Em Florença, para alguns a mais bela cidade do mundo, encostados ao Pitti Palazzio ficam os Jardins de Boboli.
Foram originalmente construídos para os Medici e são um dos primeiros exemplos de Jardim Italiano que mais tarde serviria de inspiração a quase todas as cortes europeias.
O magnífico Jardim de Boboli, foi desenhado em 1549 por Niccolò Pericoli, chamado Tribolo, por desejo de Cosme I. A obra ainda recebeu contribuições de Ammannati, Buontalenti e Parigi o jovem.
Maravilhosas surpresas aguardam o visitante do jardim, como por exemplo a alameda de ciprestes que conduz ao Isoloto, uma ilha artificial onde estátuas de cavaleiros surgem das águas. É onde fica a Fontana dell’Oceano (Fonte do Oceano), obra de Parigi (1681), com estátuas dos rios Nilo, Ganges e Eufrates. Destacam-se também a Gruta de Buontalenti (1583), o Anfiteatro com a vaca romana e o obelisco egípcio; o Viveiro de Neptuno, com a estátua em bronze do Deus do Mar e a estátua da Abundância de autoria de João de Bolonha e Tacca (1563); o Cassino Grão-ducal, a Fontana de Bacco, com a estátua do anão Pietro Barbino montado numa tartaruga.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Com certeza maravilhoso, consegui reviver momentos magicos vividos neste jardim. Espetácular, parabens.
conheço meus comentários seriam intermináveis, este
jardim está fora de todos os contextos de análises, é simplesmente estupendo, maravilhoso, e foge completamente de todos os jardins que já vi., e que jamais
farão nada igual.