A CARREGAR

Type to search

Rota dos Recursos Silvestres; Chef António Nobre cria receitas exclusivas com Recursos Silvestres

Fotografia: Fernando Piçarra e D.R.
A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito do Projecto “Rota dos Recursos Silvestres”, integrado na Estratégia de Eficiência Coletiva Provere – Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo, desenvolveu uma parceria com o conceituado Chef alentejano António Nobre, para a confecção de receitas inéditas onde os recursos silvestres ocupam um papel de destaque.
O mel, os figos da Índia, o poejo, a aguardente de medronho, os chocolates com recursos silvestres, entre muitos outros, são alguns dos produtos que compõem a atual Rota dos Recursos Silvestres, que conta já com três anos de história e com quinze produtores associados.
“A parceria surgiu, sobretudo, para dar a conhecer a variedade de Recursos Silvestres e a multiplicidade de sabores que estes conferem aos nossos pratos. Cada vez mais é importante inovar, diferenciando-nos com qualidade e dando a conhecer a grande variedade de produtos qualificados da Região do Alentejo, bem como incentivar o empreendedorismo junto dos jovens produtores, aumentando a atratividade da base económica e do território de intervenção, nomeadamente nos Concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira .”, sublinha Luís Cavaco, Diretor-geral da ADRAL.
“É com enorme orgulho que me associo à Rota dos Recursos Silvestres. Como Chef Alentejano que sou gosto sempre de dar a conhecer aos de-
mais os diversos sabores do Alentejo. ”, afirma António Nobre, Chef gastronómico. Natural de Beja, orgulha-se das suas raízes. Entre outras atividades, é confrade da Confraria Gastronómica do Alentejo; frequenta, desde 2002, o prestigiado Congresso de San Sebastian, “Lo Mejor de la Gastronomia”; foi pioneiro em 2002 na iniciativa de elaborar um cardápio dos vários azeites do país; em 2004 recebeu o prémio “Panela ao Lume”; em 2006 publicou o livro “Chefes Portugueses, as melhores receitas” e recebeu 2 diplomas de ouro no concurso “Gastronomia com Vinho do Porto”; entre uma grande variedade de colaborações em jornais e sites da especialidade, foi, em Setembro de 2006, o chefe de cozinha eleito para fazer a página “Apetites” do Jornal Expresso; criou, em colaboração com o Conselho Norueguês das Pescas (NORGE) “Receitas simples com bacalhau, bacalhau fresco e salmão”.
O Chefe António Nobre gosta de ser reconhecido como um Chefe de Cozinha com raízes alentejanas, capaz de inovar com equilíbrio, dentro dos limites da gastronomia mediterrânica, fazendo uma manipulação contida dos ingredientes, com o intuito de preservar o paradigma de uma gastronomia autêntica, ligada aos produtos da terra, sem receio de ser original e assumindo a autoria das suas propostas.”
Em 2010 publicou o livro “Entre Coentros e Poejos” com 70 receitas originais.
Aqui segue uma das receitas sugeridas no âmbito da rota dos Recursos Silvestres que pode servir de inspiração.

Creme de Couve-Flor com Salteado de Cogumelos Silvestres

4 pessoas

Ingredientes para o creme: 500 g de couve-flor; 200 g de batatas descascadas; 1 cebola; 2 dentes de alho; 1,5dl de azeite e sal marinho.
Ingredientes para os cogumelos: 120 g de cogumelos silvestres; 0,5 dl de azeite; 2 dentes de alho; sal fino e coentros em folha.
Confecção do creme: Coloque numa panela as batatas, couve-flor, cebola, alho e sal, cubra com água e leve ao lume. Deixe cozinhar. Passe a sopa com o triturador até obter um cerne homogéneo. Se necessário acrescente água e rectifique os temperos. Leve novamente ao lume com o azeite e deixe ferver.
Confecção do salteado de cogumelos: Arranje os cogumelos e corte em pequenos pedaços, leve uma frigideira ao lume com azeite e alho quando o azeite tiver absorvido o aroma os alhos retire e reserve. Nessa mesma gordura salteie os cogumelos e tempere com sal. Sirva o creme num prato fundo com um pouco de salteado de cogumelos no centro, perfumado com coentros em folha.
Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo