A CARREGAR

Type to search

Tags:

Rega sem desperdiçar

regaNeste artigo, damos-lhe algumas dicas para tornar a rega do seu jardim mais eficaz.

A água é o constituinte principal de todas as plantas pelo que deve estar sempre disponível perante as necessidades hídricas de cada planta. Sendo este um recurso de elevada escassez no planeta, há que usá-lo de forma equilibrada e eficaz.

Durante a Época de Verão, as plantas necessitam de maiores cuidados nomeadamente no que diz respeito às elevadas temperaturas e à menor abundância de água. Para tal, será imprescindível a presença de um sistema de rega capaz de responder, de forma eficaz, às necessidades de todas as espécies sem que haja desequilíbrio.

A rega gota-a-gota, uma técnica nascida em Israel, é uma boa solução nomeadamente pela economia de água, bastante importante não só pelo desperdício de recursos como para o próprio bolso. Outra vantagem é a diminuição radical das infestantes, porque a única parte regada é o pé da planta. Ao efectuar a rega próximo do solo estará a reduzir a possibilidade de perdas por evaporação e ao mesmo tempo a garantir os níveis de humidade necessários ao solo.

Gota-a-gota

A rega localizada, promove deslocação das raízes das plantas, para zonas mais profundas tendo em conta que é precisamente nessas zonas, onde a humidade permanece durante mais tempo. Outro fator muito importante são os horários de rega.

Evite regar o seu jardim durante as horas de maior calor de forma a evitar o desperdício de água por evaporação se processa de uma forma mais rápida devido às temperaturas elevadas. Por outro lado, a água que fica à superfície pode funcionar como espelho podendo provocar queimadura nas folhas, pela refletividade da luz solar.Para evitar desperdícios e possíveis danos para a planta efetue regas no inicio e no fim do dia, quando as temperaturas são mais amenas.

Em suma:

> Quanto mais próximo do pé da planta for feita a rega, menor serão os desperdícios.

> Regue pela fresca, como quem diz, de manhã, permitirá às plantas uma absorção mais eficaz.

Este Verão não se esqueça de regar as suas plantas.

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo