A CARREGAR

Type to search

Dica Verde: Insectos Auxiliares

Tire partido dos insectos

Favoreça a presença de insectos auxiliares como as joaninhas e as abelhas, de pequenos animais como os ouriços e tire partido da luta biologica entre eles.  Os ouriços são vorazes consumidores de lesmas e caracóis, as abelhas e as borboletas são preciosos aliados da polinização das suas plantas…

As joaninhas são grandes devoradoras de pulgões e as larvas são fáceis de encontrar. Mas para as manter no seu jardim, devrá evitar todo e qualquer tratamento químico.

Lembre-se sempre que as plantas cultivadas em boas condições (terra, água, luz) são raramente atacadas por doenças e parasitas.

Tags:

Talvez goste deste artigo

3 Comments

  1. E. Matos 14 de Novembro de 2010

    Olá, Boa Tarde!
    Sou “devorador” de todas as notícias que digam respeito à horticultura biológica e hoje, quase por acaso, descobri este site, que passarei a consultar sempre que possa, pelo enriquecimento que a sua leitura me pode proporcionar.
    Tenho uma pequena horta (600m2) onde passo a maior parte do meu tempo disponível, praticando de uma forma bastante primária, a chamada cultura biológica. Cheguei a ter 2 ou 3 ouriços, muitos sapos e joaninhas, para além das abelhas da vizinhança, que “visitam” as minhas fruteiras quando estão em flor, mas, presentemente restam-me apenas alguns sapos e joaninhas e, para mal dos meus pecados, muitas toupeiras e ratos do campo que me dão cabo dos alhos, cebolas, batatas, cenouras, enfim, tudo que enterre na terra e que agrade aos ratos.
    A toupeira (dizem que é muito útil, porque areja a terra, mas eu dispensava-a no meu quintal) abre os túneis e os ratos aproveitam-nos para me destruirem tudo o que é comestível e que está sob o solo. Que rica parceria!
    Deixo, pois, a seguinte pergunta: -Que poderei fazer para eliminar esta praga, sem recorrer a raticidas químicos?
    E já agora, poderão explicar-me o que está na foto e para que serve?
    Desculpem a minha ignorância.
    Saudações.
    E. Matos

    Responder
  2. ariciomau 14 de Março de 2011

    Quanto às toupeiras, já li em algum lado não lembro onde, que o sabugueiro as afugenta, eu na minha horta tenho sabugueiro e elas nunca apareceram, mas se a noticia não tiver fundamento, faça como eu, tire proveito das flores q dão um optimo chã para combater os resfriados.

    Responder
  3. Salvador 15 de Novembro de 2012

    olá! Existe uma planta muito boa para afugentar toupeiras, chama-se trovisco, cresce no mato e quando semeadas perto das hortas ou jardins, as toupeiras vão passear para outro lado 🙂
    espero ter ajudado!

    cumprimentos.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo