A CARREGAR

Type to search

Vespas e Abelhas são visitas que dispensamos no nosso jardim, principalmente durante uma refeição.

En Provence, umas das técnicas utilizadas para as manter afastadas consiste em cortar ao meio uma garrafa de água, em cuja parte inferior se deita cerveja, marmelada ou qualquer outra compota.  Coloca-se num canto mais afastado do jardim e deixa-se ficar assim até que toda a colónia saiba onde se alimentar. (um ou dois dias bastam)

Quando toda a comunidade já estiver habituada a alimentar-se da garrafa, é colocada a outra metade por cima, com a parte da tampa, na qual se fez uma pequena abertura, para baixo.

Os insectos continuam a procurar as iguarias da garrafa, mas, uma vez que entram, já não lhes é possível sair. Se pretende acabar definitivamente com elas, encha a garrafa com líquido até meio e despeje-a cada dois dias. Se apenas pretende uma refeição familiar sem visitas, solte-as depois de anoitecer, sabendo que voltarão no dia seguinte.

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:

Talvez goste deste artigo

3 Comments

  1. Pedro 1 de Outubro de 2009

    Dispensam as abelhas? Essa nao entendi, eu acho que quantas mais melhor, e nada mais fácil do que direciona-las para os locais correctos do que plantar flores pelos sitios onde as queremos.
    Vespas? Facílimo, um depósito de água não estagnada no lado oposto ao nosso local de sossego. Elas têm tendencia de frequentar a água para sassiar a sede e usa-la na construção das suas casas!
    Isto é mesmo um portal de Jardim? Nem parece vosso!!!!!

    Responder
  2. Alexandre 5 de Junho de 2015

    Também não entendi a questão de “dispensar” as abelhas…
    São fundamentais para a polinização das flores e, não incomodam as pessoas se estas não forem incomodadas.
    A questão das vespas é outra coisa, tal como se disse no comentário anterior, basta mantê-las longe, quer com recipientes de água quer com atractivos doces. As vespas só picam se alguém estiver a menos de 50cm do ninho, caso contrário não chateiam.

    Como já se disse, isto sendo um Portal sobre jardinagem exige-se mais atenção ao pormenores técnicos.

    Responder
  3. Flor 16 de Agosto de 2016

    E que tal estar a relaxar numa piscina e as abelhas e vespas andarem à nossa volta? Fantástico! Deixá-las andar e não fazer nada até que elas nos piquem a todos!
    Por amor de Deus! O Sr. Pedro e o Sr. Alexandre dizem que as ditas são fundamentais para a polinização, também concordo, mas eu dispenso que elas venham “polinizar” em cima de mim. Que vão para bem longe é o que eu pretendo.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo