Com o mês de Setembro regressam as noites mais frescas e húmidas e as tardes fazem sentir-se agradavelmente quentes. Aproxima-se o fim do verão e chega a hora de recolher frutas e legumes de fim de estação. Está na hora de tirar todo o partido dos tomates, recheados de energia e sabor, das ultimas pernadas carregadas de frutos, das pétalas coloridas dos canteiros e de se dedicar a tarefas de conservação, como sejam as tradicionais compotas de frutas, nesta altura de ameixas, e amoras, por exemplo, ou o tradicionalmente português doce de tomate.
É tempo de mudança, vão-se criando no jardim espaços vazios que é preciso preparar para novas culturas, é tempo de recolher as sementes, agora que o colorido das flores começa a rarear. É em resumo, tempo de mudança para o jardineiro e o hortelão.
Com o florir dos crisântemos e das sécias começa a lenta despedida do verão…
-Algumas podas, entre ela a poda das roseiras.
– Recolha de sementes (que deverão secar completamente ao ar antes de serem guardadas num recipiente opaco, devidamente etiquetadas, com p. ex. a variedade e a cor)
– Divisão de raízes
– Limpeza das flores murchas, das canas secas, supressão de botões acumulados no mesmo pé, para obter flores maiores e mais duradouras.
– Limpeza e preparação dos vasos para as plantações de Inverno e de Primavera.
– Está também na hora de começar a escolher os bolbos para o regresso da Primavera. As papoilas de jardim e ervilhas-de-cheiro podem semear-se já também.
– Se as suas flores de interior tiveram direito a férias na varanda ou no jardim, perto do final do mês, comece a trazê-las de volta para casa.
– Multiplique as lágrimas ou brincos-de-princesa. Corte pedaços de cerca de 10cm, que deverá deixar enraizar apenas em água.
Cuide das suas abóboras, dos tomates, que deverá regar cada vez menos, à medida que ficarem menos carregados.
Pode começar a planear semear cebolas, alho-francês e outras variedades que apenas costumam semear-se um pouco mais tarde, adiantando assim também um pouco a sua recolha.
No final de Setembro, a terra quente e húmida é ideal para a plantação de morangueiros, cujo enraizamento é facilitado nestas condições.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
gostei deste artigo e de outro artigos tambem interessantes ,bom trabalho eu desde criança que se o que e hortas e jardins mas tenho aprendido novas tecnicas continuem com o vosso trabalho e bons frutos parabens…………
Gostei. No entanto precisava de mais informação sobre a horta. Por exemplo couve, alface, etc., época e condições de plantação. Grata.
Muito abrangente ao Jardim e à Horta, muito útil portanto e apresentado em bonito, estimulante texto ………………