, América do norte e Sibéria. Em Inglaterra ainda se pode encontrar em estado selvagem perto do mar, onde se desenvolve nas arribas calcárias. No final da Idade Média começou a ser plantada em hortas e jardins, tornando-se popular no séc.XIX.

É uma planta de aparência um pouco frágil mas na realidade é bastante robusta e perene, de folhas longas, cílindricas e ocas atingingindo cerca de 30 cm de altura, flores de cor rosa ou lilás de capítulos arrendondados, pequeníssimos bolbos quase inexistentes.Família das liliáceas tal como o alho e a cebola, o seu nome científico é (Alium schoenoprasum).

Apresenta o mesmo sabor característico da cebola, mas muito mais leve e delicado, indicado para quem aprecia o sabor da cebola mas que que tem problemas em digeri-la.

 Utilizam-se as folhas, finamente picadas e frescas, não é recomendado cozinhar-se pois perde rápidamente o seu delicado aroma. Deve apresentar-se viçoso e mole e de preferência colher pouco antes de utilizar, quem não tem essa possibilidade pode sempre optar por congelá-lo.

 

Culinária

Finamente picado pode juntar-se a queijos creme ou manteiga, paté de atum ou simplesmente com iogurte e hortelã para acompanhar pratos de peixe, combina bem com abacate, courgette, faz excelentes omeletas, delicioso com salmão fumado, peixe grelhado, marisco, saladas frias de batatas com molho de queijo ou iogurte ou simplesmente adicionado à «vinegrette», pode ainda utilizá-lo a decorar os pratos de sopa ou travessas variadas, as flores podem também ser utilizadas da mesma forma adicionando aos pratos um leve sabor picante e um toque colorido. Combina bem com as seguintes ervas: cerefólio, salsa, mangerona, mangericão, paprika, funcho, coentros, estragão e doce-cecília.

 

 

Jardim e horta

Funciona como repelente de insectos. É bom companheiro das cenouras melhorando o seu crescimento e sabor, plantado em pomares de macieiras protege-as da sarna ou junto com os pepinos ou groselhas para os proteger contra o míldio.

É de fácil cultivo em qualquer terra de jardim ou em vasos de preferência perto da cozinha, gosta de ser bem regado.pode ser semeado ou propagado por divisão de raizes, morre no Inverno mas volta a rebentar na Primavera, deve ser cortado com tesoura ou faca e nunca arrancado, convém deixar sempre alguns rebentos para asim preservar a força do bolbo.

 

Se optar por deixá-lo florescer terá uma bonita planta ornamental muito apreciada pelas abelhas e bastante vistosa quando plantada em bordaduras.

Tags:

2 Comments

  1. elsa maria de oliveira miranda 15 de Abril de 2012

    achei muito interessante, porque conheci alguém especialista em plantas aromáticas medicinais, assunto que me interressa muito.Sou consumidora, e antes de comprar investigo sempre o que comprar mediante os sintomas que tenho.

    Responder
  2. Nuno Araújo 28 de Junho de 2012

    Quais são as produções anuais por ha?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo