A CARREGAR

Type to search

Imagem: OliBac

Uma das plantas que poderá ver florir por altura do Natal é a Schlumbergera X. buckley, conhecido como cacto de Natal, encontra-se geralmente à venda desde Novembro, com o seu longo caule pendente, na ponta do qual as flores exibem orgulhosamente as suas cores, do rosa forte ao quase violeta. O caule, é formado por vários artículos que podem ser destacados para formar novas plantas.  

Os Schlumbergera são cactos cujos antepassados viviam nas florestas do Brasil, onde foram descobertos no início do sec. XIX. Fazem parte de um género composto de 6 espécies, produzindo todas elas flores cor-de-rosa. Existem actualmente cerca de 300 híbridos, nascidos de cruzamentos entre as seis espécies mas também com cactos de outros géneros.

A criação de todos estes híbridos permitiu alongar o período de floração, que se estende de Outubro a Fevereiro. Mais ainda, a diversidade de cores aumentou bastante, encontrando-se hoje facilmente todos os tons de rosa mas, também, flores vermelhas amarelas ou cor-de-laranja e brancas.

 

Cultura

Cultivar este cacto é relativamente fácil, basta uma terra adequada, bem drenada, mantida ligeiramente húmida em permanência e não deixar que a temperatura seja inferior a 10 graus.

A multiplicação faz-se por estaquia e as flores aparecem logo no ano seguinte. O que faz destes cactos uma planta particularmente agradável para colorir os dias de Inverno e particularmente a época festiva.

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

1 Comments

  1. MariaSilva 14 de Setembro de 2015

    curto e conciso o suficiente

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo