É muito frequente os amantes de cactos, devido a um movimento mal calculado, por exemplo, ficarem com alguns gloquídios espetados nas mãos ou nos braços. A pinça pode ser uma ajuda preciosa, mas há soluções mais simpáticas e até mais originais!
Se aplicar fita adesiva e depois retirar de um só golpe, saem quase todos de uma vez. Pode ter que repetir a operação, que não é dolorosa.
Esta solução é vantajosa porque: não enterra os espinhos, é muito mais fácil manusear fita adesiva que a pinça (imagine que precisa de usar a mão esquerda para retirar os picos) e é muito mais rápido desembaraçar-se deles com a fita do que a com a pinça, principalmente se forem muitos.
Outro método muito inspirado: Acender uma vela, esperar que se junte cera derretida suficiente para cobrir a área afectada e depois, a uma distância que não provoque queimaduras, deitar a cera sobre os gloquídios. Os poros vão dilatar o suficiente com o calor da cera para que saiam todos de uma só vez assim que a cera arrefeça e solidifique. (se estiver com muita pressa, basta passar a cera por água bem fria!)
Gloquídio – Pêlo minúsculo, farpado e rígido que se encontra em tufos em certas variedades de cactos (opúncias, p ex.), em vez de, ou juntamente com, espinhos lenhosos. Tal como estes, os gloquídios emergem das aréolas do cacto.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Excelente