No magnífico espaço da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Jardins do Palácio de Cristal – Porto, decorreu nos passados dias 15, 16 e 17 de Março, a 2º Exposição Internacional de Orquídeas, uma organização da Associação Portuguesa de Orquidofilia.
Com grande afluência de público, o evento dividiu-se em 3 áreas: O piso superior, com representações estrangeiras oriundas de, por exemplo, Bélgica, Brasil, Malásia e Equador, trazendo espécies e conhecimento que muito agradou aos orquidófilos presentes. Ainda neste piso, aquela que considerámos como a área expositiva mais conseguida de toda a exposição: a zona dos sócios da A.P.O., muito bem montada e onde se podiam observar algumas dezenas de belas orquídeas propriedade dos sócios. Numa opinião de (quase) leigos, realçamos como positivo, o facto de estarem em exposição não apenas as espécies mais comuns mas também, e sobretudo, espécies que vemos com pouca frequência, em exuberantes florações.
Outra área com muita e interessante actividade foi o auditório. Por lá passaram vários oradores que dissertaram sobre temas vários ligados à orquidofilia. Destaque para a apresentação por José Santos do seu livro “Paixão pelas orquídeas”, o primeiro manual sobre o tema, escrito em Portugal.
Finalmente, a zona do piso térreo, onde os hortos portugueses apresentaram as suas colecções de orquídeas para venda. Um “mar” de cor…
Também neste piso, logo em frente à entrada localizou-se o stand “Bromélias do Brejo”, que apresentou uma grande profusão de tillansias/plantas aéreas e onde, para além da vertente comercial, se apostou na divulgação e explicação do que são estas interessantes plantas, nomeadamente elucidando que não são cactos nem orquídeas, mas sim bromélias, pequenas jóias da botânica, muito fáceis de cuidar, e que acompanham de forma perfeita qualquer colecção de orquídeas.
Ficamos ansiosamente à espera da edição de 2014!
JORGE FREIXIAL é professor. Tem mais de 20 anos de experiência com Bromélias, sendo esta uma família botânica que fascina pela diversidade, pela adaptabilidade e pela beleza. Algumas espécies (guzmanias e vrieseas, em especial) podem-se encontrar à venda em muitos locais, mas poucos sabem como as tratar adequadamente, poucos sabem que elas podem ter vida longa e continuá-la através dos rebentos que produzem.
Autor de artigos e livros sobre Bromélias, formador em cursos e workshops sobre esta temática sendo também produtor.
Website Bromélias do Brejo
Gostaria saber para quando poderá ser a proxima exposicao.
Boa noite gostaria de receber informações de workshop sobre orquídeas
obrigada
Lurdes dias