As sementeiras e os viveiros do final do Inverno e início da Primavera marcam o começo de um novo ciclo em qualquer horta e há vários tempos e formas de os fazer. É sempre adaptado à planta que se quer gerar e às necessidades que esta vai exigir. Algumas precisam de muito esforço e cuidado e outras não, e é preciso saber antes de começar os passos necessários para ter sucesso na plantação. Dois pontos a ter em conta são a resistência ao frio/geada e o tempo de germinação da semente.
A sementeira directa é quando se semeia no local final onde a planta vai crescer até ser consumida (ou os seus frutos). A sementeira de favas é um exemplo e que mostramos nas imagens. Os regos são abertos, calculando bem as distâncias entre eles e também entre sementes, para que as plantas tenham o espaço suficiente para crescer e dar fruto.
Certas plantas precisam de ser mais protegidas para poderem germinar com sucesso. As cebolas e os pimenteiros são exemplos claros deste tipo de situação. Nós aqui damos como exemplo a nossa estufa onde temos tabuleiros em ambiente completamente protegido. Aqui se encontram alfaces, tomateiros, pimenteiros, cebolas, chicória, couves, entre outros.
Pode-se ainda fazer um viveiro directo na terra mas coberto (um meio termo entre a sementeira directa e a estufa) onde aqui temos cebola roxa a germinar. A diferença está na passagem da planta para o seu local final na horta. Uma planta que passa de um tabuleiro com alvéolos não se ressente tanto da mudança como uma que é transplantada da terra para um outro lugar.
O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.
Estas dicas são muito úteis para quem é aprendiz de agricultor, embora que para consumo caseiro.
Continuem!