A CARREGAR

Type to search

Pequeno jardim romântico que apresenta um lago com repuxo ao centro, guardado por um par de palmeiras e rodeado de lódãos, e outras árvores.

Localização: Praça da Alegria, 1250 – 004 Lisboa

Freguesia: São José

Área: 0,31ha

Equipamentos: Parque infantil, estatuária e um lago central com repuxo.

Fauna: Pombo-das-rochas, pardal-comum.

Flora: Dois Metrosideros excelsa Soland ex Gaert.; duas Erytrinas crista-galli L.; uma Chorisia speciosa St. Hill e uma Chorisia crispiflora H. B. et K classificadas como árvores de ‘Interesse Público’ pela DGRF.

Elementos Arquitectónicos e Artístico: Busto do pintor e compositor, Alfredo Keil (autor da música do hino nacional), da autoria do escultor Teixeira Lopes. O monumento foi ali colocado pela CML a 3 de Julho de 1957).

História:  O Jardim Alfredo Keil foi plantado em 1882 no local onde, entre 1809 e 1835, se realizava a Feira da Ladra. Em 1882 este espaço (junto ao então Passeio Público), não passava de uma pequena praça-semi-abandonada, atravessada na colina, ideal para receber um pequeno jardim à maneira romântica. Nesse sentido fez-se um amplo socalco circular com cerca de 0,5ha, com um lago com repuxo ao centro, guardado por um par de palmeiras e rodeado de lódãos, eucaliptos e outras altas árvores.
Também denominado Jardim da Praça da Alegria, deve o seu nome ao pintor e compositor Alfredo Keil, autor da música do hino nacional, cujo busto se encontra representado numa escultura de Teixeira Lopes.

Horário: Aberto 24h

Acessibilidades: Autocarros (Carris) ::  2, 9, 36, 44, 45, 90, 91, 711, 732, 746

Metropolitano: Linha Azul (Estações Restauradores e Avenida)

Fotos::CML/Div Comunicação e Imagem/Humberto Mouco

Fonte: CML

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo