A CARREGAR

Type to search

Festival Internacional de Jardins – Ponte de Lima

A edição 2010 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, único certame do género na Península Ibérica, recebeu 77 candidaturas, oriundas de 15 países, informou fonte municipal.

Portugal está no topo da lista, com 29 candidaturas, tendo as restantes assinaturas de França, Espanha, Áustria, Itália, República Checa, Estados Unidos da América, Inglaterra, Irlanda, Sérvia, Brasil, Holanda, Alemanha, Austrália e Rússia.

.

As propostas para aquela que será a sexta edição do festival vão agora ser avaliadas pelo júri, a quem cabe escolher onze novos projectos para edição de 2010, cujo tema é Kaos no Jardim. Com lugar garantido para o próximo ano está o jardim de 2009 mais votado pelos visitantes, concretamente Kaleidoscope Garden, da China.

.

Este ano, o certame foi visitado por mais de 90 mil pessoas. A promoção da edição 2010 vai contar com a ajuda de um camião TIR, com cerca de 14 metros de comprimento e 2,60 de altura, que tem o cartaz do festival impresso no toldo do reboque. Esta campanha resulta de um acordo estabelecido entre o Município de Ponte de Lima e uma empresa de Arcozelo, uma freguesia do concelho, que circula regularmente por todos os países da Comunidade Europeia.

.

Divulgar o festival e ao mesmo tempo promover o nome de Ponte de Lima junto dos europeus é o principal objectivo desta iniciativa, que já roda pela Europa, referiu a fonte municipal. O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que decorre de Maio a Outubro, assume-se como uma recriação do famoso festival francês de jardins de Chaumont-sur-Loire.

.

Após o encerramento de cada edição, alguns jardins são pura e simplesmente destruídos, enquanto outros são cedidos para outras localidades, de Portugal ou do estrangeiro, que manifestem interesse em adquirir um exemplar.

.

O jardim mais votado pelos visitantes ganha automaticamente o direito a figurar na edição seguinte.

.

Contribuir a nível local, nacional e internacional para uma maior sensibilidade para a arte nos jardins e para o aumento da importância dos espaços verdes é o principal objectivo do certame.

.

Fonte: Respire fundo! Está em Vila Verde!

Tags:
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo