A CARREGAR

Type to search

Estudo “Cogumelos dos Parques de Sintra” regista 17 novas espécies em Portugal

No próximo dia 17 de Novembro será lançada, pela “Parques de Sintra”, a publicação “Cogumelos dos Parques de Sintra”, resultante de um estudo conduzido pelo Professor João Baptista-Ferreira (especialista na área da micologia) e pela Mestre Sofia Gomes, sobre as espécies de cogumelos que crescem na serra de Sintra.A riqueza florestal de Sintra resulta do equilíbrio entre espécies autóctones e exóticas plantadas ao longo de mais 150 anos, mas também do equilíbrio sistémico em que os fungos desempenham um importante papel.

O trabalho em causa englobou a realização de frequentes explorações durante cerca de um ano e meio, percorrendo de forma sistemática os terrenos dos parques de Monserrate, Capuchos e Pena. No total, foram efetuadas 395 colheitas, com identificação de 156 espécies diferentes, das quais 65 são citadas pela primeira vez para a região de Sintra e 17 pela primeira vez para Portugal. Nesta publicação, as espécies foram catalogadas com registo fotográfico e descritas de forma a que tanto o cientista como o simples visitante as possam reconhecer.

Além das descrições das espécies, ilustradas com fotografias feitas no local das colheitas, para cada uma é dada a etimologia (explicação da origem) do seu nome científico e, sempre que conhecidos, os nomes vulgares em português, francês e inglês. A publicação inclui ainda conselhos relativos à preservação da biodiversidade e ao consumo das espécies. Este é um foco importante, na medida em que o interesse culinário por cogumelos tem aumentado bastante, e é importante sensibilizar o público para a sua conservação na natureza, bem como para a preservação da biodiversidade, evitando a colheita desregrada, que pode comprometer o equilíbrio do ecossistema das florestas, nomeadamente em Sintra.

De acordo com o Professor António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra “compete à Parques de Sintra apoiar a investigação e promover o conhecimento da riqueza do património cultural e natural, que gere, em todas as vertentes, em que, no domínio da botânica tradicional, desde as altas sequoias até aos cogumelos e espécies ainda menores, como os musgos e líquenes, todas as espécies têm lugar e devem merecer a atenção do muito público que nos visita”, acrescentando que “a riqueza florestal de Sintra resulta também do equilíbrio sistémico em que os fungos desempenham um importante papel. Disso testemunha a riqueza da variedade de cogumelos que podem ser encontrados na serra. (…) O resultado do estudo que nos orgulhamos de ter patrocinado é este livro de grande interesse e qualidade estética, que será uma referência para os que apreciam e visitam Sintra mas também para quem, pelo país fora, se interessa por cogumelos, ou passará a interessar-se ao descobrir, através das suas ilustrações, a beleza da natureza à escala dos cogumelos.”

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo