A CARREGAR

Type to search

Frutanos da planta da tequila permitem controlar diabetes e osteoporose

Uma equipa de cientistas do Centro de Investigação de Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (Cinvestav), do México, descobriu que substâncias presentes na agave-azul (Agave tequilana), planta com que se faz a tequila, permitem controlar a diabetes, reduzir a osteoporose e a obesidade.

A responsável pela pesquisa explica que a ingestão de frutanos(moléculas de açúcar não digeríveis) do agave pode evitar a descalcificação dos ossos e melhorar a formação do tecido ósseo. Além do mais, ajuda estimula a produção de hormonas GLP-1, que promovem a libertação de insulina.

A substância provoca também a sensação de saciedade, o que permite reduzir a ingestão de alimentos, diminuindo assim a obesidade. Por outro lado, favorece o sistema imunológico, alivia a obstipação, reduz o risco de cancro do cólon e contribui para combater a osteoporose.

O frutano da Agave tequilana pode ser utilizado como substituto do açúcar de uso quotidiano pois é solúvel, inodoro, e sobretudo, não digerível.

Nota importante: Os investigadores advertem que beber tequila não tem os mesmos benefícios para a saúde, pois durante o processo de fermentação os frutanos perdem o seu efeito.

Fonte: Ciência Hoje

Tags:

1 Comments

  1. Rosângela Dupont 7 de Junho de 2015

    Boa tarde! Gostaria de saber mais a respeito do frutano da agave. Obrigada.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo