A CARREGAR

Type to search

Plantas com Vida Social!

Após décadas a pensar que as plantas estavam passivamente expostas ao seu destino, cientistas provaram que estas são capazes de comportamentos que até agora se conheciam apenas nos reino animal. Algumas plantas parecem mesmo ter um comportamento “social”, favorecendo familiares enquanto afastam estranhos das redondezas.

Os estudos sobre a actividade social das plantas são extremamente recentes, havendo ainda muitas perguntas sem resposta. Mas pode vir a mudar o olhar do mundo sobre as plantas, trazendo novas formas de aumentar a produtividade.

Susan Dudley, biologista, na edição de Novembro do American Journal of Botany, descreve como a Impatiens pallida, planta extremamente comum, dedica menos energia do que seria normal à produção de raízes quando está rodeada de familiares. Na presença de plantas não-familiares ou aparentadas, a planta desenvolve raízes à maior velocidade possível.

O facto de uma planta poder reconhecer os seus parentes genéticos, não deixa de ser controverso, mas o simples facto de que exista discussão cientifica sobre o tema demonstra a que ponto esta investigação já chegou. Se bem que, a semente tendo sido lançada na década de 80, com a publicação do livro “A vida secreta das plantas”, esta assunto tenha demorado a chegar ao interesse dos cientistas, a verdade é que pode efectivamente mudar a perspectiva  sobre  o comportamento e evolução das plantas, melhorando a actividade agrícola e, transformando-se assim, literalmente, numa ideia que deu frutos!

Mais informações: WiredScience


Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo