A CARREGAR

Type to search

Produção rentável de vegetais sem o uso do solo

Um produtor da ilha Terceira, nos Açores, produz alfaces “biopónicas”, livres de fertilizantes químicos e produzidas com elementos nutritivos extraídos de uma solução líquida enriquecida pela compostagem sem recurso à utilização do solo (hidroponia).

ste produtor começou as experiências há dez anos em vasos, tendo investido desde 2005 cerca de 180 mil euros, incluindo um apoio da União Europeia de 50 mil euros. “O investimento é rentável porque ainda importamos muitos vegetais e esta produção demora 25 dias para uma alface com 250/300 gramas, que é menos tempo do que a produção no solo, que leva 35 a 40 dias”, frisou.

Com recurso a três estufas com pouco mais de mil metros quadrados e um terreno exterior com uma área com cerca de 300 metros quadrados, António Gomes produz oito variedades de alface, três chicórias e uma acelga, preparando-se para começar a produzir agriões, azedas e espinafres.

Fonte: Naturlink

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. carlos alves 19 de Agosto de 2012

    Exelente o artigo.Gostaria de ter mais informação acerca deste assunto,e se é possivel em Portugal fazer formação nesta area.pois tenciono fazer uma mini-produção de cultivo hidroponico.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo