Aparece normalmente sobre os tecidos atacados (folhas, caules, flores e frutos), com elevada humidade, um bolor cinzento característico da Botrytis.
Em certas culturas, a Botrytis origina necroses nas folhas. As manchas, inicialmente, são pequenas e amarelas mas depois tornam-se mais largas, acinzentadas ou bronzeadas, fundas, frequentemente envolvendo toda a folha.
Noutras a infecção ocorre somente, após o fungo ter crescido nas partes mortas da planta ou na matéria que apodrece no solo e que começa a contactar com as folhas sãs como é o caso da alface.
As infecções nos caules originam lesões alongadas escuras, com um rebordo bem definido, que podem espalhar-se e causar uma podridão mole.
Os tecidos infectados tornam-se moles e húmidos e, à medida que a doença progride, tornam-se acastanhadas esponjosas ou encortiçadas.
Decocção de Cavalinha diluída a 10% 2 vezes, com intervalo de 24h.
Mulching Preventivo
Polvilhar com talco
Evitar aportar azoto
Plantar alho com as culturas sensíveis a esta doença
Fertilização com algas calcárias ou casca de pinheiro
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.