A CARREGAR

Type to search

Como integrar roseiras no meu jardim?

As rosas são plantas que se adaptam surpreendentemente bem, podendo ser usadas de várias maneiras e obtendo sempre um excelente efeito. Aqui ficam algumas sugestões de como as usar no seu jardim.

Canteiros Mistos

Apesar de serem arbustivas, as rosas parecem sentir-se perfeitamente em casa num canteiro misto e é, de facto, onde a maioria dos jardineiros as cultiva. A sua floração sumptuosa contrasta alegremente com as florações mais leves e arejadas da maioria das herbáceas. As suas flores parecem trazer um “equilíbrio” especial ao canteiro. Não é difícil encontrar entre as Rosas Inglesas cores que se harmonizem com outras plantas. Factor não menos importante a ter em conta é que, quando todos os outros arbustos e plantas já deixaram de ter flores, estas roseiras continuam a florescer, até à chegada do Inverno. No entanto as rosas não gostam de competição e é portanto aconselhável rodeá-las de plantas que não sejam demasiado robustas. Sempre que possível, deverão ser plantadas em grupos de 3 ou mais. Num canteiro muito estreito, uma roseira apenas é certamente suficiente.

Bordaduras

Bordaduras de roseiras são quase imbatíveis, quer na unidade e alegria que transmitem quer na fragrância. Também aqui se aconselha que sejam plantadas em grupos de 3 ou mais, para permitir que cada variedade se afirme entre as outras. As roseiras florirão  a partir de Junho, numa gama infinita de cheiros maravilhosos. Alguns jardineiros preferem utilizar para este efeito apenas algumas cores, criando maior unidade no colorido, mas esta decisão tem a ver apenas com uma escolha pessoal. A variedade de cores, de formas de flor e de perfumes serão sempre perfeitas para quem criar o seu próprio jardim.

Canteiros de Rosas

Pensamos geralmente em híbridos de rosas de chá e floribundas como rosas ideais para este efeito. E a verdade é que são óptimas para este fim. No entanto, há uma série de rosas inglesas que também se prestam muito bem a este tipo de utilização. Como por exemplo as Winchester Cathedral, Queen of Sweden, Scepter’d Isle, Molineux, Sophy’s Rose entre outras. São baixas e arbustivas e florescem mais longamente ainda que as híbridas. Há uma grande possibilidade de escolha para este efeito. Não esquecendo que em canteiros ou camas de rosas muito grandes o leque de possibilidades cresce, na medida em que cresce o espaço para as dispor.

Jardins de Rosas

Para quem, felizmente, dispõe de espaço suficiente é possível plantar um jardim total ou parcialmente de rosas inglesas. Poderá ser um jardim tradicional, mas também algo mais imaginativo e menos visto. Talvez bordaduras, de ambos os lados de um caminho que se cruze ocasionalmente com outros caminhos. Este tipo de jardim pode ser bastante pequeno ou ao contrário bastante extenso.

Trepadeiras

Um dos mais importantes desenvolvimentos nas rosas inglesas dos últimos são foi, precisamente o uso destas como trepadeiras. Atingem geralmente uma altura de cerca de 2 metros e meio, o que é ideal para quem não deseja ter de subir a escadotes, tendo a grande vantagem se poderem ser apreciadas exactamente à altura dos nossos olhos. As rosas inglesas trepadeiras florescem livremente ao longo de todo o comprimento.

Vasos e Floreiras

As plantas em vaso e floreiras ao redor da casa tornam-se cada vez mais populares. Permitem alegrar espaços que de outra forma perderiam interesse. As rosas inglesas, com o seu crescimento arbustivo, são particularmente bem adaptadas a este tipo de utilização. E não só. Cada vez mais os espaços reservados a jardim nas cidades se resumem a pequenos pátios ou varandas. Mas com estas rosas, até estes espaços se podem transformar em jardins de rosas!

Tags:

12 Comments

  1. maria pais 23 de Março de 2011

    Adorei todas as sugestoes s/ roseiras e tirei algumas dicas, como gostaria de conseguir ter umas floreiras tão lindas. Nao é por falta de carinho, dou-lhes mtos miminhos, mas nem sempre elas me retribuem! Gostaria de frequentar um curso para aprofundar conhacimentos.Obrigada Maria

    Responder
  2. Regina A M Palmeira 11 de Setembro de 2011

    Adorei as dicas. Fiz recentemente um jardim na minha casa e agora é o meu hobby. Não canso de vê-las sempre floridas e crescendo.

    Responder
  3. lucia reginajesus de carvalho 17 de Fevereiro de 2012

    Boa noite,
    Recebi uma roseira plantada em um vaso de plastico. A roseira está com muito galhos longos e alguns ressecados. Estamos aqui no Rio de Janeiro na estação do verão bem intenso.
    Gostaria de saber como proceder para transferi-la para meu canteiro em fente da minha casa. Minhas dúvidas dizem respeito ao tipo de poda? posso cortar os galhos secos? o quanto? ou devo aguardar o inverno que é a época mais onveniente. Mas tenho medo qe ela não resista até a estação adequada pois está me parecendo muito desnutrida. Qual o tipo de solo mis adequado?
    Aguardo anciosa sua resposta pois essa roseira foi uma filhotinha de uma que minha mãe tinha, ela já faleceu e a roseira morreu também. Serei a pessoa mais feliz do mundo se conseguir fazê-la ficar florida e linda como uma homenagem a minha amada mãe, que de tanto que amada plantas tinha o apelido muito carinhoso de jardineira do Dedo Verde, pois onde ela enterrava quanquer galhinho, dali nascia uma planta vigorosa e cheia de amor.Obrigada

    Responder
  4. jardinagem JV 15 de Abril de 2012

    Parabens para todos voces pelo exelente trabalho , tiramos muitas duvidas e trocamos muitas informações para nosso dia dia…

    Responder
  5. Maria 4 de Novembro de 2012

    gostava de comprar roseiras inglesas mas não sei onde

    Responder
  6. Adair 2 de Junho de 2013

    Gostaria de comprarr rosas inglesas!
    Como fazerAdair

    Responder
  7. hamilton leite 16 de Setembro de 2013

    Como faço para adquirir mudas de rosas inglesas?

    Responder
  8. Adair 18 de Novembro de 2013

    Onde encontrar mudas de rosas inglesas .
    Obrigada ,
    Adair

    Responder
  9. Liz barros 5 de Outubro de 2014

    Amei tudo que li sobre roseiras , mas a um mes meu jardineiro colocou veneno p/ matar os trevos que em vadia meu jardim e matou todas as minhas roseiras o que fazer de onde começar retiro toda terra, como começar a dar jeito.Obrigada desde já quero comprar mudas de rosa inglesa e outras p/ refazer meu jardim quem vende e quanto custa

    Responder
  10. Marieta 27 de Fevereiro de 2016

    Boa noite!!
    Gostava muito de adquirir mudas de roseiras inglesas… como devo fazê-lo? Obrigada

    Responder
  11. maria helena marcelino 14 de Abril de 2016

    Tenho uma uma garagem aberta,mas não quero cobrir com telhas,já plantei tumberjera,dimopéia,e não consegui fechar a cobertura,pois estavam em vasos bem grandes mas não funcionou,agora abri três espaços no chão 20×20,preciso saber quantas mudas devo colocar em cada espaço?e se posso plantar rosas trepadeiras?

    Responder
  12. celita pires costa 1 de Maio de 2018

    amei gostaria de adquiri algumas mudas de rosa englesa noa sei como

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo