A CARREGAR

Type to search

Estaquia: Como plantar por estaca.

É praticamente impossível obter determinadas plantas a partir da semente. Um dos métodos que pode aplicar para reproduzir as suas plantas preferidas é a estaquia.

A estaquia, ou “multiplicação por estacas”, é um método de reprodução assexuada de plantas, consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em meio úmido, se desenvolvem em novas plantas. In “Wikipedia

Como fazer

Comece por escolher recipientes suficientemente fundos, entre 10 e 15cm,  individuais ou não, mas tendo o cuidado de nunca tentar reproduzir variedades diferentes no mesmo vaso. Depois, tenha cuidado na escolha da terra. Um substrato leve, composto por húmus e areia, que deverá “apertar” ligeiramente antes de abrir os buracos para as estacas. Estes deverão ter no mínimo 5cm de profundidade para facilitar o enraizamento, o que significa que o seu recipiente deve conter uma mistura de terra com pelo menos 7,5cm.

Escolha uma planta adulta e saudável. Se os nós dos caules forem visíveis, tente cortar uma secção com pelo menos 4 nós. Se não forem, corte estacas com cerca de 15cm. Pode também optar por um cortar um ramo novo, lateral, aproveitando assim para dar forma à planta original.

Para preparar a estaca para o enraizamento, retire todas as folhas em cerca de 1/3 do caule, deixando nua a parte inferior. Havendo nós, deverá deixar, por baixo do último, não mais de 5mm. O corte, em qualquer situação, deverá ser limpo, não deixando feridas nem rasgos na estaca. Corte as pontas das folhas grandes, que consomem energia de que a estaca precisará para o enraizamento. Retire também todas as flores ou “botões” que possam haver.

Coloque as mudas nos recipientes de destino e aperte a terra em volta das mesmas. Quando todas estiveram mudadas, humedeça a terra e a estaca com a ajuda de um pulverizador. Procure deixá-las num lugar abrigado, com luz mas sem sol directo. Se cobrir os vasos com um saco de plástico, pode utilizar suportes como canas ou outros para criar uma mini-estufa. Não feche completamente a parte inferior, permitindo a circulação de ar fresco que ajudará a reduzir problemas de manchas e bolores, mantendo no entanto a humidade.

O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias. Pode verificar como se estão a comportar as suas estacas, levantando a terra por baixo da mesma com cuidado, com um agrafo, por exemplo, ou no caso de recipientes individuais de plástico, apertando com cuidado e levantando todo o conteúdo.

Se tiver terra e espaço suficientes, pode deixar as suas estacas nesta terra até à mudança definitiva de local. Se não, aguarde que as raízes mais longas atinjam 1cm e mude-as para novo recipiente contendo o mesmo tipo de terra para a qual as mudará mais tarde.

Dicas

Prepare as estacas de manhã, quando as plantas estão repletas de água. O caule por si só não vai conseguir absorver muita água nos próximos tempos. Se aparecerem rebentos mas a humidade não for suficiente, acabarão por morrer.

Se pretende enraizar a sua estaca directamente no local de destino, rodeie-a de pedras, por exemplo e coloque por cima uma jarra ou um copo de vidro. Isto ajudá-la-á a conservar a humidade. Mas atenção, vidro raios de sol directos, podem assar a sua estaca…

Tome nota das datas em que prepara as estacas. Se o fizer em alturas diferentes em anos diferentes, obterá resultados diferentes. Se tomar nota, saberá sempre qual a melhor altura para propagar cada uma das suas plantas.

Existe no mercado, uma hormona de enraizamento, em forma de pó, que poderá utilizar. Tenha sempre o cuidado de apenas mergulhar no pó metade da parte do caule que irá ficar enterrada e de deixar uma camada extremamente fina, sacudindo cuidadosamente os excessos.

Esta técnica é particularmente indicada para: Asteres, campânulas, crisântemos, clematites, dálias, alfazemas, e gerânios entre outras inúmeras variedades.

A partir de Setembro, e passada a época de floração, pode começar a fazer estacas de brincos-de-princesa, cravos, cravinas, sardinheiras, roseiras, salvia, santolinas…

Por altura do Natal, as estacas de aromáticas já estão suficientemente enraizadas para serem movidas…acrescente aroma aos seus presentes!

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:
Artigo anterior

128 Comments

  1. Montes 18 de Novembro de 2014

    Falando da oliveira vou dar-lhes uma pequena e útil informação.Se a árvore se apresentar com uma ramagem fraca em que a maioria dos ramos não atingiram 20 cm, bastará efectuar uma poda ligeira de encurtamentos, não severos. Quando a poda é severa dá origem a ramos fortes e estes não dão frutos. Durante o Verão a oliveira deve ser vista e suprimirem-se os ramos vigorosos, ladrões, ou atarracá los se fizerem falta á copa.

    Responder
  2. Montes 19 de Novembro de 2014

    falando da nogueira. Não tem esporões e apresente os gomos florais masculinos separados dos femininos, sobre os quais assenta a frutificação, é dióico. Nos ramos terminais e na sua extremidade, geralmente geralmente aparecem flores femininas que originam uma ou duas nozes.Há ramos em que aparecem gomos florais masculinos e femininos. Os masculinos são compridos e os femininos arredondados.

    Responder
  3. Paulo 23 de Novembro de 2014

    Pretendo adquirir hormonas para enraizamento de estacas de marmeleiro (plantação de 2000 estacas)…
    Alguem sabe onde posso comprar e qual o melhor ????

    Obg. Paulo

    Responder
  4. Montes 7 de Dezembro de 2014

    asw estacas de marmeleiro enraízam com muita facilidade e sem auxílio de hormonas, é o que tenho feito.ao adquirir estacas de marmeleiro, corta-os com um comprimento nacessário, para que depois de plantados e com uma boa inclinação apenas fiquem de fora da terra uns dez centimetros. se forem plantadas inclinadas ganham mais ra,izes do que sendo aprumadas.devem ser bem regadas durante o verão e quando existirem ramos novos pode adubar mas com cautela

    Responder
  5. MONTES 14 de Dezembro de 2014

    Regar o limoeiro.A -agua não deve encostar ao troco para o livrar da gomose. Deve fazer um cone com terra e encostá la ao tronco e então começa a abrir debaixo da árvore um espaço na terra para ser bem regada.Debaixo dos citrinos não se deve cavar fundo. apenas sachar para não serem cortadas as raizes pastadeiras, radiculas. Se tiver formigas corta o fundo de um balde, faz se um corte ao alto.Coloca se em volta do tronco,não encostado, enterra se uns centimetros ata se ,a volta ata se e com um pincel coloca se ,oleo queimado e as formigas ficam coladas.

    Responder
  6. MONTES 14 de Dezembro de 2014

    ENXERTIA DE CITRINOS. Uma pequena ideia, todos os citrinos nascidos de semente devem ser enxertados para produzirem.A enxertia deve ser feita a partir de Abril quando o cortex despega bem.Pode ser de borbulha ou de garfo.Se se fizer num ramo grosso, corta se e limpa se bem com uma navalha.Com uma cunha abre se a pele entre a madeira e a casca. Faz se o garfo em cunha e enfia se com o golpe para a madeira, dão se umas voltas de fio ou rafia para apertar.Ha quem coloque barro numa garrafa de plastico ou cola.

    Responder
  7. João 17 de Dezembro de 2014

    Olá posso plantar a estaca diretamente no vaso com terra adubada e se plantar devo regar?

    Responder
  8. MONTES 23 de Dezembro de 2014

    Sr. João, devem nascer de semente de preferencia da laranja azeda, que se encontra em locais públicos. Pode semear em vasos, sem adubações para não queimar a semente.Deve ser semeada em terra leve e na Primavera. As laranjas serão apanhadas são colhidas de Inverno quando caem, tiram-se as sementes e secam-se. Depois na ocasião semeiam-se em vasos ou em canteiros , mais tarde serão mudadas para o lugar preferido e enxertadas.Não aconselho criar limoeiros em vaso , assim como não se pode criar um peru na gaiola de um pintassilgo.

    Responder
  9. MONTES 25 de Dezembro de 2014

    Hoje dia de Natal, quero tambeém dar uma simples prenda a quem a desejar.Há tantas pessoas que gostavam de ter limões e com bom local para tal fim. .Em 1957, em Alcobaça aprendi que os limoeiros

    LIMOEIROS EM LATADA COMO SE FAZ NAS VIDEIRAS. Hoje pouco se sabe sobre esta questão.Os limoeiros dão excelentes latadas, além dos frutos e da sombra de Verão

    LIMOEIROS EM LATADA, COMO SE FAZ NAS VIDEIRAS. Hoje pouco se sabe sobre esta questão. Os limoeiros dão excelente latadas, além dos frutos e da sombra durante o Verão.Plantem um ou mais limoeiros debaixo da latada, depois de crescidos atem os ramos como se faz com as videiras, em vez de serem cortados. São estes que vão dar melhores frutos, por serem encurvados, e assim teem tendencia á frutificação, enquanto aprumados só dão folhas. E a minha oferta de Natal.

    .LIMOEIROS

    Responder
  10. MONTES 9 de Janeiro de 2015

    COMO PLANTAR FIGUEIRAS POR ESTACA.Nesta época costumo plantar ramos de figueira para enraizarem. Os ramos que planto e quando os colho nas figueiras não os corto com serrote ou tesoura.Rasgo-os com a mão e tenho tido bons resultados depois de plantados.Tamb,em não utilizo ramos grossos, apanho-os com meio metro de comprido ,mais ou menos.Quero dizer que tenho uma figueira com 2 variedades num só tronco que quando as plantei uni-as com 2 parafusos.Num quintal fica bem porque não é comum ver-se e as pessoas admiram.

    Responder
  11. Sílvio Fagundes Abrantes 9 de Janeiro de 2015

    Gostava que alguém me desse uma dica como enraizar kiwis. Já tentei dão rebentos mas depois morrem. Estes kiwis troxe-os da Alemanha há 34 anos e agora queria reproduzir mais porque é só um macho e uma fêmea. Como posso fazer enraízamento?

    Responder
  12. Leda Maria Baptista 11 de Janeiro de 2015

    Cultivo um craveiro gigante , desde 2013. ele floriu muito neste ano. Percebo que floriu somente uma vez, mas tem muita mudas fortes. Gostaria de saber se é interessante contar com estas mudas para estaquia de novos vasos e qual a epoca para faze^-lo. Obrigada

    Responder
  13. luis 18 de Janeiro de 2015

    Como se chama a hormona?quantas vezes as.devemos regar.

    Responder
  14. MONTES 30 de Janeiro de 2015

    HORMONAS DE ENRAIZAMENTO. Gosto de ajudar, mas neste caso não sei se o poderei fazer,vou tentar. Há tantas pessoas a pedirem este produto. Em todas as cooperativas do país é vendido. Exemplo,Alcobaça,Caldas,Torres e outras.CASA CARVALHO EM VALE DE FIGUEIRA – Almada. Não conheço aqui nenhum empregado. Em ALCOBAÇA, sou sócio da COOPERATIVA. Aqui se pedirem a qualquer sócio, não dizem que não,estão sempre sócios presentes nas suas compras para a agricultura.Peço perdão pois é o meu concelho.Fico grato por ter sido autorizado.

    Responder
  15. Norma 1 de Fevereiro de 2015

    Bom dia!
    Estou em Recife e meu canteiro leva sol pela manhã e tarde, já tenho algumas ixorias plantadas, mas gostaria de aprender a fazer estacas delas. Essa técnica serve para fazer estacas de ixora?
    Grata

    Responder
  16. graciete 17 de Fevereiro de 2015

    tenho uma cerejeira com 5 anos não da fruto o que dvo fazer? ela esta enorme se alguem sabe o que fazer po favoe diga obrigado

    Responder
  17. miguel silva 27 de Fevereiro de 2015

    posso fazer uma estaca de oliveira de um ramo prai com uns 15 cm de diametro?
    obg
    mig

    Responder
  18. montes 28 de Fevereiro de 2015

    Sr. Miguel vou ajudá-lo sobre o assunto que pede sobre a plantação de estacas de oliveira. Pode cortar estacas de meio metro ou mais de comprido. Posto isto abra um rego e deite as estacas no mesmo cubra-as de terra.Algum tempo depois começam a rebentar vários ramos, não esquecer a rega. No fim do ano arranca as estacas e em cada ramo corta o velho a serrote e fica com várias oliveiras.Também pode cortar estacas com uns 30 cm de comprido e plantá-las como se planta cebolo estas ficam aoalto.

    Responder
  19. montes 28 de Fevereiro de 2015

    Sr.MIGUEL SILVA . Devo dizer-lhe que pode plantar as estacas de oliveira conforme diz,apenas deve cortar as estacas com meio metro de comprido ou mais conforme entender. Deve enterrá-las no rego mas deitadas, são tapadas com terra e durante o Verão serem bem regadas.Assim vão rebentar vários ramos e no Inverno serão arrancadas e em cada ramo que rebentou corta o velho e fica com oliveiras novas.Também pode colocar pequenas estacas ao alto no rego e se rebentarem também terá em cada estaca uma oliveira

    Responder
  20. nuno vaz 8 de Março de 2015

    A minha GLICINEA rosada está a morrer. Necessito de enraizar uma ou mais podas dela … Só porque as sementes dela, não produzem plantas com flores rosadas !
    Será que algum ou alguma amiga das plantas, me poderia indicar uma boa marca de Hormonas de enraizamento ?
    Fico muito agradecido a quem me ajudar !
    Um abração para todos Vocês :
    Nuno

    Responder
  21. Araújo da Silva 20 de Março de 2015

    Também gostaria de saber onde comprar Figueira Lira.
    Muito obrigado!

    Responder
  22. Maria 21 de Março de 2015

    Plantei em Novembro, 1 limoeiro, 1 romãzeira 1 marmeleiro e 1 diospireiro.
    O marmeleiro começou logo a florir quando foi plantado. A romãzeira está a florir agora.
    Utilizei esterco de curral. Mas o diospireiro ainda não floriu, estou um pouco apreensiva, se estará tudo bem.
    Estas árvores comprei no Lidl estavam a um preço em conta .
    Temos laranjeiras e clementinas, tanjas e tangerinas árvores com mais de 20 anos.
    Gostava que me dissessem quem sabe se tenho que fazer mais alguma coisa ao diospireiro, ou algum adubo.
    Maria

    Responder
  23. Arménio Almeida 23 de Março de 2015

    Podem propagar limoeiros por estaca ?

    Responder
  24. montes 3 de Abril de 2015

    Senhora D. Maria. Vou dar-lhe a minha opinião. Não é fácil por agora, mesmo com os conhecimentos que adquiri em escola agrícola, desde 1957. Respondo à sua humildade. Disse-me que o diospireiro ainda não deu flores e as restantes que deram.Penso que quer dizer, não deu rebentos.Quando compramos árvores estamos sujeitos a estes problemas, porque por vezes, estão arrancadas há muito tempo. O estrume deve ser sempre misturado com terra fora da cova e depois colocado na mesma e então é que se deve plantar a árvore.

    Responder
  25. Manuel Nogueira 8 de Abril de 2015

    Gostaria de saber como posso plantar ou semear um loureiro no meu quintal e o mês mais apropriado.

    Obrigado

    Manuel Nogueira

    Responder
  26. F Lima 12 de Abril de 2015

    Gostava de saber se posso fazer pegar por método de estaca as variedades mirai-a do gênero acacia.

    Responder
  27. montes 30 de Abril de 2015

    Senhor Manuel Nogueira. Os loureiros nascem de semente e devo dizer que procure debaixo dos loureiros que conheça ou perto dos mesmos que irá encontrar o que pretende. Já os vai encontrar crescidos. Já plantei alguns e dei também, mas nunca os semeei e foi sempre por este processo. Também pode falar com quem vende árvores e encomendá-los, pois devem ser vendidos em vasos. Se porventura conhecer algum amigo que saiba o local destas árvores, peça ajuda e assim ficará com o seu desejo satisfeito. Envio-lhe os meus cumprimentos.

    Responder
  28. montes 16 de Maio de 2015

    PLANTAR FIGUEIRAS NO INICIO DO VERÃO. Então vejamos; rasgam-se pequenos ramos para plantar em vasos ou até em pacotes do leite com o tamanho necessário e não se deve cortar a ponta (extremidade) mas sim cortar a folhas mas, não rentes. Se for para plantar em local definitivo corta-se um ramo, ou também com ramos laterais e enterra-se. Apenas ficará um, pouco de fora da terra e os restantes ganharem raízes. Não esquecer de colocar palha ou feno para aguentar a frescura. Já os mais antigos o fizeram pelo São João e eu co 75 anos continuarei, para dar. Os vasos não devem ficar ao sol direto.Não esquecer as regas em todas as estacas plantadas. Muito boa gente desconhece e eu tenho o gosto de informar

    Responder
  29. Eduardo dos Santos 14 de Julho de 2015

    Moro em Coimbra

    Sou apaixonado pelas plantas e sua expansão em proveito humano

    No decorrer da minha plantação no quintal de cerca de 25 kiwis —tentei a reprodução de varias maneiras conforme encontrei por aqui. mas fiquei pouco convencido, mas por mero acaso encontrei a melhor forma de reprodução .
    Se alguém quiser saber o meu metodo basta me contactar—eduardo.santos.pt@gmail.com———–
    O meu sistema não recorre a qualquer elemento extra para ajuda—apenas as estaquias—-
    966772204
    Saudações agronomas

    Responder
  30. Roberto 24 de Julho de 2015

    Gentileza.
    Informações jabuticaba como fazer estaquia e quais diferencias de hibras com a sabara.
    Pretendo ter em vazo ou covas mas que não cresça muito é possível .
    Grato.

    Responder
  31. Eduardo dos Santos 1 de Agosto de 2015

    KIWIS———Eu descobri um processo de enraizamento muito simplificado—nada de hormonas—nada de medidas—nada de vasos———————-Tudo feito diretamente na terra a qualquer data desde que a vara esteja sem folhas.
    ——-Quem quiser pode me pedir ajuda—estarei sempre disponibel—–eduardo .santos.pt@gmail.com………..

    Responder
  32. Priscila 15 de Agosto de 2015

    olá, fiz estacas de roseiras, utilizei AIB como hormônio enraizador, elas ja emitiram folhas, gostaria de saber quando tempo demoram para emitir flores, a mesma pergunta vale para três-marias ! desde já,obrigada.

    Responder
  33. louzada 8 de Outubro de 2015

    Boa tarde

    Um vizinho eu-me alguns diospiros que eram uma maravilha. Penso pedir-lhe umas estacas para tentar a reproduçao, mas não sei como fazê-la.Posso reproduzir os diospireiros por estaca ou só o posso fazer por enxerto? Se for por enxerto , em que posso enxertar?.

    Cumprimentos

    Responder
  34. MONTES 11 de Outubro de 2015

    Há quem pretenda possuir no seu quintal uma amendoeira e, gostaria ser o prórprio proceder à sua existência. Devo dizer que +e muito fácil. 1º Pode semear o fruto e depois proceder à sua enxertia e da qualidade desejada, para não ser enganado mas, depois de ter o diâmetro para o efeito. 2º Tambem pode procurar onde existam ameixeiras e arrancar debaixo das mesmas uns rebentos e se possível com algumas raízes e plantá-los fazendo depois tambem a dita enxertia em amendoeira. Também se pode enxertar em pessegueiro se for novo. 4º A amendoeira como é uma árvore muito robusta , o melhor cavalo é o de amendoeira. Devo informar que até já fiz enxertias em São Brás de Alportel para o Sr. Francisco Carrasqueira, Sargento de Marinha, que tem mais de 90 anos. Um abraço.

    Responder
  35. montes 14 de Outubro de 2015

    Não sei como agradecer a V. Ex. por ter sido autorizado o comentário do dia 11. É de louvar esta coluna de Portal do Jardim. Senhor Diretor, V. Excelência sabe dar o valor ao respeito e à liberdade de quem é honesto em dar respostas aos pedem esclarecimentos. Bem haja esta página para tantos que a desejam. Bem haja SENHOR DIRETOR, pela sua dignidade e humildade. Peço perdão. Os Portugueses devem dar o valor a quem merece.Não faço este estímulo por vaidade, mas sim a quem o merece e é digno de tal louvor.

    Responder
  36. Redacção PortaldoJardim.com 15 de Outubro de 2015

    Bom dia, nós do Portal do Jardim é que agradecemos o seu valioso contributo e nos esclarecimentos que presta aos nossos leitores aqui no Portal. Mais uma vez obrigado.

    Responder
  37. maria jose vale 24 de Outubro de 2015

    Adorei esta página, sobre plantio através de estacas e como em Outubro pega tudo limpei o meu minifúndio e toca de plantar flores e frutos como pode imaginar estou apaixonada

    Responder
  38. maria jose vale 24 de Outubro de 2015

    Obrigada esta página é linda

    Responder
  39. graça monteiro 14 de Novembro de 2015

    onde possa comprar o pó de hormonas de enraizamento
    muito obrigada.

    Responder
  40. Márcia Cavalcante 20 de Novembro de 2015

    Gostaria de saber se posso rancar uma videira antiga e replanta-la novamente, e como devo fazer.

    Responder
  41. Jo silva 21 de Novembro de 2015

    Alguém me sabe dizer que liquido ou hormona é aquela que se poi no pé?

    Responder
  42. MONTES 1 de Dezembro de 2015

    Sra. Dona Márcia, vou responder há sua muito grande humildade, porque nesta página, nunca apareceu alguém que fizesse tal pergunta. Assim, as videiras deverão ser plantadas com um ano de idade, enxertadas em cavalos (bacelos) próprios para o terreno em questão. Se pretende um filho da mesma pode plantar uma vide (nova) deste ano e, se possível com um bocado de pé do ano passado, a fim de molhor enzaizamento. Uma videira velha nunca deve ser de novo plantada, por várias razões, Experiencia de quem plantou centenas, podou e tratou. O cavalo deve ter raizes finas e muitas para melhor enraizamento. Se forem compridas devem ser encurtadas um pouco. Na plantação o estrume deve ser misturado com terra, assim como em todas as árvores. Em pricípio para que as raizes qundo chegam ao estrume (só) que poderá estar quente e a planta morra. Depois diz-se: plantei como já fiz, mas esta secou. E porquê ?………… Perdoai-nos Senhor porque não sabemos.

    Responder
  43. MONTES 2 de Dezembro de 2015

    HORMONAS DE ENRARIZAMENTO PARA TODAS AS PESSOAS QUE PRETENDAM TAL PRODUTO. Pedem que diga o local da sua venda. Como é possível tal resposta pois não se sabe o concelho das residências de quem bprocura?. Há várias marcas do mesmo produto à venda nosso País e certamente em todos os concelhos Devem ler o que escrevi a 30 de Janeiro de 20015 às 19/47 horas. Adeus

    Responder
  44. Eduardo dos Santos 27 de Dezembro de 2015

    Sou apaixonado pelas plantas
    DE experiencia em experiencia descobri como enrraizar estaqias de kiwi usando um processo simples, apenas estacas e terra. Garantia de quase 100%

    96 677 22 94

    Responder
  45. José Loureiro 2 de Janeiro de 2016

    hormonas de enraizamento “colonex”encontram-se na loja da Maria em Espanha. http://www.loja da Maria.es

    Responder
  46. joao 4 de Janeiro de 2016

    Tenho algumas parreiras no meu quintal. Estou desiludido pois não produzem sem que se tenha que fazer uma serie de tratamentos. Por acaso ha variedades de uva de mesa mais resistentes a doenças. Ah, é verdade que as nespreiras só produzem se houver outra por perto?
    E ainda outra pergunta, para obter boas produçoes de medronho tenho que plantar alguma variedade em especial ou posso ir à serra apanhar varas de medronheiro e fazerestacas?

    Responder
  47. José luis Ferreira Aveleira 8 de Janeiro de 2016

    tenho um terreno junto à casa onde faço as minhas experiências com árvores de frutos tropicais, já consegui bananas, mangas e anonas, tenho frutos nacionais de janeiro a dezembro, quanto a uvas de mesa não consigo encontrar as denominadas por Sweet Shappire , alguém me ajuda? OBRIGADO…

    Responder
  48. Hugo Pedro 20 de Janeiro de 2016

    Uma vez que tem mangas e anonas, a anoneira já produziu? Sou da zona de Pombal, tenho 5 anoneiras, mas foram plantadas de caroço e queria enxerta-las. Tenho diversas arvores tropicais, inclusive uma goiaba que este ano e como foi o 1 ano de produção, deu mais de 15 kg de fruto… o meu mail: hugo16389@gmail.com

    Responder
  49. roberto matos 25 de Janeiro de 2016

    Tento a muito tempo plantar semi-lenhosas bignonaceas como o cipo rosa, sete-leguas, trombeta chinesa por estaquias do seu cipo. entretanto nao vingam. qual o procedimento para plantio de semilenhosas? especialmente das bignonaceas?

    Responder
  50. Carla Andrade 18 de Fevereiro de 2016

    Posso plantar camélias de estaca?? E posso fazê-lo nesta altura? As estaca que cortei têm flor!
    Muito obrigada pela disponibilidade e atenção.
    Atenciosamente Carla Andrade

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo