A CARREGAR

Type to search

A alcachofra, Cynara scolymus, pertence à família dos cardos, é habitualmente cultivada pelas suas inflorescências comestíveis.

O seu aspecto é imponente e não passa despercebida num jardim.

Esta planta pode chegar até dois metros de altura, as suas folhas são arquitectónicas, grandes e recortadas, deve-se sempre usar luvas ao cuidar desta planta porque tem espinhos pequenos nas folhas.

As inflorescências são bonitas e vistosas, e podem ser divididas em dois grupos, as de inflorescências espinhosas e as de inflorescências sem espinhos.

A planta tem a duração de 3 a 4 anos depois precisa de ser substítuida, o terreno deve levar estrume ou adubo antes de serem plantadas.

Uma planta típica mediterrânea que contém vitamina B, são consumidas cruas ou cozidas em água com algumas gotas de limão, alho e sal durante cerca de 35 minutos.

Plantação:

Em abril coloque duas sementes por vaso e coloque os vasos num local luminoso. Escolha os rebentos deixando apenas os mais fortes e num local a pelo menos 18ºC .

Em meados de maio começe a habituar as jovens plantas ao ar livre mas sem sol directo. No final de maio abra buracos profundos plante as alcachofras a cerca de 1 metro de distância entre elas. Durante a primeira semana protega o canteiro do frio. Não esquecer de colocar estacas antes de ganharem rebentos para que não se dobrem com o vento.

Ficha técnica:

Perene

Temperaturas mínimas de 8ºC

Sol directo

Solo rico, bem drenado

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo