A CARREGAR

Type to search

Imagem: Edwig Storch

“Forçar” uma planta, será dar-lhe um determinado tratamento para obter flores em períodos que não são os seus momentos naturais de floração.

Para “forçar” bolbos, devem plantar-se em vaso deixando-nos numa obscuridade tão completa quanto possível até que apareçam os primeiros rebentos. Para que isto aconteça é também necessário deixá-los num local extremamente frio durante várias semanas. (entre 10 e 16, dependendo da espécie).

Como fazer

Bem escolhido o vaso ou floreira, deve colocar-se uma primeira camada de terra. Para que possam desenvolver-se sem problemas, não devem ficar em contacto quer com outro bolbo, quer com as paredes do recipiente. Uma cobertos de terra, podem cobrir-se com um saco de plástico preto e ser colocados no jardim, ou numa divisão escura da casa onde deverão ser “esquecidos” entre 10 a 16 semanas, de preferência a temperaturas baixas. (entre 6 e 10 graus).

É também possível encontrar no mercado bolbos que já foram “tratados”, por profissionais que lhe garantirão o mesmo resultado, evitando o tempo de espera.

Flores

Passado o período de” hibernação forçada” e uma vez que os bolbos tenham rebentos entre os 3cm e 5cm, devem ser colocados em vasos à sombra, podendo depois ser mudados definitivamente para o local onde se pretendem plantar. Escolha um local bem iluminado mas em que a planta não fique exposta a raios solares directos e tenha o cuidado de manter a terra sempre húmida. A floração acontece, geralmente nas 3ª ou 4ª semana após a planta ter sido trazida para a luminosidade e calor. Deve então contar-se com cerca de 15 semanas (no mínimo) entre a plantação do bolbo e o aparecimento das flores.

Aqui ficam algumas sugestões de bolbos que são relativamente fáceis de “forçar” e lhe garantirão uma consoada naturalmente colorida!

Amarílis: Bolbo de verão, muito apreciado pelas suas flores “natalícias”. Pode dispensar a exposição ao frio para forçar este Bolbo.

Jacinto: Esta flor tem a particularidade de produzir flores muito perfumadas, e deve apenas ser “forçado” em vasos ou jarras com água, não ser utilizado o processo “tradicional”.

Crocus: O enraizamento tem lugar entre as 12 e as 14 semanas. Estes bolbos podem ser “plantados” em taças de vidro. Encher a taça de gravilha até meio e assegurar-se que as raízes estão sempre em contacto com água, mas nunca completamente submersas.

Nota: Esta operação esgota totalmente o seu bolbo, pelo que será inútil tentar plantá-lo de novo.
Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo