A CARREGAR

Type to search

PerfilEsta é uma rubrica que pretende dar a conhecer alguns dos jardins, em Portugal, que me encantam. Estes espaços não vão ser analisados do ponto de vista técnico pois, não sou especialista mas, sim do ponto de vista estético/fotográfico e das sensações que me provocam!

São os meus jardins…

Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Jardins formais

Jardins formais

O amplo relvado de entrada no jardim

O amplo relvado de entrada no jardim

Junto ao imponente convento e palácio de Mafra temos um magnífico jardim Barroco com 8 hectares que dizem ser inspirado em Versalhes e que vem dos tempos dos frades franciscanos. É um jardim com uma beleza fora do vulgar com espelhos de água, caminhos largos, árvores frondosas, um Horto das Aromáticas , uma nora centenária ainda em funcionamento.

Aqueduto

Aqueduto

Devido às suas característica o Jardim do Cerco mantém os seus encantos ao longo de todas as épocas do ano. Segundo os especialistas que elaboraram o plano de recuperação do jardim (1996) este, “…é um elemento de transição entre o Palácio Nacional de Mafra (séc. XVIII) e a Tapada de Mafra. Compreende uma zona de mata que se estende em direção à tapada e uma zona de jardim formal onde estão dispostos a maioria dos elementos artísticos que caracterizam este jardim”.

Um grande lago central

Um grande lago central

Ao nível fotográfico o Jardim do Cerco é um cenário muito diversificado onde as fotografias macro convivem com as fotografias mais arquitetónicas. No que diz respeito à luz, as zonas abertas da entrada do jardim contrastam com o arvoredo denso da mata onde dificilmente a luz penetra. Estes diferentes ambientes proporcionam também diferentes tipos de fotografia que vão dos sempre curiosos reflexos das árvores na água, aos “clássicos” fetos em contra-luz, às árvores imponentes, aos pormenores das estátuas e aos grandes planos das flores.

DSC_0148DSC_0055

Árvore de Fogo_Metrosideros robusta

Árvore de Fogo_Metrosideros robusta

SAMSUNG CAMERA PICTURESRenovação das flores no jardim formal

Nesta minha abordagem ao Jardim do Cerco usei uma máquina fotográfica reflex e três objectivas diferentes: Macro de 60 mm, zoom 10-20 mm e 18-105 mm. Se não tiver uma máquina fotográfica não desanime pois, já tirei fotografias muito interessantes com o meu smartphone!

 

Estufas

Estufas

Informação útil

Localização: Largo General Humberto Delgado 2640-492 Mafra

 

A estuária é um elemento constante no jardim

A estuária é um elemento constante no jardim

Nora

Nora

Horário:

9h00 às 17h00 (outubro a março)

9h00 às 19h00 (abril a setembro)

Entrada livre

Contactos: 261 813 399

Leg 4, Melbourne to Hong Kong, Day 2 onboard Turn the Tide on Plastic. Photo by Brian Carlin/Volvo Ocean Race. 03 January, 2018.

Este artigo/notícia foi-nos enviado por um(a) leitor(a). O Portal do Jardim.com junta a comunidade online de jardineiros e entusiastas do jardim. Se quiser divulgar os seus eventos, partilhar uma opinião ou dar a descobrir um jardim secreto algures clique aqui!

Tags:

1 Comments

  1. luciomartins 11 de Janeiro de 2018

    ola senhor vasco eu sou um jardineiro do museu do traje no lumiar e gostava que o visitase quanto ao jardim que mostra o do cerco nao conheço acho bonito mas a primeira foto parece estar de pernas pro ar corrijam me se4 estiver enganado amo as flores e arvores sem mais cuprimentos de jose martins

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo