A CARREGAR

Type to search

Se se vai iniciar na arte da sementeira, sugerimos que comece por plantas anuais, para obter resultados rápidos e fiáveis. Estas sementes são fáceis de encontrar em quase todas as lojas.

Se por um lado as plantas mas fáceis de semear são as mais “corriqueiras” e não serão  a peça central do seu jardim, por outro, para se iniciar, talvez não queira ter de lidar com sementes que necessitem de condições muito especiais para germinar ou plantas que só após vários anos mostram toda a sua beleza, requerendo durante muito tempo cuidados especiais.

Se precisa de obter muitas plantas, deverá semear em tabuleiro, se apenas pretende algumas, opte por semear em vasos, que ocupam menos espaço.

Semear em tabuleiro

Encha o tabuleiro com uma camada muito generosa de mistura para sementeira. A terra ou mistura de terra para vasos que contém demasiados nutrientes o que poderá provocar a inibição da germinação. Na falta de mistura para sementeira, opte por um composto à base de argila e turfa.

Nivele a terra e prense-a. É muito importante que esta fique nivelada. Para isso pode optar por pensar a terra com, por exemplo um rolo da massa.

Depois da terra bem nivelada e prensada, espalhe as sementes o mais homogeneamente possível. A solução mais comum é espalhá-las com uma folha de papel dobrada. Se as semente não forem muito pequenas pode alinhá-las dentro do tabuleiro a espaços tão regulares quanto possível.

Cubra as semente com terra. A regra de ouro neste caso é: cobrir as sementes com uma camada de terra tão espessa como elas. Ou seja, quanto mais pequenas forem as sementes mais leve deverá ser a camada de terra que as cobre. Verifique, no entanto, que ficam protegidas da luz, a não ser que o rótulo lhe dê indicações contrárias.

Regue cuidadosamente o tabuleiro, com um regador fino, mas que a distribuição de água também seja homogénea. Em alternativa, pode mergulhar o tabuleiro em água até a terra estar húmida, retirando e deixando escorrer logo de seguida.

Coloque a tampa ou, no caso de um tabuleiro comum, cubra toda a superfície com um vidro.

Semear num vaso

Encha o vaso com mistura para sementeira ou, como no caso do tabuleiro, uma mistura adequada. Para compactar a terra pode utilizar o fundo de um copo.

Para espalhar as sementes de forma homogénea num vaso, relativamente mais pequeno que um tabuleiro, espalhe-as entre o indicador e o polegar. A regra mantém-se e a camada de terra que cobre as sementes deverá ter aproximadamente a altura das sementes.

Regue o vaso por imersão. Coloque-o dentro de uma bacia com água, certificando-se que esta fica abaixo da superfície da terra. Assim que tenha absorvido água e toda a terra esteja húmida, retire o vaso e deixe escorrer.

Coloque o vaso numa mini estufa ou cubra-o com um vidro.

Dicas

Algumas sementes são pouco mais que pó, tornando-se muito difícil semeá-las. Neste caso, misture-as com areia, e vá semeando com o indicador e o polegar. Se a mistura estiver bem feita, a cor da areia é um óptimo indicador da homogeneidade da sementeira.

Na  mini-estufa ou na cobertura de vidro poderá haver condensação. Evite que esta molhe as suas sementes arejando e limpando estas superfícies.

Siga sempre as instruções do rótulo no que diz respeito à exposição à luz e às temperaturas.

Quando os seus rebentos tiverem tamanho suficiente para serem mudados para vasos individuais definitivos (ou para tabuleiros com mais espaço até ocuparem finalmente um vaso), use mistura para vasos e levante a planta delicadamente pelas pequenas folhas, não pelo caule.

Para semear, reutilizar recipientes como copos de iogurte (com a vantagem de poder identificar o copo com um marcador), vasos de papel de papel de jornal, etc…

Tags:

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. martiniano Soares correia 4 de Novembro de 2011

    Bastante esclarecedor
    parabéns

    Responder
  2. maria isabel sousa 20 de Maio de 2012

    gostei até parece facil assim

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo