A CARREGAR

Type to search

Podridão cinzenta: Botrytis cinérea

Sintomas

Aparece normalmente sobre os tecidos atacados (folhas, caules, flores e frutos), com elevada humidade, um bolor cinzento característico da Botrytis.

Em certas culturas, a Botrytis origina necroses nas folhas. As manchas, inicialmente, são pequenas e amarelas mas depois tornam-se mais largas, acinzentadas ou bronzeadas, fundas, frequentemente envolvendo toda a folha.

Noutras a infecção ocorre somente, após o fungo ter crescido nas partes mortas da planta ou na matéria que apodrece no solo e que começa a contactar com as folhas sãs como é o caso da alface.
As infecções nos caules originam lesões alongadas escuras, com um rebordo bem definido, que podem espalhar-se e causar uma podridão mole.

Os tecidos infectados tornam-se moles e húmidos e, à medida que a doença progride, tornam-se acastanhadas esponjosas ou encortiçadas.

Prevenir

Decocção de Cavalinha diluída a 10% 2 vezes, com intervalo de 24h.

Mulching Preventivo

Polvilhar com talco

Evitar aportar azoto

Plantar alho com as culturas sensíveis a esta doença

Fertilização com algas calcárias ou casca de pinheiro

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo