A CARREGAR

Type to search

A cinza, uma aliada inusitada!

Estamos no pico do Inverno, na época mais fria. Dispondo de lareira, raros são os que não a aproveitam para aquecer os longos serões. As cinzas que resultam da combustão de madeira, podem ser utilizadas vantajosamente no jardim. Saiba como fazer…

Que cinzas?

Se vamos utilizar resíduos de combustão para enriquecer o solo do jardim, convém não contaminar as plantas trazendo-lhes substâncias tóxicas misturadas com as cinzas. Portanto, só devem ser utilizadas cinzas provenientes da queima de madeira (não tratada e não pintada) e de outros restos de origem vegetal. Nunca queime plástico cujas emanações são, aliás, extremamente perigosas para as pessoas.

Como fazer?

Quando o fogo estiver extinto, as cinzas devem estar frias e não haver presença de pequenas brasas, recolha as cinzas, retire os bocados de madeira mal queimada que podem ter ficado e guarde as cinzas. Procure arranjar um recipiente (ou vários) em que as possa guardar fechadas, para as proteger da humidade. Se ficarem húmidas tornar-se-ão numa pasta de pouco aproveitamento.

Quando utilizar?

Estas cinzas que agora está a armazenar com cuidado serão utilizadas na Primavera ou até no próximo Outono. Espalhe-as sobre a terra, arranhando levemente a superfície para as misturar com a terra e evitar que o vento as espalhe.

Que benefícios tem?

As cinzas não são extremamente ricas. A sua qualidade e teor em sais minerais depende sempre da qualidade da madeira queimada. Mas contêm magnésio, potassa, fósforo e cálcio.

Nota: Por causa deste ultimo elemento, não são muito indicadas para utilizar em plantas que prefiram solos ácidos.

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:

12 Comments

  1. paulo cordeiro 14 de Fevereiro de 2010

    boas
    deixem-me deixar so uma nota sobre as cinzas .
    nos jardins onde faço manutenção reparo que os canteiros onde as empregadas de limpeza ou ate mesmo os donos deitam as cinzas da lareira ficam quase estereis .
    sempre tenho dito para nao o fazerem no jardim , na horta sim , tenho experiencia propria que os vegetais gostam que lhes adicionemos cinzas á terra , agora na relva , zonas de aromaticas, sebes e alegretes tenho visto bastante estrago e uma detiorizaçao das espécimens .
    talvez por escesso de concentraçao de nutrientes .

    P C

    Responder
  2. José Mauro de Mendonça 29 de Março de 2011

    A cinza derivada da queima da madeira ou produtos de origem vegetal quando molhada, da uma agua que aqui em Goiás chamamos de “diquadra”, é um produto basico que substitui a soda cáustica no fabrico de sabão caseiro, quando mistura o liquido obtido da cinza com óleo saturado ou já utilizado.

    Responder
  3. Maria Constantina 3 de Julho de 2014

    Gostei,achei bem útil

    Responder
  4. AURELIO DE JESUS JERONIMO 20 de Fevereiro de 2015

    eu procuro se e bom a sinza aplicada na plantação de alfaces obrigado

    Responder
  5. elisa 5 de Fevereiro de 2016

    os pes de laranjas ficam velhos tenho que corta-los e posso colocar cinza nos pes de laranjas

    Responder
  6. Lázaro Calixto Laba 23 de Março de 2016

    Aqui em São Paulo, no meus tempos de menino, a mulherada da colonia enchia um saco de estopa de cinza e deixava pendurado num palanque de cerca, com uma lata de 20 litros em baixo.A medida que a chuva ia caindo dentro do saco , ia se filtrando e passando dentro lata. A essa água davam o nome de “dequada ou diquada”Essa água é especial para fazer o famoso sabão de cinza, de acordo com oque disse o amigo aí em cima.Naquele tempo usava se banha de porco para fazer o sabão. Nota essa água é veneno.

    Responder
  7. JOSÉ FELIPE FILHO 22 de Julho de 2016

    Olá, gostaria de saber se a cinza branca da churrasqueira pode ser aproveitada em hortas e vasos de pimenteira. Antecipadamente agradeço qualquer atenção dispensada. O B R I G A D O E A B R A Ç O

    Responder
  8. Leonardo 5 de Setembro de 2016

    Fazem mal então as plantas que preferem solo acido? Azaleias então seria prejudicial?

    Responder
  9. Nail Caravalho 20 de Novembro de 2016

    Não podemos colocar cinzas que foram queimadas juntos com plástico, mas como fazer para acender o fogo?? Eu acendo com plástico, com revista e com espuma!!

    Responder
  10. Manoel j santos 21 de Fevereiro de 2017

    Enviou oAgradeço a minha. Amiga Thais. Que é estudiosa no assunto por ser arquiteta. Me dá várias dicas
    Ela quem me enviou o link. Grato

    Responder
  11. joao.gustavo bier 4 de Setembro de 2017

    cinza é um bom complemento na horta em várias plantas (folhosas, tomateiro, pimentão,pepino, etc…) mas usado em pequenas quantidades. eu misturo com borra de café e estrume de galinha , tenho excelente resultado. E uma sugestão para a Nail, para acender fogo em churrasqueira ou fogão a lenha, casca de laranja seca ou vc pega papel absorvente ou mesmo higiênico, umedece com óleo de cozinha e toca fogo.

    Responder
  12. Lorena 28 de Novembro de 2017

    Gostaria de saber se as cinzas podem ser usadas como adubo para Hortência

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo