A CARREGAR

Type to search

Terraform- Instalações de Robert Cannon

“Adoptei o termo ‘Terraform’ tal como é utilizado pela comunidade aeroespacial, remetendo para a tentativa de alterar ecologicamente um corpo estranho, para que este se torne habitável, isto é, ecologicamente sustentável. É isso que tento fazer nos meus trabalhos: aplico a noção de ‘Terraform’ não a outros planetas, mas sim à cultura do mundo, para a tornar mais habitável. As ‘Terraforms’ recusam a produção de mais objectos mortos”, diz o artista.

As esculturas de Robert Cannon são geralmente instaladas sobre material orgânico que, ao preencher toda a estrutura interna da peça através dos canais construídos em betão ou metal, possibilita o crescimento natural e integrado de vários tipos de plantas na própria escultura.

“Estamos a assistir a uma mudança no relacionamento entre o Homem e a Natureza e essa alteração reflectir-se-á na arte global. Devemos esquecer o Pós-Modernismo; o Modernismo não morreu, a Arte Ecológica é o próximo capítulo da sua evolução e será vista como a maior corrente artística deste século”, afirma Robert Cannon.

As instalações dividem-se em 3 temas: Formas Arcaicas, Jogos e Linha Imperial, meramente decorativas, havendo também uma vertente”útil”.

Descubra mais aqui

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo