A CARREGAR

Type to search

Nome Científico: Cymbopogon winterianus

Nome Popular: Citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), citronela-de-java (C. winterianus)

Origem: Ceilão, Índia, Java

Ciclo de Vida: Perene

A citronela é conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra melgas e mosquitos.

Forma um arbusto denso, as folhas são longas com arestas cortantes e de coloração verde clara. O seu aroma é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo.

A citronela contém grandes quantidades de óleo essencial Citronelal, responsável por suas propriedades repelentes.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras, em canteiros adubados ou como bordadura em  grandes áreas. Quando plantada em conjunto com outras plantas, repele pragas, protegendo desta forma as companheiras. A essência de citronela é utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes, aromaterapia e desinfectantes. O uso directo sobre a peleo pode provocar irritações. Diz-se também que repele gatos de hortas e canteiros.

Deve ser cultivada em pleno sol, solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Cresce muito e depressa, pelo que pode requerer um desbaste periódico. Recomenda-se que use luvas para tratar desta planta e que a proteja do frio, pois sendo de origem tropical não suporta temperaturas baixas.

A reprodução é feita simplesmente por divisão.

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

63 Comments

  1. fernanda 24 de Fevereiro de 2011

    Mais conhecida em português por erva-prícipe.

    Responder
  2. Maria Pinheiro 18 de Março de 2011

    A erva-príncipe é a variedade Cymbopogon citratus, com a qual se faz uma óptima infusão, com sabor a limão, e que ajuda a digestão.

    Responder
  3. Fátima Peças 13 de Abril de 2011

    Gostaria de comprar algumas citronelas, seria possível informarem-me onde o posso fazer.

    Responder
  4. Eduardo Alves da Silva 26 de Junho de 2011

    Boa tarde,
    Gostaria de saber onde posso adquirir a planta “citronela”
    Cumprimentos
    Eduardo

    Responder
  5. Laura Martins 8 de Julho de 2011

    Óptima informação, Fernanda, porque o nome de citronela eu desconhecia ligado à erva príncipe, mais conhecido ainda por chá de príncipe. Todo o mundo faz chá de príncipe pelo óptimo odor que exala. Acho que tem também algumas propriedades benéficas para a saúde, mas ainda não as pesquisei, só li comentários. As infusões podem ser da planta seca ou verde. Pelo que sei, as infusões são melhores de plantas secas. Algumas nem podem ser consumidas verdes.
    A planta pode crescer até cerca de 1 metro de altura e reproduz-se ela própria na terra, aumentando o número de caules que podem ser arrancados e colocados noutro lugar.
    Não faz raiz profunda.
    Quem conhecer pessoas donas duma destas plantas, pode poedir uns caules com raiz. Toda a gente dá.
    Retire as partes secas da planta para que se desenvolva verde e bonita.

    Responder
  6. Laura Martins 8 de Julho de 2011

    Eduardo, se vc não em a quem pedir a planta chá de príncipe (citronela), conforme o meu comentário anterior, tenta os centros de jardinagem mas peça exactamente citronela, porque não costumam conhecer os nomes populares. Ela cresce bem e faz-se depressa.

    Responder
  7. sandra 10 de Julho de 2011

    Em portugal acho que só se pode encontrar a variedade Erva Princepe, comprei um oleo de citronela e digo já que o cheiro é praticamente igual, tb comprei umas pastilhas de Lemon grass no Aldi e olha que parece que estamos a morder uma folha de erva princepe. Plantei em volta do meu canil, umas plantinhas pequeninas que comprei num viveiro e num mês já estão no dobro!!! Uso o óleo para passar nos meus cães, digo já que eles tb não gostam do cheiro, não são só os mosquitos!!!! Mas como já me morreu um belo rafeiro do alentejo de 7 meses com a Scalibur, comeu-a e morreu num dia, nada a fazer! O meu maior desgosto, eu a pensar que lhesestava afazer bem… a protegfer da leishmaniose e toma!!!!Agora coleiras dessas jamais vão entrar na minha casa!!! Pipetas e óleo nas orelhitas deles!!! Vamos a ver!!!

    Responder
  8. Pedro Amândio 22 de Julho de 2011

    A planta é conhecida no Brasil (Bahia) por Capim Santo.

    Responder
  9. luis perpetua 17 de Setembro de 2011

    BOA NOITE PELO QUE ME E DADO A ENTENDER DEVE HAVER ALGUMA CONFUSAO SOBRE A CITRONELA DE JAVA POIS NAO TEM NADA A VER COM A ERVA DE PRINCIPE SO NO ASPECTO POIS E IGUAL EU TENHO A ERVA DE PRINCIPE E NAO TEM ODOR PARA AFASTAR O QUE QUER QUE SEJA. TAMBEM GOSTAVA DE ADQUIRIR A CITRONELA DE JAVA SE ALGUEM TIVER PARA VENDA AGRADECO QUE INFORME.BEM HAJAM BOA NOITE E UM MUITO OBRIGADO.

    Responder
  10. José Mestre 28 de Setembro de 2011

    Bom dia
    Interessa-me partilhar informação sobre ervas aromáticas.Interssante essa de óleo de citronela para proteger da leishmaniose. Interessa saber se é eficaz. Também existe vacina para o caso da citronela não resultar em pleno e não querer optar pela Scalibor.
    José Mestre

    Responder
  11. José Mestre 28 de Setembro de 2011

    Já agora, se a Citronela é tóxica e a erva príncipe não, então não devem ser a mesma coisa.Quanto a usar citronela nos cães, se eles se lambem uns aos outros e a citronela é tóxica, também isso pode ser complicado. Certo?

    Responder
  12. Emmanuel 11 de Dezembro de 2011

    Possuo disponovel para venda as Mudas de Citronela. Basta pedir atraves de nosso e-mail, telefone ou no formulário em nosos sítio. Envio para todo o Brasil

    Responder
  13. Ireni Ribeiro Rodrigues 6 de Fevereiro de 2012

    Outro dia peguei umas folhas de capim limão para fazer chá.
    Dormi muito bem ao dia e à noite.Hoje fui pegar de novo as folhas e descobri que era citronela. Não senti nada a não ser sono .

    Responder
  14. Veronique Carreira 1 de Junho de 2012

    Bom dia a todos,

    A Sandra comprou a Erva Príncipe em que viveiro, em Portugal. Agradecia que me desse o contacto desse viveiro. Ou se alguém me conseguisse despender um pezinho, é que já contactei diversos sítios, mas até ver ainda nenhum tinha, Erva Príncipe.
    Eu também sou de Portugal.

    Desde já vos agradeço.

    Veronique Carreira

    Responder
  15. lourdes barbeiro 23 de Junho de 2012

    Nos anos 60 -70 os nossos pais tinham conhecimento bastante para reconhecer as plantas aromáticas e medicinais; lembro-me de ter na casa das flores, em certas alturas do ano, város ramos e raminhos pendurados tendo cada um a sua função específica. Hoje, há muita confusão com os nomes e naturalmente as plantas, mas uma vez há bastante interresse aconselho a pesquisar, pesquisar,pesquisar.

    Responder
  16. fernanda 27 de Junho de 2012

    gostaria de comprar a citronela e nao sei onde procurar quando pergunto dizem que não há em Portugal.
    se algumem já comprou pode dizer onde para eu comprar.
    e a erva do principe é ou não a mesma coisa, fiquei sem saber se fazem a mesma função.
    obrigada
    Fernanda Marques

    Responder
  17. Maria 19 de Julho de 2012

    Boa tarde, para quem tiver interessado eu tenho a verdadeira citronela de java única em Portugal, deixo o meu contacto para quem me quiser contactar: reis501@hotmail.com

    Responder
  18. MARIZA 25 de Julho de 2012

    Tomei o chá de citronela, pensando que era capim-santo, será que tem algum problema?……alguém pode me responder?

    Responder
  19. Luis Perpetua 28 de Julho de 2012

    Boa noite eu tenho a erva principe e posso dispenssar algumas mudas mas penso que não tem nada a ver com a citronela pois até já desisti de procurar tanto esta como a arvore do neen pois até mandei vir do Brasil e fui enganado ficarão com as arvores e com o dinheiro. tudo bem se pretender a erva principe pode ligra 919379001 que eu tenho Luis

    Responder
  20. Manuel Jesus 3 de Setembro de 2012

    Informo que o Neen já existe bastante em Portugal, em especial em zonas da Estremadura e Alentejo.
    Existe em muitos jardins e ruas.
    As sementes reproduzem-se facilmente, eu pessoalmente tenho algumas plantas que irei plantar no próximo inverno.
    Colho regularmente para usar como insecticida contra as lagartas da couve.

    Responder
  21. Alito Leça 13 de Outubro de 2012

    onde posso adquirir citronela?

    Responder
  22. Gabriel Ornelas 19 de Outubro de 2012

    Gostava de adquirir a planta “citronela de Java” que não tem nada a haver com o capim limão, caninha,erva de principe ou erva cidreira porque essa eu tenho e serve para fazer chá a citronela é um repelente de insectos e há entendidos que dizem que é toxico

    Responder
  23. luis santos 13 de Dezembro de 2012

    só agora encontrei esta página. Quero agradecer a todos a oportunidade de conhecer a citronela. principalmente à Maria que se dispôs a fornecer um pé de citronela de java.
    Vou pedir-lhe esse favor. Vou contactá-la.
    Muito obrigado

    Responder
  24. aristides 9 de Janeiro de 2013

    OI PESSOAL EU PRETENDO SABER QUEM TEM CITRONELA DE JAVA PAR VENDER ,QUERO CITRONELA E NÃO ERVA PRINCIPE PORQUE ESSA EU TENHO QUE É OPTIMA PARA CHA ,QERO A VERDADEIRA CITRONELA MEU TLM 967925702 OU ARISTIDES76@HOTMAIL.COM

    Responder
  25. Rachel Carmine 14 de Janeiro de 2013

    Ola, boa tarde
    estou procurando uma muda de Capim limao (lemongrass) erva típica da cozinha thailandesa, alguém sabe onde posso encontrar? Obrigada!

    Responder
  26. Carmo Guereiro 15 de Janeiro de 2013

    Boa noite,

    agora fiquei confusa ao ler os comentários, julgava que tinha Erva Principe, folhas estreitas, verdes e longas, do qual faço chá e ainda não morri, será mesmo erva principe? entre este e a citronela, não sei se consigo ver diferenças!! ESTOU PREOCUPADA,Onde posso tirar duvidas?

    Responder
  27. Jorge Arnaldo de Paula 14 de Maio de 2013

    Sou Brasileiro, e aqui no Brasil a planta com cheiro(odor) de eucalipto é chamada de citronela que repele insetosinclusive o aedes aegypty(mosquito da dengue) , já a erva CIDREIRA, têm o odor agradável e é utilizada como chá para acalmar(calmante).
    Pode ser reconhecidas as digferenças atrvés do odor, assim como pela raiz, pois o da citronela é torta, enquanto o da erva-cidreira é reta e precisa de mais solo para desenvolver.

    Responder
  28. joao americo 2 de Junho de 2013

    Oi, Aristides
    Você conseguiu informação de onde comprar a citronela – a verdadeira originária de Java?

    Responder
  29. João 9 de Agosto de 2013

    Olá, boa tarde.
    Quero comprar erva príncipe. Alguém me pode ajudar?
    Obrigado

    Responder
  30. rui patrao 7 de Novembro de 2013

    ola,boa tarde para todos que quiserem comprar erva principe ou cha de caxinde mais usual em angola contactar pelo mail rpatraoangola@gmail.com,sou produtor de cha de caxinde em angola ,obrigado

    Responder
  31. Fernanda 7 de Dezembro de 2013

    Boa noite
    Alguém sabe onde posso encontrar em Portugal citronela de java

    Responder
  32. carmen 26 de Junho de 2014

    boa tarde
    onde posso comprar a planta ou sementes de citronela em Portugal?

    cumpr.

    carmen serrano

    Responder
  33. Teresa Chambino 7 de Julho de 2014

    Sou mais uma portuguesa á procura da planta Citronela.
    Alguem sabe onde posso comprar?

    Responder
  34. Sérgio Almeida 28 de Outubro de 2014

    Boa tarde.
    O que apresenta não é citronela, mas sim erva príncipe.
    Sei perfeitamente o que digo pois cultivo ambas.
    Cumprimentos.

    Responder
  35. Sónia Ribeiro 12 de Janeiro de 2015

    Bom dia.

    Estou interessada em adquirir citronela de java para plantar.
    Algém me sabe informar onde posso comprar?
    Obrigada

    Responder
  36. Teresa Pinto 2 de Junho de 2015

    Pedia o favor de me indicarem onde comprar citronela nos arredores de Lisboa.
    Importante saber que não é comestível e as suas infusões são somente para borrifar arvores fruteiras e afastar pragas, nada tem a ver com a erva-príncipe.

    Responder
  37. maria alice gomes coelho 19 de Julho de 2015

    agradecia informação sobre onde posso comprar citronela e erva príncipe para plantar. Obrigada

    Responder
  38. maria alice gomes coelho 19 de Julho de 2015

    completando o comentário anterior, quero comprar a citronela e a erva príncipe para plantar em Trás-Os-Montes, Portugal

    Responder
  39. pierre 1 de Agosto de 2015

    Olá pessoal, tenho uma dúvida

    Eu comprei uma planta chamada cintronela mudar ela está pequena e bonita

    gostaria de saber quanto tempo demora pra ela crescer ????

    Se alguém souber gostaria que vc compartilhasse essa informação comigo

    meu email claudioautomac@gmail.com
    mandar um email

    um abraço

    Responder
  40. Isabel 8 de Agosto de 2015

    maria alice gomes coelho
    Moro em Trás-os-montes e tenho uma planta de erva principe e se quiser dou-lhe um bocadinho.

    Responder
  41. Isabel 8 de Agosto de 2015

    Tenho ideia que a citronela e a erva príncipe são a mesma planta, só que são partes diferentes. Creio que a erva príncipe é a folhagem que serve para infusões e a citronela a base a parte mais perto das raízes, livre das folhas que serve para ser usada na comida por ex, a cozinha tailandesa.

    Responder
  42. Thayane 26 de Setembro de 2015

    Comprei sementes de citronela, gostaria de saber quais os cuidados no plantio das mesmas??? E se tem alguma dica para plantar as sementes?
    Obrigada!

    Responder
  43. Sílvia 16 de Outubro de 2015

    Gostaria de saber onde poderei comprar a planta Citronela de Java, na zona de Lisboa.
    Obrigada.

    Responder
  44. Maria 15 de Abril de 2016

    Gostava imenso de encontrar uma planta medicinal que tem o nome de Manacá, Mercúrio vegetal. É uma planta medicinal, trata
    Reumatismos e artrites, afecções inflamatórias, dores; tônico e depurativo do sistema linfático, adenites; cólicas menstruais, caimbras; febres, gripes e resfriados; doenças venereas.
    Propriedades medicinais: purgativo, diurético, emenagogo, antivenéreo, enti-sifílico e anti-reumático
    Já tentei mas não consigo encontrar em Portugal para venda.

    Responder
  45. Elisabeth Romariz 14 de Junho de 2016

    Nao e propriamente um comentário, mas sim um pedido que e onde posso comprar a citronela de Java, eu resido o Porto, a v/firma vende este produto, se sim, como devo fazer, obrigada pela informação
    Ate breve
    Elisabeth

    Responder
  46. Isabel 27 de Julho de 2016

    Bom dia. Resido no Porto e gostaria de adquirir a planta Citronela (a verdadeira, que repele mosquitos). Podem indicar-me se e onde posso obtê-la? E será que se dá em Trás-os-montes? Obrigada

    Responder
  47. joao paulo salvado 8 de Dezembro de 2016

    Boa noite ja ando a algum tempo a procura da planta erva de principe.gostaria de ter num vaso onde puderei adquirir?pois ja a auns bons anos que ando a tentar arranjar e nao consigo.agradeço toda a ajuda.sou de lisboa

    Responder
  48. Manuel Martins 25 de Maio de 2017

    Bom dia!
    Pretendo saber onde posso adquirir plantas de Citronela.

    Obrigado.

    Responder
  49. Emanuel Almada 29 de Maio de 2017

    Onde posso comprar sementes de citronela?

    Responder
  50. cesar 18 de Agosto de 2017

    Gostava que me informasse onde posso comprar planta citronela, obrigado

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo