As plantas suspensas e pendentes são ideais para tirar o melhor partido de espaços verticais ou mesmo para criar uma atmosfera luxuriante num alpendre ou numa estufa. São óptimas para criar cortinas de folhagem, dividir espaços ou simplesmente criar um jardim quando o espaço no chão é reduzido.
As colunas e pedestais são muitas vezes eles próprios um ponto forte da decoração. Não os esconda com longas folhas pendentes, valorize-os com plantas rastejantes, curtas, cujas folhas irão cair sobre o vaso sem esconder a base que o suporta. Para este efeito pode usar plantas como Aspargus densiflorus e Campanula isophyla.
As plantas que arqueiam sem realmente cair também são indicadas se pretende valoriza tanto a coluna ou pedestal como o vaso. Particularmente indicados são os clorófitos os fetos. Se pretende esconder a coluna, opte por plantas como as heras, Plectranthus oertendablii ou Scindapsus aureus.
Os cestos vulgares para suspender, a menos que esteja particularmente atento à rega para evitar pingas no chão e nos móveis. Para o interior deverá optar por cestos para este efeito, cujo interior está protegido por um plástico que evita as gotas. Poderá também optar por vasos para interior, com um prato ou com um depósito integrado para evitar que a água saia.
Suspenda os vasos tendo em atenção que, eles não podem ficar em zonas de passagem, onde atrapalhariam o ritmo da família, não devem ficar em locais com pouca luz, pois as plantas que melhor se adaptam a estes vasos precisam de muita, e deverão ainda ficar fora das correntes-de-ar.
Se não tem muito espaço, pode também optar por meios vasos ou cestos de parede. Muitas plantas ficam fantásticas deste modo, realçando ou integrando-se nos detalhes da restante decoração.
As colunas e pedestais são muito mais práticos que os vasos e cestos suspensos.
As partes inferiores das casas recebem mais luz que a superior, as plantas em suportes apanham, geralmente mais luz.
A rega dos vasos em pedestais e colunas é muito mais prática, e a escolha da localização bastante mais complexa.
Não precisa de ter uma única planta no vaso, pode conjugar várias plantas num vaso para pedestal, folhagens e flores para um ainda maior efeito.
Plante as pendentes por fora, ligeiramente inclinadas para que caiam mais facilmente.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
to a procura de um suporte para plantas que minha mae tinha ha muitos anos era uma haste de aço inox q ia do teto ao chao com seis ganchos que ficavam em volta to procurando feito uma doida tem um tempao ja alguem sabe onde encontro?
estou procurando um suporte para plantas em aço inox é uma haste que vai do chao ao teto como aqueles suportes para cortina de box
ele vinha com seis ganchos minha mae tinha na sala