A CARREGAR

Type to search

Vista Alegre Atlantis reabre flagship store do Largo do Chiado

A Vista Alegre Atlantis (VAA) reabriu a sua centenária Loja no Largo do Chiado após uma surpreendente intervenção que transformou a flagship store da marca de porcelanas portuguesa, em Lisboa, num espaço acolhedor e único, em que a história, tradição e património andam de mãos dadas com o design e a inovação. Na reabertura desta loja-bandeira da marca, na passada sexta-feira, a VAA lançou a nona peça do Projecto Artistas Contemporâneos, “sem flores”, da autoria da conceituada artista plástica Armanda Passos, e a colecção “Tea With Alice”, concebida por Teresa Lima a convite da Ilustrarte, um projecto que assinala a efeméride dos 150 anos sobre a primeira publicação do livro de Lewis Carrol.

Durante todo o dia da inauguração, uma pintora da fábrica da Vista Alegre em Ílhavo ofereceu a turistas e transeuntes um espectáculo diferente, executando uma montra viva, ao pintar ao numa das montras da loja do Chiado, uma das peças mais apreciadas da mestria da arte em porcelana do portefólio da VAA: as suas aves. Estas peças foram celebrizadas com um toque de modernidade e contemporaneidade na recém-lançada colecção da Vista Alegre “La Dame aux Oiseau”, da autoria do designer Sam Baron, consultor criativo de várias marcas de renome internacional.

A remodelação levada a cabo na loja histórica do Chiado tornou este espaço mais actual e contemporâneo, embora mantendo a tradição e história desta loja e da zona onde está inserida, preservando os elementos históricos da estrutura do edifício, recuperando-os e destacando-os na nova decoração. O piso superior da loja foi igualmente ampliado, apresentando agora a loja um total de 690 metros quadrados de exposição.

Este espaço emblemático da VAA está classificado como “Bem Imóvel de Interesse Municipal” e possui uma série de elementos com interesse no quadro do conjunto em vias de Classificação – Lisboa Pombalina. Durante os trabalhos de recuperação, estes elementos apresentaram, por um lado, condicionantes, mas foram sempre entendidos como elementos potenciadores do espaço e da afirmação do respeito e ligação que a VAA tem com a História, o passado e a arte. No espaço exterior da loja mantém-se assim a fachada com pedras mármore ornamentais, o pavimento em mosaico romano, com elementos decorativos e ornamentais na sala de entrada, os expositores e elementos ornamentais em talha preta, pertencentes à antiga loja de instrumentos musicais “Custódio Cardoso Pereira”, e as paredes e elementos estruturais primitivos de traça pombalina, que foram mantidos e revalorizados, sendo integrados no espaço da loja.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo