Em qualquer horta há uma ordem natural na qual as pragas e os predadores estão em equilíbrio entre si. Por exemplo as joaninhas e as moscas das flores comem afídios, as minhocas arejam o solo melhorando a drenagem e levando a matéria orgânica da superfície para o subsolo, os tordos comem caracóis, etc.
Quando tudo funciona bem, a população de pragas é controlada eficazmente e os danos que causam são limitados. Há muitas formas de encorajar um conjunto de aliados naturais que incluem plantas, animais e insectos. Deste modo vai ajudar a manter as pragas e predadores afastados de modo a prevenir um desequilíbrio no ecossistema e contribuir assim para uma horta mais biodiversa, saudável e por conseguinte mais produtiva.
1 –Plante uma boa mistura de plantas como legumes, frutos, ervas aromáticas e flores. Um dos benefícios da presença das flores na horta é que estás atraem imensos insectos benéficos, nomeadamente osque interessam: os predadores e os polinizadores, como por exemplo as abelhas. O cravo-da-índia ou tagetes, conhecidos vulgarmente porcosmos, atraem a mosca das flores que se alimentam deafídios. Outras flores como a capuchinho ou chagas, são conhecidas por atraírem pragas, podendo assim funcionar como plantas “sacrificiais”. Se plantar capuchinhas perto das favas, vai manter os alívio afastados das favas, uma vez que estes vão ser atraídos pelas flores das capuchinhas. A parte da planta afetada pode ser cortadas e colocada por exemplo no compostor.
2 –Plante uma sebe natural na horta que para além de ficar mais bonita que uma vedação com outros materiais tem também alguns benefícios para os aliados naturais. Uma sebe vai tornar a horta mais protegida dos ventos e se for constituída por uma mistura de perenes como alecrim e alfazemas, contribuem para atrair insectos úteis, à semelhança das flores.
3 -Espalhe matéria orgânica sobre a terra. Pode ser composto produzido na sua horta-jardim. Deve realizar esta operação pelo menos 2 vezes no ano, preferencialmente no início da primavera e Outono. Para além de reter a humidade, abrigam besouros, centípedes, aranhas e outros aliados da horta.
4 –Construa abrigos, como por exemplocaixas que sirvam de ninhos a pássaros e morcegos. Pode ainda criar caixinhas para hibernação de insectos como joaninhas e abelhas. Uma forma de promover o ninho para vespas e besouros é fazer um pequeno monte de trancos e deixá-los apodrecer naturalmente.
5–Faça um lago, mesmo que pequeno atrairá sapos e rãs que se alimentam de lesmas.
A PLANTIT– Hortas & Jardins Ecológicos é uma empresa portuguesa fundada por Susana Caseiro. Está vocacionada para a instalação e manutenção de hortas biológicas em qualquer lugar, seja com limitação de área ou mesmo na ausência de solo, com produtos e serviços inovadores. Um dos objetivos da Plantit é disponibilizar meios e métodos ecológicos, simples e eficazes, para que qualquer pessoa possa cultivar os seus próprios alimentos em casa.A Plantit quer dinamizar o conceito de horta-jardim adaptada a diversos ambientes, tais como familiar, escolar, institucional e empresarial. A empresa propõe assim integrar facilmente uma horta, com alguma harmonia paisagística e ambiental, num jardim, numa varanda, num terraço ou num pátio.
Website Plantit.
Ótimo… 🙂