A CARREGAR

Type to search

À conversa com José Freire

Nasceu em 1946 no Fundão, e após ter cessado a sua atividade profissional, intensifica o seu percurso artístico através duma intensa observação dos materiais e formas de trabalhar o azulejo.

Apaixonado pela arte do mosaico e pela azulejaria, percorreu vários pontos do País e da Europa, preocupando-se sempre por conhecer as técnicas e obras dos grandes mestres deste tipo de arte.

Inspira-se na arte do mosaico, nas várias correntes da azulejaria e na técnica “alicatado” (em voga nos séculos XVI e XVII ) para exprimir a sua arte de não pintura.

Portal do Jardim (PDJ) – Para um ex-bancário esta é sem dúvida uma atividade improvável. Como surge o gosto por este trabalho de minúcia e tão diferenciado?

José Freire (JF) – De facto, e à primeira vista, poderá ser estranho um ex-bancário enveredar por este tipo de trabalho, mas, na realidade, o estranho talvez tenha sido ter passado 35 anos da minha vida como bancário, quando no meu ADN estava a arte, como primeira escolha. Mas o percurso das nossas vidas nem sempre se faz pelos trilhos do óbvio … talvez mais pelas conveniências !

PDJ – Percebemos que alia o gosto pelo azulejo com alguns pintores consagrados? No fundo duas artes que se fundem?

JF – O que eu pretendo com a forma com que trabalho o azulejo, é divulgar esta peculiar e secular técnica, e faço-o muitas vezes recorrendo à reprodução de quadros / pinturas de artistas consagrados, para demonstrar que também se podem fazer quadros sem utilizar óleos, guaches, tintas, espátulas ou  pincéis.

Note-se que os quadros feitos com esta técnica poderão durar muito mais tempo que os feitos nas telas ou noutros suportes tradicionais.

PDJ – E trabalhos que tenham temas originais como surgem?

JF – Os temas originais surgem quase sempre a partir dum conjunto de conceções que pairam na nossa mente, e que numa determinada altura são transpostas para o trabalho que se pretende fazer.

PDJ – Pelo ritmo de exposições que faz ao longo do ano depreendo que são a principal forma de divulgação e de mostra ao público em geral, ou existem outros meios de puder ver o seu trabalho?

JF – Apesar de hoje existirem as mais variadas formas de divulgação da arte,

julgo que a verdadeira expressão da arte só se consegue atingir com a apresentação das peças ao vivo, através das  tradicionais exposições .

De qualquer forma, os trabalhos que executo poderão ser vistos quer através do Google, quer de publicações feitas pelos locais onde executo as minhas exposições quer através do meu website.

PDJ – Como tem sido a recetividade do público perante estes seus quadros?

JF – A recetividade dos trabalhos que executo em ” azulejo alicatado ” ( perdoe-se-me a imodéstia ) tem sido simplesmente espetacular. E não só do público em geral, mas muito particularmente por parte quer dos apreciadores de arte, quer dos diretores e responsáveis dos mais variados locais por onde tenho exposto os meus trabalhos.

PDJ – Que tipo de cuidados/acabamento são necessários caso sejam para colocar no exterior? Estou a pensar na decoração dos jardins, terraços ou varandas.

JF – Os cuidados a ter na execução de quaisquer painéis no exterior ( expostos a todo o tipo de condições atmosféricas ) que se pretenda colocar quer em jardins, terraços ou varandas estão devidamente testados.

Pelos trabalhos já executados podemos assegurar total garantia da sua preservação.

PDJ – Que projetos para o futuro.

JF – Como o futuro é o segundo, o minuto, a hora, o dia. o mês, o ano … e a contínua movimentação de toda esta sequência, e como vivo o que faço,para o futuro os meus planos passam por aprofundar cada vez mais a arte que prossigo e vir a expô-la no estrangeiro.

Tem neste momento duas exposições a decorrer:

No  Salão Internacional da Galeria de Arte Algarve – no edifício da Adega Cooperativa de Lagoa – inaugurada a 15 de Junho e patente até ao dia 14 de Setembro de 2013

Na Galeria ” Artes & Barricas ”  na Rotunda de Porches – Algarve.

Para saber mais visite www.outraarte.com

Tags:

5 Comments

  1. João José Caixinha Ponciano 20 de Junho de 2013

    BEM. PENSO QUE TAL DEMONSTRAÇÃO DE ARTE INEGUALÁVEL NÃO TEM MAIS QUALQUER COMENTÁRIO. ABRAÇO DO AMIGALHAÇO E CONTERRÂNEO.

    Responder
  2. João José Caixinha Ponciano 20 de Junho de 2013

    Trabalho de arte na minha opinião inigualável.

    Responder
  3. JOSÉ MARIA RAMOS ALMEIDA FREIRE 20 de Junho de 2013

    Só quem não tenha tido a oportunidade de visitar uma exposição ao vivo, sobre este artista beirão, poderá pôr em causa, o exigente trabalho do azulejo alicatado. Os trabalhos feitos minuciosamente, como é o caso do quadro sobre as COLCHAS DE CASTELO BRANCO, em que os minúsculos pedacinhos de azulejo, têm de ser colocados com enorme paciência e mestria. Os quadros feitos sobre temas célebres de um mestre da pintura Van Gogh, são outro motivo que justifica de modo particular uma visita a uma exposição deste grande artista fundanense.

    Responder
  4. augusto 28 de Junho de 2013

    Fico agradávelmente surpreendido por constatar o interesse por uma arte milenar e cheia de potencial artistico.
    Em Faenza, Itália , havia uma escola que se dedicava a esta arte sob a forma de paineis.
    Pergunto ao autor como arranja as peças a colocar com as cores que pretende para a obra? A arte bizantina e a catedral de Veneza muito em particular é esplendorosa , nesta tipo de arte.
    Gostava de saber mais sobre este trabalho. Será possivel um contacto com o autor ? E tem exposiçpões ?
    Cumprimentos

    Responder
  5. M.Odete Pereira 21 de Janeiro de 2014

    Belo trabalho Sr. Veiga Freire. Espero poder conhece-lo pessoalmente. Um grande abraço da colega e amiga, M.O.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo