A CARREGAR

Type to search

Projeto “Quintinha Fora da Rede” apresentado em Conferência BIO+Sintra

Decorreu dia 8 de Julho a conferência final do projeto BIO+Sintra (que terminará este verão), incluindo a apresentação do projeto de energias renováveis “Quintinha Fora da Rede”, na Quintinha de Monserrate, resultado de um investimento de cerca de 60.000 Euros por parte da empresa.

Quintinha_de_Monserrate_Painel_Solar_e_Aerogerador_lowres_creditos_PSML_Jonas_Tavares

A conferência contou com a participação da Dra. Isabel Lico, da Agência Portuguesa do Ambiente, representante do LIFE em Portugal, abordando os resultados do projeto LIFE+ e o novo programa LIFE 2014-2020; da Doutora Maria Inês Moreira, coordenadora do projeto BIO+Sintra, focando-se nas ações concretizadas por este projeto; do Professor Manuel Pinheiro e Dr. Frederico Galão, ambos do Instituto Superior Técnico, apresentando o projeto “Destino Sustentável Sintra”. Seguiu-se um debate com representantes de escolas, hotéis, restaurantes, transportes e outros serviços.

Às 12h30 sfoi apresentado o projeto de energias renováveis “Quintinha Fora da Rede”, com explicação dos equipamentos e da estratégia que conduziu à sua implementação, no final houve um almoço para todos os participantes.

Quintinha_de_Monserrate_Hidroturbina_lowres_creditos_PSML_Jonas_TavaresQuintinha_de_Monserrate_Central_da_Quintinha_lowres_creditos_PSML_Wilson_Pereira

“Quintinha Fora da Rede”

O projeto “Quintinha Fora da Rede” que foi implementado na Quintinha de Monserrate permite produzir energia suficiente para o funcionamento do espaço de forma autónoma. Foram instalados no local um aerogerador (energia eólica), uma hidroturbina (energia hídrica) e um conjunto fotovoltaico (energia solar), ligados a uma central.

A energia produzida é armazenada em baterias na Central e invertida de Corrente Contínua para Corrente Alternada (que se utiliza nas casas). A utilização das três fontes de energias renováveis, cuja produção é sazonal, permite que não seja necessário recorrer a energia da rede pública

Estes equipamentos permitem apresentar e explicar aos visitantes da Quintinha os métodos de produção de energia através de fontes como a água, o vento e o sol, observando in loco o funcionamento dos equipamentos. A eletricidade produzida é utilizada apenas nos consumos da Quintinha, não havendo lugar a venda de energia para a rede pública. Com esta opção, a Parques de Sintra pretende transmitir a mensagem de que a utilização de energias renováveis deve focar-se na proteção ambiental e não no potencial negócio associado à produção/venda de energia.

O projeto “BIO+Sintra – Redução da pegada de carbono, uma contribuição para valorizar a biodiversidade em Sintra”, cofinanciado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia, teve início em setembro de 2010 com o objetivo de implementar uma experiência piloto na Paisagem Cultural de Sintra, que possa ser reprodutível noutros locais, e que resulte em mudanças de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas atividades do dia-a-dia. As ações centraram-se na área tutelada pela Parques de Sintra, que consiste em 40% da área listada pela UNESCO como Património da Humanidade (aprox. 946 hectares).

Para além da “Quintinha Fora da Rede”, outras importantes ações do projeto BIO+Sintra ao longo dos últimos 3 anos foram: os documentários “Sinfonia” e “Sintra – O Monte da Lua”, inúmeros workshops dirigidos a escolas (até junho de 2014 participaram 358 escolas, num total de 7.160 alunos, números muito acima das expectativas iniciais), a aplicação Talking Heritage, a Calculadora da Visita a Sintra, o jogo BIO+Sintra, vários concursos de fotografia, abertura e sinalização de caminhos pedestres, construção do totem da Quintinha de Monserrate, e ações de comunicação como o website do projeto, a presença nas redes sociais e a divulgação em publicações impressas.

 

Conferência final do projeto BIO+Sintra:

10h00 – Receção dos participantes

10h15 – Abertura – Professor António Lamas (Presidente do Conselho da Administração da PSML) e Dra. Isabel Lico (representante do LIFE)

10h30 – BIO+Sintra – Doutora Maria Inês Moreira (PSML)

11h00 – Coffee-Break

11h15 – Destino Sustentável Sintra – Professor Manuel Pinheiro (IST) e Dr. Frederico Galão (IST)

11h35 – Perspetivas e Oportunidades  – debate

12h15 – Balanço final

12h30 – Apresentação do Projeto “Quintinha Fora da Rede” – Eng.º Nuno Oliveira (PSML)

13h00 – Almoço na Quintinha de Monserrate

www.parquesdesintra.pt/bio+sintra ou www.facebook.com/biomaissintra

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo