Os canteiros mais coloridos são os mais cativantes. As cores vermelho, púrpura, cor-de-rosa e amarelo são motivo de atração dado que estes insetos se alimentam do néctar das flores coloridas e aromáticas como por exemplo as dálias. Como procuram as larvas e lagartas podemos optar por colocar algumas plantas hospedeiras como salsa ou Asclepias tuberosa, onde os insetos ponham os ovos e se possam encontrar folhas á disposição para as lagartas.
Composição de canteiro:
Dália: Alt. 60-180 cm; larg. 60-120 cm; flores de várias formas e cores desde meados do Verão até aos primeiros dias frios dá-se bem no interior centro e norte e para o sul, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.
Tabaco de Flor: Alt. 60-150 cm, larg. 30-60cm; flores tubulares e perfumadas, brancas, púrpuras, cor-de-rosa ou esverdeadas do Verão ao Outono. Planta anual dá-se bem em todas as zonas de Portugal.
Petúnia: alt. e larg. 20-45 cm. Flores de várias cores do final de Primavera aos primeiros frios. Planta anual e encontra-se em todas as zonas de Portugal.
Begonia semperflorens: Alt. 20-30 cm; larg. 25 cm; flores cor-de-rosa, brancas ou vermelhas da Primavera aos primeiros frios. Planta anual dá-se bem em todas as zonas de Portugal.
Verbena: alt. 20-30 cm; larg. 30 cm; flores púrpuras, cor-de-rosa, brancas ou vermelhas do Verão aos primeiros dias frios. Encontram-se em todas as zonas de Portugal
Tagetes Erecta: alt. 90 cm e larg. 4 cm. Flores cor de laranja de várias cores do final de Primavera aos primeiros frios. Planta anual e encontra-se em todas as zonas de Portugal.
Agérato: alt. 15-30 cm e larg. 20-30 cm. Inflorescências lilás e azuis, brancas ou cor-de-rosa desde a Primavera aos primeiros frios. Ótima para bordaduras encontra-se em todas as zonas de Portugal.
Cosmos Bipinnatus: alt. 1, 2 a 2,4 m e larg. 30cm. Flores cor-de-rosa, vermelhas ou brancas do verão ao início do outono. Planta anual e encontra-se em todas as zonas de Portugal.
Esporeira: alt. 60-200 cm e larg. 60 cm. Flores azuis, lilases ou marfim no Verão. Precisa de apoio, dá-se bem no interior centro e norte e para o sul, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.
Como fazer:
Escolha um canto solarengo e abrigado. Delimite uma zona de 2 x 3 m. Remova todas as herbáceas e incorpore adubo.
Primeiro plante as Dálias e Esporeiras e deixe uma passagem de 60 cm. Os Cosmos colocá-los à direita das Esporeiras. À frente distribua as anuais mais baixas em grupos dispersos de forma a dar ao canteiro um aspecto natural. Coloque um tubo de rega microperfurado em toda a superfície e cubra com matéria vegetal para impedir o crescimento de herbáceas.
Vá eliminando as flores murchas de forma a assegurar novas florações, fonte continua de néctar para as borboletas.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Site com muito proveito. Continuem