A CARREGAR

Type to search

Exposição no Museu da Eletricidade “Pátria Querida” de Alberto García-Alix

A obra de Alberto García-Alix, um dos mais conceituados fotógrafos espanhóis da actualidade, vencedor PHotoEspaña 2012, vai estar exposta pela primeira vez em Portugal, no Museu da Eletricidade, de 26 de junho a 18 de agosto.

Intitulada “Pátria Querida”, esta exposição faz parte de um projeto para a criação de um fundo de imagens inéditas sobre a região das Astúrias organizado pela Fundação espanhola María Cristina Masaveu Peterson denominado Miradas de Asturias.

“Pátria Querida” revela, em cerca de meia centena de imagens às vezes duras, às vezes vagas, às vezes líricas, a paixão de García-Alix pela viagem e pela deslocação dos seres no espaço e pelo efémero, na arquitetura como na paisagem. Esta experiência do artista nas Astúrias destaca-se pelo desconhecimento prévio da região, obtendo, deste modo, um olhar sem preconceitos e muito pessoal da mesma.

Esta exposição foi apresentada no Centro de Cultura Antiguo Instituto, em Gijón, no Centro Cultural Conde Duque, em Madrid, e depois de Lisboa, seguirá para Berlim e Budapeste.

Alberto García-Alix nasceu em 1956, em Leon e contra todas as expectativas familiares troca o curso de Direito pela fotografia. Publica as primeiras fotos em 1976 mas foi nos anos 80, em plena “movida madrileña”, que começou a destacar-se, quando expôs a sua obra pela primeira vez na galeria Buades, em Madrid, em 1981.

Ao longo dos últimos 30 anos, García-Alix foi consolidando um estilo único. Expôs em galerias e museu de todo o mundo e, a par do PHotoEspaña em 2012 – devido à autenticidade da sua visão e da sua experiência de vida – foi também galardoado com o Prémio Passaport, em 1996, e Prémio Nacional de Fotografia, em 1998. Nos últimos anos tem-se aventurado pelo cinema e realizado alguns filmes documentais.

“Pátria Querida” é sua primeira exposição em Portugal. No ano passado Garcia-Alix esteve no Festival de Cinema do Estoril onde apresentou o seu filme “De Donde Non se Vuelve”, que funciona como uma espécie de complemento “documental” ao seu trabalho de fotógrafo.

Com esta exposição, a Fundação María Cristiana Masaveu Peterson inicia um ciclo denominado “Miradas de Asturias”, que pretende reunir alguns dos mais reconhecidos fotógrafos espanhóis, de forma a oferecer uma visão original e vasta do Principado das Astúrias e das suas gentes.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo