A CARREGAR

Type to search

Mobiliário de Jardim: Manutenção

.
Todos os jardins são diferentes. A decoração de cada um também. Veja como limpar e cuidar da sua mobília de jardim. Ela é parte do charme do seu espaço e com alguns cuidados simples vai manter-se em boas condições por muito tempo.

.

Madeira

Em primeiro lugar, consulte o manual que acompanhava a sua mobília. Os fabricantes aplicam diferentes tipos de tratamento e o manual poderá incluir indicação do melhor produto a utilizar, que não entre em conflito com o tratamento efectuado pelo fabricante.

Primeiro passo: Lavar

Como estamos a falar de madeira, para evitar ensopar as peças, pode optar por pulverizar cada uma delas, para remover pó e outro tipo de sujidade.

Utilize um detergente neutro, uma escova macia e água morna para retirar das juntas o pó acumulado. Não se esqueça dos cantos, partes laterais e inferiores.

Volte a passar por água, se necessário recorrendo de novo ao pulverizador, para retirar vestígios de detergente.

Depois de limpa deixe a sua mobília ao sol. A madeira contém elementos naturais que a protegem da água, pelo que deverá secar rapidamente.

Segundo Passo: Proteger

Agora é tempo de proteger a madeira. Pode optar por apenas hidratá-la, deixando que vá envelhecendo e mudando de cor naturalmente, ou optar por produtos à venda que a protegerão do tempo e ajudarão a manter a cor durante mais tempo.

Lembre-se que, em regiões ou zonas húmidas, para evitar que a madeira sucumba rapidamente aos efeitos do ambiente em que se encontra, deverá repetir estas operações várias vezes ao longo do ano.

Plástico

Se tem uma mobília de plástico, que com o tempo envelhece, siga estes passos simples para voltar a vê-la como nova.

Retiradas as almofadas, capas protectoras e outros acessórios, que deverão também ser postas a lavar, escove cuidadosamente a sua mobília. Aproveite esta operação para verificar se todas as peças estão em boas condições, pois é frequente o plástico abrir, nas juntas ou curvas.

Utilize um detergente com lixívia, ou branqueador, água quente, esponja e luvas. Com a esponja, molhe cuidadosamente todas as peças, sem esquecer as aberturas, ranhuras e outras partes de difícil acesso, para que o detergente faça efeito de maneira igual em toda a peça. Deixe repousar durante 20 minutos.

Dilua o detergente conforme a sujidade que tem de enfrentar. Se as suas cadeiras tiveram muito uso e têm marcas evidentes disso, deixe a solução, bastante concentrada actuar durante pelo menos trinta minutos.

Antes de retirar o detergente, escove de novo todas as peças. Se tiverem ficado manchas, tente utilizar detergente ou lixívia não diluídos.

Passe tudo abundantemente por água e deixe secar ao sol. Vai ver que tudo fica como novo!

Metal

Mais uma vez, comece por consultar o manual.

Na falta deste, siga as instruções para mobiliário de madeira, utilizando um produto de limpeza que não “ataque”a sua mobília e sendo poupado na água.

Depois de limpa e seca, a sua mobília poderá precisar de alguns retoques.

Se for pintada, procure tinta idêntica e tape a ferida, evitando assim que o metal fique directamente em contacto com o ar, o que causar rapidamente ferrugem.

Se não for, existem no mercado vários produtos para manutenção de metais, do alumínio ao inox, que criam uma capa protectora, retirando também os últimos vestígios de pó e detergentes.

Bom trabalho!

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo